Composição

Publicado em 05/02/2021 11h03
  • Presidência

    Larissa Peixoto - Presidente

    Graduada em Turismo e Hotelaria no ano de 2008, com extensão em Desenvolvimento Gerencial em Turismo pela Universidade Federal Fluminense, e pós-graduação em gestão estratégica de marketing, planejamento e inteligência competitiva. No mesmo ano iniciou sua carreira como servidora do Ministério do Turismo (MTur).

    No decorrer de sua trajetória profissional, no âmbito do Ministério, cooperou para a implementação de projetos estruturantes no desempenho de funções estratégicas, tais como: assessoria técnica, chefe de divisão, coordenadora e, mais recentemente, diretora.

    Nesse sentido, em 2016 foi nomeada Coordenadora da Fiscalização dos Prestadores de Serviços Turísticos, contribuindo para o lançamento do sistema de fiscalização dos prestadores de serviços turísticos, iniciativa inovadora pela qual recebeu o prêmio de condecoração do órgão pelo empenho, dedicação e contribuição significativa para os resultados do Ministério.

    Já no ano de 2018, atuou como chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Promoção e Qualificação do Turismo, setor responsável pela promoção da regulação, cadastro, qualificação e fiscalização dos prestadores de serviços turísticos, além de ações de sustentabilidade e promoção do Turismo.

    Na reforma administrativa da pasta em 2019, após a criação da Secretaria Nacional de Integração Interinstitucional, assumiu a Diretoria de Desenvolvimento Produtivo, área responsável pela articulação de parcerias entre o governo, o setor produtivo e o terceiro setor, com foco na integração com os seguimentos da cultura, do meio ambiente e da economia criativa, com destaque para a valorização do Patrimônio Natural e Cultural.

    Como diretora, coordenou a equipe na consolidação do Programa Revive Brasil: cooperação técnica com o governo de Portugal que tem como objetivo o impulsionamento dos processos de reabilitação do Patrimônio Cultural, tornando-o apto ao desenvolvimento de atividades econômicas com finalidade turística, fortalecendo, assim, a conservação do Patrimônio Cultural, a atratividade de destinos regionais, bem como a geração de emprego e de renda.

    Guillermo Dicesar Martins de Araújo Gonçalves - Procurador-Chefe do Iphan

    Mestre em Administração Pública pela Universidade de Brasília (UnB). Especialista em Direito Processual Civil (Unisul/LFG). Bacharel em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). Bacharel em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB). Procurador Federal desde 2007 com passagens pela Procuradoria Federal Especializada junto Instituto Nacional do Seguro Social em Chapecó- SC (PFE/INSS/XAP), Procuradoria Seccional Federal em Chapecó - SC (PSF/XAP) e Procuradoria Federal Especializada junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (PFE/DNIT) em Brasília - DF.

  • Diretoria

    Arthur Lázaro Laudano Brengunci - Diretor do Departamento de Planejamento e Administração (DPA)

    Graduado em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos (2003). Especialista em Direito Público pela UNP (2007). Atuou profissionalmente como Coordenador da Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Saúde, Assessor técnico no Ministério do Turismo e Assessor jurídico no Ministério da Justiça e na Secretaria de Estado de Defesa Social do Governo do Estado de Minas Gerais.

    Leonardo Barreto de Oliveira - Diretor do Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização (Depam)

    Doutor em Gestão e Organização do Conhecimento pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mestre em Artes Visuais (Conservação Preventiva) pela Escola de Belas Artes da UFMG, Engenheiro Eletricista pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMG), Licenciado em História pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG. Servidor de carreira do Iphan desde 1986 atuou em todo país prestando consultorias em intervenções nos bens culturais salvaguardados pela autarquia, nas seguintes especialidades técnicas: Instalações Elétricas, Iluminação, Prevenção de Incêndios, Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas e Sistemas Eletrônicos de Segurança. Superintendente do Iphan em Minas Gerais por seis anos. Diretor do Centro Lucio Costa Escola do Patrimônio até assumir o Departamento de Patrimônio Material.

    Tassos Lycurgo - Diretor do Departamento de Patrimônio Imaterial (DPI)

    Tassos Lycurgo é Pastor do Defesa da Fé Ministério, Diretor Nacional do DPI/IPHAN (Departamento de Patrimônio Imaterial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional); Advogadoprofessor titular do Departamento de Artes da UFRN, atuando na graduação e também como Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Design da UFRN; e foi Professor Visitante da Oral Roberts University (EUA). É Pós-Doutor em Apologética Cristã (Oral Roberts University, EUA) e em Sociologia Jurídica (UFPB), Doutor em Educação – Matemática/Lógica (UFRN), Mestre em Artes - Filosofia Analítica (Sussex University, Inglaterra), Especialista em Direito Material e Processual do Trabalho (UNIDERP), Graduado em Direito (URCA), Filosofia (UFRN), Liderança Avançada (Haggai Institute, Tailândia), Ministério Pastoral (RBT College, EUA), e Estudos Bíblicos (RBT College, EUA), tendo também estudado na Noruega. É autor de vários livros, sendo um dos mais recentes: "Job. Betrayed by God? Delivered to the Devil?"

