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Gape divulga relatório de atividades de 2022

Durante o ano, Grupo conheceu diversas iniciativas de conectividade em escolas e aprovou o projeto-piloto
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Publicado em 17/04/2023 15h03 Atualizado em 31/05/2023 14h12
Estudante olha a tela de um laptop

O Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Es­colas (Gape) divulgou sexta-feira, 14, o relatório de atividades realizadas em 2022. Ao longo do ano, o Grupo, instituído 21 de janeiro de 2021, realizou 13 reuniões ordinárias em que se discutiram os aspectos relacionados ao diagnóstico e à realidade das escolas públicas de ensino básico relacionadas à conectividade, suas necessidades, diretrizes para os proje­tos de conectividade e diferentes modelos de projetos.

O Gape, regimentalmente, tem como finalidade a consecução de projetos de conectividade de escolas públicas de educação básica, com a qualidade e velocidade necessárias para o uso pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nas atividades educacionais, de modo a cumprir a obrigação estabelecida no Edital do 5G. Todas as reuniões do grupo são lavradas em atas que, após aprovadas, são disponibilizadas no sítio da Anatel na internet (aqui).

Na primeira reunião do Gape foram criados três subgrupos técnicos: Subgru­po Técnico de Diagnóstico e Projetos (SGT Diagnóstico), o Subgrupo Técnico Finan­ceiro (SGT-F) e o Subgrupo de Comunicação (SGT-Com). Esses subgrupos têm como objetivo assessorar o Grupo no exercício de suas atividades e são coordenados por membros da Anatel. Cada um dos subgrupos criados possui representantes de todos os membros do Grupo: Anatel, Ministério das Comunicações, Ministério da Educação e Pres­tadoras vencedoras da faixa de 26 GHz. Os representantes da Eace também partici­pam dos subgrupos técnicos como convidado observador.

Nas reuniões realizadas pelo Gape no ano passado, foram feitas apresentações de diversos projetos de conectividade em andamento que serviram de benchmarking para se conhecer as melhores práticas relacionadas ao assunto capitaneadas tanto pela inciativa privada, quanto pelo poder público.

No decorrer das discussões realizadas no âmbito do Gape, foi aprovado Projeto-Piloto de conectividade de escolas, posteriormente submetido ao Conselho Diretor que o aprovou em sua integralidade. O Projeto-Piloto está previsto para ocorrer em dez municípios brasileiros, distribuídos entre as cinco regiões do País, com previsão de aten­dimento de 181 escolas públicas de educação. Após o processo de vistoria conduzido pela Entidade Administradora de Conectividade das Escolas (Eace), responsável por operacionalizar a execução dos projetos de conectividade de escolas conduzido pelo Gape, esse número caiu para 177 visto que quatro estabelecimentos de ensino, incialmente prospectados, estavam desativados. Por meio do projeto-piloto, o Gape terá a oportunidade de saber o que dá certo e o que pode ser melhorado para a conexão das outras milhares de escolas que serão beneficiadas pelo projeto como um todo.

Na última reunião do grupo, realizada em dezembro, o projeto de conectividade nas escolas ganhou um nome fantasia: Aprender Conectado. Resumidamente, o projeto levará às escolas a rede externa (atendimento de última milha), contratação de banda larga de prestadores de serviços que já atendem a região da escola, rede interna para atendimento administrativo da  escola, rede Wi-Fi em todas as áreas da escola, em especial nas salas de aula, aquisição de computadores, notebooks, ta­blets, equipamentos ou dispositivos compatíveis com a tecnologia para prática pedagógica e capacitação dos profissionais de educação na utilização dos recursos disponibilizados.

O relatório completo sobre as atividades desenvolvidas pelo Gape em 2022 pode ser conferido aqui.

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