Notícias
DIÁLOGO
MDHC dialoga com lideranças indígenas de Roraima sobre proteção e defesa de direitos
(Foto: Sônia Corrêa/SNDH/MDHC)
O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por meio da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, realizou reunião nessa segunda-feira (20) com lideranças do Conselho Indígena de Roraima (CIR), em Brasília (DF). O encontro reforçou o compromisso do Governo do Brasil com o diálogo permanente e o fortalecimento de políticas públicas voltadas à proteção dos povos indígenas.
Entre as pautas apresentadas, estiveram a criminalização e proteção das lideranças indígenas na defesa dos territórios; o combate ao garimpo ilegal nas Terras Indígenas Raposa Serra do Sol e Wai Wai; além da criação de uma casa de passagem para acolher indígenas Yanomami e Yek’wana; e o enfrentamento à impunidade e à violência contra os povos originários.
Diálogo e cooperação
Durante a reunião, a secretária nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Élida Lauris, destacou que as ações do MDHC em Roraima têm se consolidado por meio de iniciativas de acolhimento, proteção e promoção de direitos, em parceria com lideranças locais e instituições federais.
“A reunião com o Conselho Indígena de Roraima reforça nosso compromisso com o diálogo direto e o trabalho conjunto com as lideranças indígenas. As pautas apresentadas refletem desafios que o ministério tem enfrentado com ações concretas em Roraima”, afirmou a gestora.
A secretária também ressaltou o papel de estruturas criadas pelo ministério para atender populações indígenas em situação de vulnerabilidade. “O CREDHYY e o CAICYY são expressões desse esforço de acolhimento, proteção e garantia de direitos, especialmente da população Yanomami e Ye’kwana, com apoio da equipe do Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, Comunicadores e Ambientalistas (PPDDH), que atua no território. Seguiremos somando forças com o CIR para fortalecer a defesa dos territórios e das vidas indígenas”, completou.
Proteção e acolhimento
A SNDH coordena ações do Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, Comunicadores e Ambientalistas (PPDDH), que atua diretamente em Roraima e apoia iniciativas como o Centro de Referência em Direitos Humanos Yanomami e Ye’kwana (CREDHYY) e o Centro de Acolhimento à Criança Yanomami e Ye’kwana (CAICYY). Esses espaços oferecem atendimento, acompanhamento psicossocial e articulação interinstitucional para garantir a efetivação de direitos e a proteção das comunidades indígenas.
Leia também:
Texto: E.G.
Edição: F.T.
Atendimento exclusivo à imprensa:
imprensa@mdh.gov.br
Assessoria de Comunicação Social do MDHC
(61) 2027-3538
Acesse o canal do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania no WhatsApp.