Notícias
PROTAGONISMO
MDHC realiza Caravana pelos Direitos das Crianças e Adolescentes em Maceió
(Foto: SECDEF/AL)
O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA) e do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), realizou nos dias 25 e 26 de agosto, a Caravana pelos Direitos das Crianças e dos Adolescentes em Maceió (AL). A ação contou com parceria da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso do Brasil).
O objetivo do encontro foi promover o diálogo sobre a proteção integral de crianças e adolescentes, destacando a importância dos conselhos e conferências, além da participação ativa desse grupo como sujeitos de direitos, com o intuito de fortalecer a democracia colaborativa e reafirmar o papel do ministério nesse contexto.
Durante a abertura, a chefe de gabinete da SNDCA, Mayara Silva, destacou a relevância da participação de crianças e adolescentes nos espaços de decisão. “Foram dois dias de escuta ativa, oficinas e diálogos que reuniram autoridades, conselheiras tutelares e de direitos, reafirmando a importância da participação social e do protagonismo infantojuvenil”, destacou.
Representando o Conanda, Mayara ressaltou que o colegiado, em parceria com a SNDCA, segue comprometido em colocar a infância no centro das políticas públicas. “As caravanas representam, assim, um instrumento de aproximação democrática e de fortalecimento da cidadania”, afirmou Mayara.
Compromisso em Alagoas
A superintendente de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Alagoas e presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA-AL), Isabela Larisse Souza Ferreira Gomes, celebrou a realização do encontro na capital alagoana.
“Receber a Caravana em Alagoas foi especial. O evento possibilitou avaliar ações estratégicas para o fortalecimento das políticas voltadas à infância e à adolescência, além de refletirmos, coletivamente, sobre os desafios que ainda precisamos enfrentar para assegurar direitos e garantir proteção integral”, enfatizou.
A programação incluiu apresentações culturais da banda Afrolozzi, da Associação Pestalozzi de Maceió, e contou com a participação da secretária estadual da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, Tereza Nelma, além de conselheiros de 12 municípios alagoanos.
Sobre a iniciativa
A Caravana percorre diferentes regiões do país, promovendo integração e troca de experiências entre os órgãos que compõem o Sistema de Garantia de Direitos (SGD). A ação parte da pergunta orientadora: “Por onde passam os Direitos das Crianças e Adolescentes?”.
Além de representantes institucionais, participam membros do Conanda, crianças, adolescentes e lideranças locais. A próxima edição ocorrerá em Rio Branco (AC), nos dias 3 e 4 de setembro.
Leia também:
Texto: P.V.
Edição: G.O.
Atendimento exclusivo à imprensa:
imprensa@mdh.gov.br
Assessoria de Comunicação Social do MDHC
(61) 2027-3538
Acesse o canal do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania no WhatsApp.