Notícias
Habilidades digitais
Trocas e aprendizados marcam oficina de projeto entre Anatel e Unesco sobre inclusão digital de idosos, em Goiânia (GO)
Organizações que promovem a inserção digital de idosos no Centro-Oeste e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) tiveram a oportunidade de se reunir pela primeira vez pelo projeto Práticas que Conectam: Compartilhando soluções para a inserção digital de pessoas 60+, no dia 16 de setembro em Goiânia (GO).
Fruto de uma parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), o encontro visava traçar o diagnóstico das dificuldades e barreiras para realização de atividades online pelos idosos, considerando os diversos aspectos da conectividade significativa e a diversidade existente dentro desse público, e conseguiu mais que isso.
“Os maiores ganhos dessa oficina foram conectar as pessoas e instituições - isso não aconteceria sem o intermédio da UNESCO e Anatel - e poder aprender com elas”, afirma Rui Barbosa, coordenador de Relações com Consumidores da Anatel, que acompanhou o evento.
Interações
O encontro contou com 11 entidades localizadas no Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, de pequeno a médio porte, ligadas a universidades públicas, particulares, associações, governo local na área de educação ou ciência e tecnologia, além de sociedade civil, o que enriqueceu o debate em função de suas origens, experiências e vivências dentro do tema.
Juntos, os participantes trataram do que seria o grande sonho comum a todos, dos diferentes perfis de pessoas acima de 60 anos (60+”), interesses desse grupo, barreiras encontradas, além das boas práticas de didática, estrutura, segurança e financiamento a partir de suas experiências.
A dinâmica da oficina permitiu trocas sobre como instituições ligadas à mesma causa resolveram problemas semelhantes. “Isso gera informação relevante para a Anatel e também para aquela pessoa, porque ela está tirando dúvidas com uma rede, que faz o que ela também faz”, afirma a facilitadora do evento, Larissa Silva. “Quando você se vê parte de um grupo de pessoas que resolve a mesma coisa, tem essa sensação de mais força”, completa.
No âmbito individual, a oficina também proporcionou relatos impactantes sobre escuta, pertencimento e troca de experiência que estava sendo vivenciada pela primeira vez.
Diversidade
Um dos aspectos que a oficina evidenciou foi o de que mesmo que haja desafios comuns para os idosos como um todo, o letramento desse grupo envolve diversas nuances e necessidades, incluindo as diferentes faixas etárias: 60 anos, 70, 80 e 90 anos. “Vão ter aqueles que querem trabalhar com inteligência artificial e usar algo mais avançado e aqueles que querem apenas conseguir mandar mensagens no Whatsapp para alguém da família, usar o Gov.br para algo”, diz Larissa Silva.
Próximos passos
As oficinas promovidas pela Anatel no projeto com a Unesco foram realizadas também em Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG), Salvador (BA), São Paulo (SP) e Fortaleza e darão origem a um relatório que também incluirá informações de escutas que a Superintendência de Relações com Consumidores (SRC) tem feito nos estados, possibilitando futuras ações.
No evento em Goiânia, a Anatel já recebeu uma sugestão de uma das instituições participantes, a de realizar parceria em âmbito nacional para replicar a troca ocorrida no evento.
Conheça as instituições participantes
- Programa de Inclusão Digital e Social para Pessoas Idosas do IFB (IFB60+) - Instituto Federal de Brasília – IFB;
- Cidadão Tech - Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás;
- Melhor Idade Conectada - Centro Presbiteriano Idade e Experiência – CPIE;
- Curso Farol Digital - aulas de inclusão digital para 60+ - Fabiana Simões - Digital Trainer;
- Iniciativas do Grupo de Pesquisa Envelhecer Cotidiano de alfabetização digital para letramento digital - Centro Integrado de Pesquisa Envelhecer Cotidiano;
- Projeto Social Saber Viver - Associação das Pensionistas da Polícia e Corpo de Bombeiros de Goiás (APPB);
- Muxirum Digital: Conectando Gerações - Secretaria de Estado De Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso;
- Conecta - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS);
- Projeto 60+ - SESI Mato Grosso do Sul;
- Robótica e Blocos de Encaixe: Resgate de Memórias e Aprendizagem na Universidade da Maturidade - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS);
- Projeto de Inclusão Digital 60+ - Centro de Ensino Unificado do Distrito Federal (UDF).