    Raphael João Hallack Fabrino - Diretor do Departamento de Cooperação e Fomento (Decof)

    Possui graduação em História (2004) pelo Centro de Ensino Superior e em Artes Plásticas (2007) pela Universidade Federal de Juiz de Fora; Pós-graduação em Cultura e Arte Barroca pela Universidade Federal de Ouro Preto (2009) e Mestrado (2012) em Preservação do Patrimônio Cultural no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) .  Em sua vida profissional atuou como pesquisador no campo do patrimônio cultural e em cargos de gestão como Gerente de Identificação no Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG); Diretor de Apoio a Projetos de Preservação no Instituto Estadual do Patrimônio Cultural do Estado do Rio de Janeiro (INEPAC); Superintendente de Museus da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro. Atualmente é Diretor de Cooperação e Fomento no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

    Arlindo Pires Lopes - Diretor do Departamento de Projetos Especiais (DPE)

    Doutor (Ph.D.) e Mestre em Engenharia de Estruturas pela Portland State University (EUA), Mestre em Estruturas e Construção Civil pela UnB e Engenheiro Civil pela UFAM. Possui experiência em planejamento, gerenciamento e fiscalização de infraestrutura de transporte rodoviário, no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), e em atividades de assessoria técnica na Administração das Hidrovias da Amazônia Ocidental (AHIMOC). Também atuou no magistério superior, na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), com experiência em ensino, pesquisa e extensão nas áreas de engenharia civil, mecânica e naval. Foi membro conselheiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) e do Sistema CONFEA/CREA.

  • Superintendências

    Amanda da Costa Vasconcelos - Superintendente do Iphan - AC

    Graduada em Administração de empresas - 2006, Graduada em Direito - 2013. No decorrer de sua trajetória profissional, atuou como Assessora Ministerial - Ministério Público do Estado do Acre - MPAC, Secretaria Geral da Coordenadoria de Defesa do Consumidor - MPAC, Chefe do Centro de Apoio Operacional - MPAC, Chefe de Departamento, na Secretaria de Estado de Gestão Administrativa - SGA, Chefe de Departamento, na Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão - SEPLAG. Nessas funções, desenvolveu atribuições, relacionadas a interação, promoção e articulação institucional com órgãos públicos e privados, o acompanhamento das politica públicas nacional, estadual e municipal, na formalização de Convênios, Termos de Cooperação Técnica, bem como, na execução de planos, programas e projetos.

    Sandro Gama de Araújo - Superintendente Substituto do Iphan - AL

    Arquiteto e Urbanista, é especialista em Gestão Urbana e Gestão de Obras de Restauro. Técnico de carreira do Iphan desde 2006, em 2011 tornou-se Chefe da Divisão Técnica. Ocupa a função de Superintendente Substituto desde a vacância de titular do cargo em janeiro de 2020. No Instituto foi responsável por diversos projetos de restauração arquitetônica, gestor e fiscal de obras e contratos, além de ter sido membro de alguns grupos de trabalho, como o GT Arquitetura Moderna, GT Engenhos e o GT Orçamento. É Conselheiro Estadual de Cultura de Alagoas e Conselheiro da Funpatri em Penedo/AL e em Marechal Deodoro/AL. Publicou, como co-autor, o livro Luigi Lucarini, Vida e Obra e foi organizador do livro Theatro Deodoro - 100 anos de Arte. Possui artigos publicados em congressos nacionais e internacionais com enfoque em Patrimônio Cultural e foi capacitado em restauração arquitetônica pelo Centro de Conservação Integrada (CECI) e pelo próprio Iphan, ao ser treinado para restauração de vitrais, de estruturas autônomas de madeira, de azulejaria e de concreto armado. Faz parte do grupo que discute a chancela da paisagem cultural da foz do Rio São Francisco e na área de Patrimônio.

    Karla Bitar - Superintendente do Iphan - AM

    Haroldo da Silva Oliveira - Superintendente do Iphan - AP

    Possui graduação em Direito pelo Centro de Ensino Superior do Amapá (CEAP). Em 2017, assumiu o cargo de superintendente do Iphan-AP. Já atuou como chefe gabinete Tribunal de Justiça do Amapá (2004 a 2006), secretário judiciário do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (2007 a 2009), procurador administrativo da Prefeitura de Macapá (2010 a 2012) e procurador patrimonial (2012 a 2013). Ainda no executivo municipal exerceu os cargos de procurador da Fundação de Cultura-Funcult (2013 a 2014) e procurador do Instituto Municipal de Turismo (2014 a 2016).

