Notícias

INCLUSÃO SOCIAL

Tim recebe Prêmio Anatel de Acessibilidade 2021

É a segunda vez que a empresa lidera o Ranking de Acessibilidade da Anatel, o Prêmio está na sua terceira edição
Publicado em 08/06/2021 19h12
Pietro Labriola, CEO da Tim, (à esquerda) recebe prêmio de Leonardo de Morais, presidente da Anatel, (à direita). Foto de André Carvalho.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) entregou à Tim nesta terça-feira (8/6) o Prêmio Anatel de Acessibilidade em Telecomunicações 2021, que reconhece, entre as grandes prestadoras, aquelas que apresentam os ambientes físicos e virtuais de atendimento mais amigáveis às pessoas com deficiência e que desenvolvem ações para incentivar, divulgar ou assegurar os direitos de acessibilidade. 

O presidente da Anatel, Leonardo de Morais, lembrou que o prêmio, que está na sua terceira edição, já foi ganho pela Tim em 2019. “A Tim tem protagonizado boas pautas na Agência e aqui está mais uma delas. Sabemos do compromisso da Tim.” O CEO da empresa, Pietro Labriola, afirmou que os valores de inclusão e de diversidade fazem parte do DNA da Tim e que o prêmio é um símbolo importante porque tem o reconhecimento da Anatel. 

Entenda o prêmio – O Prêmio Anatel de Acessibilidade em Telecomunicações é entregue de acordo com os resultados do Ranking de Acessibilidade elaborado pela Agência e previsto no Regulamento Geral de Acessibilidade da Anatel (Resolução nº 667/2016). Na edição de 2021, as prestadoras de telecomunicações ficaram nas seguintes posições:

 

Posição

Prestadora

Tim

Sky

Vivo

Oi

Claro

O Prêmio de 2021 é resultado de diversas fiscalizações realizadas pela Anatel em 2020 nas cinco maiores prestadoras de telecomunicações. Foram verificados os indicadores de Acessibilidade na Página da Internet (API) e de Eficiência dos mecanismos de interação via mensagem eletrônica, webchat e videochamada nos canais de atendimento remoto para pessoas com deficiência (ERA).  

Além disso, ações voluntárias destinadas a incentivar, divulgar ou assegurar os direitos das pessoas com deficiência (AVI) foram consideradas. O indicador de Atendimento especializado nos Setores de Atendimento no estabelecimento (ASA) não foi fiscalizado em 2020 devido à pandemia do Covid-19.   

O quadro abaixo apresenta as colocações das prestadoras em relação aos indicadores API, ERA e AVI para o Prêmio Anatel de Acessibilidade em Telecomunicações 2021:  

Classificação  

API  

ERA  

AVI  

1º  

Sky  

Oi  

Vivo  

2º  

Tim  

Tim  

Tim  

3º  

Claro  

Vivo  

Claro  

4º  

Vivo  

Claro  

Oi  

5º  

Oi  

Sky  

Sky