Notícias
PERNAMBUCO
Em Fernando de Noronha (PE), Iphan apresenta ações de preservação do patrimônio histórico
Ruínas do Forte da Conceição (Foto: Iphan-PE)
Entre os dias 11 e 13 de junho, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) apresentou, em Fernando de Noronha (PE), um conjunto de ações voltadas à conservação e valorização do patrimônio cultural da ilha. As iniciativas incluem dois Termos de Compromisso e duas obras previstas no Novo Programa de Aceleração do Crescimento - Cidades Históricas (Novo PAC-CH), contemplando intervenções em fortes e estruturas históricas do arquipélago.
A comitiva do Iphan foi composta pelo superintendente em Pernambuco, Fernando Medeiros, pela chefe do Escritório Técnico do Instituto na ilha, Márcia Hazin, e por sua substituta, Aline Brasileiro.
As ações na ilha envolvem as ruínas do Forte de Nossa Senhora da Conceição, na Praia da Conceição, e o Reduto de Santana, na Vila dos Remédios. Também estão previstas obras nos Fortes de Santo Antônio e no Fortim do Boldró, com recursos do Novo PAC.
Um dos Termos de Compromisso em execução trata da requalificação do Forte da Conceição, cuja obra já se encontra em fase final. O projeto prevê a construção de uma passarela para visitação e a instalação de placas informativas, ampliando a experiência e o entendimento dos visitantes sobre o sítio histórico. Já o segundo Termo de Compromisso contempla a consolidação das ruínas do Reduto de Santana, também com sinalização educativa.
“A ilha de Fernando de Noronha é um magnífico testemunho da história do Brasil, um verdadeiro museu a céu aberto onde construções de séculos passados, em ruínas ou preservadas, contam parte da nossa trajetória. O Iphan atua na ilha com foco no cuidado e na valorização desse patrimônio, incentivando o olhar atento da sociedade por meio de parcerias, diálogo e educação patrimonial", avaliou a chefe do Escritório Técnico do Iphan em Fernando de Noronha, Márcia Hazin.
Durante a visita, a equipe do Iphan participou de reuniões institucionais com representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Conselho Consultivo - Núcleo de Gestão Integrada da Ilha, para apresentação das ações do Instituto. A agenda também incluiu fiscalizações em bens tombados individualmente e nos que integram o Conjunto Histórico de Fernando de Noronha.
Mais informações
Assessoria de Comunicação Iphan - comunicacao@iphan.gov.br
Ana Carla Pereira – carla.pereira@iphan.gov.br