    Bruno Tavares - Superintendente do Iphan - BA

    Cândido Henrique de Aguiar Bezerra - Superintendente do Iphan - CE

    Bacharel em Geografia no ano de 2000, com mestrado em Geologia, com área de concentração em Geodinâmica e Recursos Minerais. Tem experiência profissional tanto no setor público onde atuou como assessor técnico do Ministério do Meio Ambiente - MMA e na coordenação do Zoneamento Ecológico-Econômico do Litoral Cearense realizado pela SEMACE, como no setor privado com consultoria em processos de licenciamento ambiental e levantamentos técnicos em Estudos de Impacto Ambiental de empreendimentos no Estado do Ceará e auditorias de sistemas de gestão ambiental em industrias com certificação na ISO 14.001, atuou também como professor universitário nos cursos de engenharia ambiental, civil e arquitetura e na coordenação de cursos de pós-graduação em Cidades Inteligentes e Gestão Ambiental. Mais recente trabalhou como consultor de serviços técnicos e tecnológicos da Unidade de Inovação e Tecnologia do SENAI-CE, estando deste licenciado.

    Saulo Santos Diniz - Superintendente do Iphan - DF

    Possui graduação em Processamento de Dados pela Faculdade Alvorada (1997). Tem experiência na área de Administração Pública, com ênfase em Instituições Governamentais Específicas, tendo exercido o cargo de Subsecretario de Modernização do Atendimento ao Cidadão (Na Hora), da Secretaria de Justiça do Governo do Distrito Federal, de jan/2015 a mai/2016. Atuou como Subsecretário de Infraestrutura da Região Metropolitana, da Secretaria do Entorno do Distrito Federal, de dez/2011 a mar/2014. Exerceu cargo de Subsecretário de Projetos Especiais, da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Distrito Federal, de jun/2010 a dez/2010. Atuou como Subsecretário de Micro e Pequenas Empresas, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo do Distrito Federal, de jan/2007 a jun/2010. Atuou na área de comunicação e jornalismo, durante os anos de 1993 a 2003, na TV Record, Rede Globo e TV Câmara. Atualmente ocupa o cargo de Superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Distrito Federal, desde outubro de 2019.

    Elisa Machado Taveira - Superintendente do Iphan - ES

    Graduada em Arquitetura e Urbanismo no ano de 2009 pela Universidade Federal do Espírito Santo, entrou em 2014 na Superintendência do Iphan no Espírito Santo como Chefe de Divisão Técnica. Em 2015, assumiu o cargo de superintendente substituta no Iphan-ES, sendo nomeada para o cargo em 2016. Cursou Màster en Urbanismo na Universitat Politècnica da Catalunya (UPC), Barcelona (Espanha). Atuou de 2009 a 2011 como pesquisadora do Laboratório Patrimônio & Desenvolvimento Territorial - Patri_Lab, na Universidade Federal do Espírito Santo. Atuou de 2010 a 2011 em projeto de pesquisa na área de Enquadramento de Corpos Hídricos & Desenvolvimento Regional.

    Allyson Ribeiro e Silva Cabral - Superintendente do Iphan - GO

    Graduado em Direito no ano de 1997, com pós-graduações em Didática e Metodologia do Ensino Superior e em Direito Público. No decorrer de sua trajetória profissional, atuou no segmento público e privado contribuindo com a criação e execução de projetos e no desempenho de atividades estratégicas por meio das funções de chefe de gabinete, assessor parlamentar, jurídico e técnico, professor universitário e diretor de marketing. Nessas funções, atuou em ações no âmbito social, jurídico e no processo ensino/aprendizagem como mediador e gerenciador do conhecimento.

    Maurício Abreu Itapary - Superintendente do Iphan - MA

    Especialista em Patrimônio Arquitetônico, Urbanístico e Ambiental – Universidade CEUMA. Geógrafo – Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Funcionário de carreira do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN desde 1995. Entre 2015 e 2016 foi Superintendente Regional no Estado do Maranhão-DNIT. Desde junho de 2016 é Superintendente do IPHAN no Maranhão.

    Debora Maria Ramos do Nascimento França - Superintendente do Iphan - MG

    Maria Clara Scardini - Superintendente do Iphan - MS

    Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Uniderp – Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal. Na graduação, defendeu tese em Preservação e uso do Patrimônio Histórico para Cultura. (1993 – 1997). Cursou Artes Visuais na UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. (1994 – incompleto). Foi diretora administrativa e responsável técnica em empresa privada de engenharia e construção civil, em obras nas áreas de educação, saúde, habitação e segurança. (2005 – 2012). Foi Diretora Presidente da Fundação de Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico (FUPHAN) da Prefeitura de Corumbá. (2013-2016). Como Diretora Presidente da FUPHAN, atuou em áreas de preservação do patrimônio histórico, projetos de desfavelamento, habitação, urbanização de áreas degradadas, regularização fundiária e mobilidade urbana. Atualmente ocupa o cargo de Superintendente Regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em Mato Grosso do Sul e Conselheira Federal do CAU – BR.

