Notícias
Habilidades digitais
Diversidade de iniciativas marca oficina Anatel/Unesco em São Paulo sobre inserção digital de idosos
Quantas maneiras existem de promover a inserção digital de pessoas idosas? Uma oficina promovida pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) pelo projeto Práticas que Conectam: Compartilhando soluções para a inserção digital de pessoas 60+ mostrou que inovação, criatividade e senso de coletividade multiplicam as possibilidades de atuação.
No encontro realizado em São Paulo (SP), que teve como objetivo de auxiliar a Anatel a conhecer o cenário das iniciativas desenvolvidas para a presença digital de pessoas acima de 60 anos, mais de 10 organizações convidadas puderam apresentar suas atividades e desafios. A facilitadora do encontro, Crisfanny Soares, destacou o perfil dos participantes: organizações bastante estruturadas e que inclusive “monetizam esse serviço”, além de cases bastante interessantes quanto às metodologias utilizadas.
O uso de jogos online foi um dos destaques, estratégia que é utilizada pelo Programa Cérebro Ativo, da empresa ISGAME, para estimular memória, atenção e outras funções cognitivas. Os idosos são envolvidos tanto no ato de jogar quanto no desenvolvimento de games, por meio de cursos, o que traz entre seus benefícios a prevenção a doenças neurodegenerativas.
A assessora da Gerência de Interações Institucionais, Satisfação e Educação para o Consumo (RCIC/SRC), Patrícia Artur, destaca, nessas ações, a intencionalidade por trás de detalhes que parecem corriqueiros para outras faixas etárias, mas fazem a diferença em aplicações digitais para esse público. “Ao agendar uma aula pelo aplicativo, há todo um ritual de lembrança para a pessoa idosa não esquecer do compromisso”, diz.
Outra iniciativa que chamou a atenção foi a do Grupo Trabalho 60+, que nasceu de idosos que se reuniram de forma independente para encontros semanais e criaram um coletivo para valorização desse público, tratando de temas como tecnologia e saúde em todos os seus aspectos, e hoje realizam ações em diversos campos.
O servidor da Anatel São Paulo, Carlos Galha, acredita que o evento atingiu o objetivo proposto: ouvir os atores locais e lideranças que realmente trabalham no dia a dia junto ao público 60+. “Os representantes das instituições participantes apresentaram projetos inovadores de inclusão digital e tecnológica à pessoa idosa, bem como compartilharam seus desafios e dificuldades na execução dessas atividades, mostrando a necessidade de uma abordagem multidisciplinar para enfrentar o tema”, diz.
Desafios
Durante as dinâmicas realizadas com o grupo a fim de identificar desafios, a segurança digital e a rapidez com que os golpes se atualizam mobilizou os participantes. Segundo Crisfanny Soares, o tema impacta as próprias iniciativas, para que estejam um passo à frente e consigam apoiar as pessoas a se prevenirem. A questão é ainda um fator que vulnerabiliza e aumenta os desafios para inserção digital das pessoas idosas que já têm medo e resistência ao ambiente digital por entenderem ou serem colocadas a entender que esse lugar não é para elas.
A facilitadora conta que o momento de pensar os obstáculos gerou um debate rico, com convergências e divergências entre o grupo, além de reflexões sobre o que os faz se manterem, repetirem ou se agravarem; trataram de assuntos ligados a acessibilidade, aparelhos, habilidades, autonomia e pertencimento, entre outros. “Vieram “pepitas de ouro” em relação a esse levantamento de desafios”, diz.
Apesar de o público central ser o letramento digital das pessoas acima de 60 anos, o encontro apontou que já se trabalha com outros recortes de idade – o de pessoas acima de 45 anos – visando a inclusão no mercado de trabalho.
O fato de a oficina dar voz às entidades em vez de tê-las apenas como espectadoras também foi valorizada pelo grupo, uma vez que a Região Sudeste é um polo de congressos, seminários e outros encontros. “As próprias as organizações destacaram o quanto nesses eventos vão para ouvir, sentar, participar de uma palestra, e que dessa vez foi possível sentar, ouvir, conversar, falar sobre suas iniciativas”, diz Crisfanny Soares.
O cuidado para que o público pudesse contribuir se refletiu não só na programação com dinâmicas ativas, mas também na infraestrutura do local onde a oficina aconteceu, com cadeiras acolchoadas e ergonômicas. O detalhe não passou despercebido por um participante, que relatou levar remédio para dores articulares a fim de conseguir se manter sentado por horas em eventos que não oferecem o mesmo apoio.
Próximos passos
As oficinas promovidas pela Anatel foram realizadas com apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e percorreram as cidades de Goiânia (GO), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG), Salvador (BA) e Fortaleza (CE). O encontro em São Paulo ocorreu no dia 25 de setembro.
Para o gerente da Anatel São Paulo, Marcelo Scacabarozi, “a iniciativa evidencia que o cuidado da SRC [Superintendência de Relações com Consumidores] e da Agência com a população mais vulnerável é fator primordial para a implementação de uma conectividade cada vez mais justa, segura e acessível a todos”.
O projeto se insere no compromisso da Agência com a conectividade universal e significativa e a transformação digital, por meio da inclusão, da igualdade de acesso e do uso responsável dos recursos. As informações coletadas darão origem a um relatório que também incluirá informações de escutas que a Superintendência de Relações com Consumidores (SRC) tem feito nos estados, possibilitando futuras ações.
Conheça as instituições participantes
- Conecta Aí, Associação de Amparo ao Idoso - Instituto Velho Amigo;
- Labora, Labora;
- Mais Vívida - aprender é para qualquer idade, Mais Vívida;
- Envelhecer com Estilo, Envelhecer com Estilo;
- Programa Cérebro Ativo, ISGAME;
- Serviço de capacitação e assistência no uso de tecnologias para idosos, Digitalidade;
- Prevenção a Golpes e Fraudes Digitais, grupo Trabalho60mais;
- Inclusão Digital 60+, O Senhor Professor;
- Hub Talento Senior e TaaS Talento sob demanda, Talento Senior 45 LTDA;
- ConectIDADE, Velhice Integrada;
- Inclusão Digital para Idosos, Flávia Roberta Evaristo Veloso;
- Letramento digital para idosos, Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação / ICMC - Universidade de São Paulo / USP,
- Senior Academy Telehelp, Telehelp

