Notícias
Equidade de gênero
Conselheiro diretor anuncia programa para a formação de lideranças para mulheres
O conselheiro diretor Alexandre Freire anunciou a criação do programa de Alta Formação de Liderança para Mulheres da Anatel. Esse programa foi concebido com o objetivo primordial de capacitar e desenvolver o potencial das mulheres que integram a Agência, oferecendo acesso a cursos e formações promovidos por instituições de renome internacional, com foco no ecossistema digital e na inovação.
Segundo ele, a medida reafirma o compromisso da Agência com a equidade no setor de telecomunicações. “Trata-se de um investimento não apenas no aprimoramento profissional, mas, igualmente, no fortalecimento pessoal, que servirá de alicerce para a multiplicação do conhecimento entre todos os servidores da Anatel”, defendeu o conselheiro diretor.
Alexandre explicou que proposta alinha-se de forma inequívoca com os direcionamentos do Plano Estratégico da Anatel para o período de 2023 a 2027, em especial ao Objetivo Estratégico de Processos 4A – que visa a formação contínua e a capacitação dos nossos servidores –, e ao Plano Tático 2025-2026, que ressalta o uso isonômico e transparente das tecnologias emergentes. “Assim, reafirmamos o nosso compromisso com a excelência, a equidade e a inovação no setor de telecomunicações além de estarmos alinhados fortemente com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), notadamente no que tange ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5, que preconiza a igualdade de gênero e a plena participação das mulheres em todas as esferas de decisão.”
Ele destacou que a indicação de Cristiana Camarate, superintendente de Relações com os Consumidores, para compor a lista tríplice do Conselho Diretor da Anatel, após um período superior a uma década em que as posições do colegiado foram ocupadas exclusivamente por homens, sua nomeação para o Conselho Diretor, representou um marco histórico para a Agência. Assim como a equiparação de gênero na composição do Conselho Superior do Ceadi também representou um marco histórico na promoção da diversidade de gênero no âmbito da liderança da Agência.
“O Programa de Alta Formação de Liderança para Mulheres da Anatel representa mais um passo estratégico no avanço desses objetivos, alinhando-se às prioridades institucionais e aos compromissos assumidos pela Anatel em suas diretrizes e planos”, explicou o conselheiro diretor. Os cursos oferecidos por instituições de renome internacional abrangem áreas estratégicas de fundamental importância, tais como Inteligência Artificial, Segurança Cibernética, Liderança, Tecnologias Emergentes e Ciências Comportamentais.
Além da capacitação de excelência, o programa prevê a multiplicação do conhecimento adquirido, fortalecendo de forma contínua as equipes internas da Anatel e promovendo um ambiente de crescimento colaborativo e de inovação constante. O projeto encontra-se, atualmente, em avaliação pelos membros do Conselho Superior do Ceadi e pela Procuradoria Federal Especializada junto à Anatel e será submetido posteriormente à avaliação pelo Conselho Diretor.