Notícias

RELAÇÕES INSTITUCIONAIS

Anatel acompanha, em Manaus, Projeto Amazônia Conectada

Agência foi representada, na visita, pelo conselheiro Moisés Moreira
Publicado em 19/07/2021 11h31
Conselheiro Moisés Queiroz Moreira visita o Projeto Amazônia Conectada

A convite do Exército Brasileiro, o conselheiro Moisés Queiroz Moreira visitou o Comando Militar da Amazônia, em Manaus/AM, para acompanhar o andamento do Projeto Amazônia Conectada (PAC), que tem como objetivo o lançamento de cabos ópticos subfluviais, levando infraestrutura de transporte de alta capacidade para conectividade de centenas de localidades. Serão atendidas prefeituras, escolas, hospitais e órgãos de segurança pública e segurança nacional.

Durante a visita, o conselheiro conheceu todo o processo de gestão do Projeto e aspectos como o estudo hidrográfico, o licenciamento ambiental, a aquisição de cabo óptico e o processo de instalação de infraestrutura e operação e manutenção da rede. Moreira também visitou a balsa de lançamento do cabo, em Manaus, e o município de Novo Airão, que já possui banda larga via fibra óptica implantada no trecho Manaus-Barcelos.

O Projeto Amazônia Conectada integra o Programa Norte Conectado, que prevê o lançamento de 13 mil quilômetros de fibras ópticas subfluviais nos rios Amazonas, Negro, Solimões, Madeira, Purus e Juruá, beneficiando 59 municípios. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) acompanha a implantação da Infovia 01 – que compreende o trecho do Rio Amazonas entre Santarém/PA e Manaus/AM, com 950 Km, beneficiando 11 municípios – por meio do Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired).

O Conselho Diretor da Agência já deliberou sobre a liberação de recursos para a execução do projeto, que ficará a cargo da Entidade Administradora do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (EAD). Os estudos hidrológicos devem ser realizados no quarto trimestre deste ano, aproveitando o regime de baixa no nível do rio; a expectativa da Anatel é que a Infovia 01 esteja em operação até setembro de 2022.