Rede Digital 60+
As pessoas acima de 60 anos (“60+”) representam mais de 15% da população brasileira, e esse percentual tende a aumentar, atingindo 37,8% em 2070, segundo projeções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Apesar de sua relevância na vida social e econômica do país, esse grupo tem o percentual mais baixo entre usuários de internet – 59% deles utilizam a rede mundial de computadores – comparado aos das outras faixas etárias. Também é o grupo com menos usuários com melhores níveis de conectividade significativa, apenas 8%, segundo a pesquisa TIC Domicílios.
A Anatel tem entre seus compromissos promover a conectividade universal e significativa e a transformação digital, por meio da inclusão, da igualdade de acesso e do uso responsável dos recursos, o que inclui o público idoso. Para isso, conta hoje com as seguintes ações:
- Acordo de Cooperação Técnica com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco)
Conta com um eixo sobre conectividade significativa, que tem como objetivo atuar com grupos vulneráveis que possuem dificuldades na realização de atividades na internet por falta de habilidades digitais.
Como parte desse acordo, foi realizado um levantamento de organizações que atuam com a inserção digital de idosos no país e também oficinas em 7 capitais pelo projeto “Práticas que Conectam: Compartilhando Soluções para a Inserção Digital de Pessoas 60+. Essas atividades darão origem a um diagnóstico a ser divulgado pela Anatel.
Conheça as organizações participantes:
Amapá
Cidade: Macapá
- Programa de Formação, Aperfeiçoamento qualificação profissional e Idiomas (PROFID)
Projeto Maturidade Digital
O profid atende mais de 31 projetos sociais e entre eles há o PROJETO MATURIDADE DIGITAL..
Contato: Natália Almeida Braga Vasconcelos
Tel. (WhatsApp): (96) 991394299
E-mail: natalia.almeida@unifap.br
Endereço: Rodovia Josmar Pinto
Site:https://www2.unifap.br/profid/sobre-o-profid/
Instagram: https://www.instagram.com/profid_unifap?igsh=MThxZXMzdmM5NGl5aQ==
Pará
Cidade: Belém
- Universidade Federal do Pará
EnvelheSENDO / EnvelheSER
Atualmente estamos desenvolvendo dois projetos com a população 60+ e incluindo atividades digitais. O primeiro projeto é o EnvelheSENDO Rio abaixo, rio acima o qual é desenvolvido em duas comunidades ribeirinhas( Pacuí de Cima e Pacuí de Baixo). Com a dificuldade de acesso a internet, as atividades estão sendo desenvolvidas com o uso do aparelho celular dos participantes e abordando diversos temas digitais. O segundo projeto EnvelheSER UFPA é desenvolvido com pessoas idosas de bairros periféricos no entorno da universidade. As atividades desenvolvidas ficam na imersão das pessoas idosas no mundo digital com intuito de propiciar inclusão e autonomia para desenvolvimento de atividades do cotidiano que requerem habilidades digitais..
Contato: Daiane de Souza Fernandes
Tel. (WhatsApp): (91) 981228165
E-mail: daianef@ufpa.br
Endereço: Avenida Augusto Correia, s/n. Campus da Saúde, bairro Guamá.
Instagram: https://www.instagram.com/envelhesendo_ufpa?igsh=OXd6NWNrOWozOTE4
Pará
Cidade: Marabá
- Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa)
Projeto Intercâmbio Tecnológico Intergeracional para a Mulher Idosa – TECER Mulher
O Projeto Intercâmbio Tecnológico Intergeracional para a Mulher Idosa – TECER Mulher é uma iniciativa de inclusão e letramento digital voltada a mulheres idosas da região amazônica, especialmente sul e sudeste do Pará. Por meio de oficinas, cursos, palestras, capacitações e ações formativas, o projeto identifica as necessidades de aprendizagem desse público no uso de smartphones e aplicativos, produz materiais didáticos em linguagem simples e promove o desenvolvimento de competências digitais para a vida cotidiana. Assim, fortalece a autonomia, a participação cidadã e a segurança no ambiente online, integrando saberes comunitários, tecnologia e cuidado geracional. Somos uma iniciativa promovida pela Faculdade de Sistemas de Informação da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) de Marabá-PA.
Contato: Léia Sousa de Sousa
Tel. (WhatsApp): (61) 981690860
E-mail: leiasousa@unifesspa.edu.br
Endereço: Lote Especial, s - n.º - Nova Marabá, Marabá - PA, 68505-080
Site: https://linktr.ee/tecermulherr
Instagram: https://www.instagram.com/tecermulher/
Pernambuco
Cidade: Recife
- Núcleo da Pessoa Idosa (NPI) - Laboratório 60+ digital (Lab 60+ digital) da UFPE
Projeto Intercâmbio Tecnológico Intergeracional para a Mulher Idosa – TECER Mulher
O Lab 60+ Digital é um centro tecnológico comunitário situado no Núcleo da Pessoa Idosa da Universidade Federal de Pernambuco, na zona oeste do Recife. Oferece oficinas e cursos de curta duração voltados à inclusão digital de pessoas idosas. As atividades são facilitadas por discentes, docentes, técnicos administrativos da UFPE e membros da sociedade civil. Entre as formações disponíveis, destacam-se o uso básico do celular, uso básico e avançado do computador, fotografia e empreendedorismo.
Contato: Anna Karla Tito
Tel. (WhatsApp): (81) 987990621
E-mail: anna.tito@ufpe.br
Endereço: AV. Jornalista Aníbal Fernandes - Cidade Universitária, Recife, Brasil. CEP: 50740-560
Site: https://www.ufpe.br/proext/npi
Instagram: @npi.ufpe
Sergipe
Cidade: São Cristóvão
- Núcleo de Pesquisa e Ações da Terceira Idade
Projeto de ações de inclusão dos idosos no ensino superior na perspectiva intergeracional que trabalha em diferentes dimensões incluindo o letramento digital.
Contato: Neilson Meneses
Tel. (WhatsApp): (79) 999950467
E-mail: nupati@academico.ufs.br
Endereço: Cidade Univ. Prof. José Aloísio de Campos Av. Marcelo Deda Chagas, s/n, Bairro Rosa Elze São Cristóvão/SE CEP 49107-230
Site: https://nupati.ufs.br/pagina/7640
Instagram: @Nupati UFs
- Acordo de Cooperação Técnica com o Instituto Palavra Aberta
Está voltado à educação midiática, habilidades digitais e conectividade significativa, com o objetivo de ampliar o uso seguro da internet, especialmente para grupos vulneráveis, por meio de ações conjuntas em escolas, instituições de proteção ao consumidor e plataformas digitais. Em função dessa parceria, a Anatel já tem divulgado no Portal do Consumidor vídeos sobre educação midiática para pessoas acima de 60 anos.
- Escutas ativas nos estados
Consistem em encontros da Anatel com entidades locais que lidam com a pessoa idosa a fim de conhecer desafios envolvidos no uso da tecnologia e no aumento da confiança no ambiente digital.