Critérios da Convenção de 1972
Critério (ii): exibir um evidente intercâmbio de valores humanos, ao longo do tempo ou dentro de uma área cultural do mundo, que teve impacto sobre o desenvolvimento da arquitetura ou da tecnologia, das artes monumentais, do urbanismo ou do paisagismo.
O bem Teatros da Amazônia se enquadra no presente critério a partir dos atributos que exprimem seu valor universal excepcional, como o intercâmbio cultural entre as influências artísticas e tecnológicas europeias do final do século XIX com as características territoriais e culturais da paisagem amazônica. Isso é evidente na forma, desenho e materiais das edificações – Teatro Amazonas e Theatro da Paz –,bem como nos espaços livres públicos a eles associados, respectivamente Largo de São Sebastião e Praça da República, e nos bens integrados arquitetônicos e urbanísticos.
Os teatros e seus espaços associados desempenharam um papel de protagonismo na paisagem urbana, refletindo as influências urbanísticas do período, caracterizadas pela valorização dos espaços livres públicos como avenidas, praças e largos amplamente arborizados, sendo pontuados por edificações monumentais que funcionam como palco de trocais sociais. Ademais, a adoção de traçado racionalista nas áreas de expansão urbana está alinhada com tais princípios. Os teatros não apenas abrigaram grandes espetáculos de ópera, peças teatrais e concertos musicais, mas também acomodaram manifestações da cultura popular da região, fomentando um intercâmbio dinâmico de grandes espetáculos e tradições artísticas regionais entre os teatros.
Critério (iv): ser um exemplar excepcional de um tipo de edifício, conjunto arquitetônico ou tecnológico ou paisagem que ilustre (um) estágio(s) significativo(s) da história humana.
O bem Teatros da Amazônia se enquadra no presente critério a partir dos atributos que exprimem seu valor universal excepcional, notadamente a forma, desenho e materiais das edificações – Teatro Amazonas e Theatro da Paz – e os espaços livres públicos a eles associados, respectivamente Largo de São Sebastião e Praça da República, bem como os bens integrados arquitetônicos e urbanísticos, configurando exemplos excepcionais de arquitetura, urbanismo e paisagismo que expressam um estágio significativo da história humana, representando as transformações sociais, econômicas, políticas e culturais das cidades a partir do advento da Revolução Industrial.
Isso é evidenciado pelo ecletismo presente nas composições arquitetônicas e paisagísticas, pela união entre a utilização de materiais industrializados, como as estruturas metálicas provenientes da Revolução Industrial, com materiais locais, como rochas e a diversidade de madeiras da região, pelas pinturas artísticas nos forros e panos de boca com interpretações de aspectos culturais e naturais da região, pela cúpula do Teatro Amazonas, com sua estrutura de ferro e revestimento multicolorido, pelo conjunto de jardins serpenteantes ricamente arborizados, pelos coretos de ferro da Praça da República, entre outros.