Notícias
Fiscalização
Anatel interrompe rádio FM em Teresina que colocava comunicação aérea em risco
A Superintendência de Fiscalização da Anatel (SFI), por meio da Anatel Piauí, interrompeu, na última semana, as operações de uma estação de radiodifusão em Frequência Modulada (FM) que estava causando interferência direta e crítica na comunicação aeronáutica do Aeroporto de Teresina. A medida foi adotada após tentativas de mitigação falharem, sendo considerada a única solução para garantir a segurança das operações aéreas.
A interferência gerada pela emissora outorgada atingia canais vitais utilizados por pilotos e pela torre de controle, representando um risco significativo à segurança da aviação civil. Segundo a Anatel, mesmo após a estação tentar reduzir a potência do transmissor e adotar outras providências, o problema persistiu.
"Tendo em vista que nem com a redução da potência do transmissor e nenhuma outra providência adotada pela estação foi possível cessar a interferência, a interrupção foi a solução adotada para garantir a segurança da população", informou a superintendente de Fiscalização, Gesiléa Teles.
A atuação das equipes técnicas foi crucial para a rápida identificação e eliminação da fonte interferente, permitindo o restabelecimento imediato da normalidade na comunicação e a proteção dos serviços essenciais à navegação aérea.
O êxito da operação sublinha a importância estratégica das estações de radiomonitoramento da Anatel. Essas estações desempenham um papel fundamental na vigilância contínua do espectro radioelétrico, possibilitando:
- Detectar sinais irregulares;
- Localizar emissões indevidas;
- Subsidiar ações de campo com precisão e agilidade.
Para o gerente da Unidade Operacional da Anatel Piauí, Francisco José Matias, "o trabalho conjunto e integrado entre as áreas de radiomonitoramento e fiscalização assegurou a integridade das comunicações aeronáuticas, preservando a segurança dos usuários e de toda a aviação civil".