    Amelia Hirata - Superintendente do Iphan - MT

    Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT),  graduada em Tecnologia em Controle de obras pelo Instituto Federal e Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), pós-graduada em Engenharia de Segurança do Trabalho (UFMT), pós-graduada em Artes Visuais (SENAC/MT), pós-graduada em Gestão Cultural (SENAC/SP). Foi Chefe da Divisão Técnica do IPHAN-MT de 2011 a 2015. Foi superintendente substituta do IPHAN-MT de 2015 até meados de 2020. É servidora concursada do IPHAN desde 2019.

    Rebeca Ferreira Ribeiro - Superintendente do Iphan - PA

    Hyago Costa Celane - Superintendente do Iphan - PB

    Arquiteto e urbanista de formação. Pós graduando em Planejamento e Gestão de cidades. Atuação em áreas ligadas ao urbanismo como arquiteto responsável na divisão de planejamento do IPM/JP e Chefe da divisão da gestão de Praças, Parques, Feiras, Paisagismo e projetos na SEDURB/JP. Atualmente, Superintendente do Iphan PB onde estamos desenvolvendo um trabalho de proteção e promoção dos bens culturais do Estado da Paraíba.

    Rogério Samuel de Lima Henriques - Superintendente do Iphan - PE

    Rosina Coeli Alice Parchen - Superintendente do Iphan - PR

    Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná - UFPR, em 1978. Cursou o CECRE – UFBA, Curso de Especialização em Conservação e Restauração de Monumentos e Conjuntos Históricos, em 1984. Participou do Curso de Atualização, promovido pela UFBA, no âmbito do CECRE, em 1999, intitulado Questões Emergentes do Patrimônio Cultural. Atou de 1980 a 2017, como servidora pública do Estado do Paraná, na Secretaria de Estado da Cultura, desenvolvendo suas funções, como arquiteta, na Coordenadoria do Patrimônio Cultural. Exerceu a Chefia desta unidade de 2002 até 2017. Secretariou o Conselho Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico – CEPHA, durante o exercício do cargo de Coordenadora do Patrimônio Cultural. Presidiu o ICOMOS Brasil por duas gestões, de 2006-2009 e 2009-201. Atuou em Missão Internacional do ICOMOS, na nominação a Patrimônio da Humanidade da cidade de Cienfuegos, em Cuba, no ano de 2004. Participou de estágio técnico no ILLA, Itália, Instituto Ítalo Latino-Americano, com sede em Roma, no ano de 2006. Foi membro do Conselho Consultivo do IPHAN, como membro titular e membro suplente, por várias gestões, na cadeira do ICOMOS Brasil, solicitando o desligamento em abril de 2021.

    Olav Antonio Schrader - Superintendente do Iphan - RJ

    Jorge Claudio Machado da Silva - Superintendente do Iphan - RN

    Augusto Celso Figueiredo da Silva - Superintendente do Iphan - RO

    Possui graduação em Educação Física pela Faculdades Metropolitanas Unidas (2001), Graduando em Direito. Atuou como Diretor de Esportes do Município de Porto Velho (2013/2014), Assessor Parlamentar na Assembleia Legislativa (2014/2015), e Diretor Geral de Trabalho, Emprego e Renda do Estado de Rondônia (2016/2018), responsável por diversos projetos de inclusão social e viabilidade de renda. Atualmente ocupa o cargo de Superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN no estado de Rondônia desde outubro de 2020.

    Fábio José Lustosa da Costa Ferreira - Superintendente do Iphan - PI

    Formação Filosofia e Ciências Sociais. Pós graduação em Arqueologia- Museu Nacional da UFRJ. Estágios na França no Centre National de la  Recherche Scientifique/ CNRS, na École des Hautes Études en Sciences Socials. Mestrado em Educação e Antropologia. Doutorado iniciado no Canadá. Professor da Universidade Federal do Piauí desde 1984. Diretor do departamento de meio ambiente do governo do Piauí, entre 1991 e 1994. Membro da missão franco brasileira de arqueologia no sudeste do Piauí / Serra da Capivara desde 1980. Superintendente do Iphan no Piauí desde setembro de 2015.

    Norami Rotava Faitão - Superintendente do Iphan - RR

    Possui graduação em Direito pela Faculdade Cathedral de Ensino Superior (2012), especialização em Direito Penal e Processo Penal pela Faculdade de Direito Professor Damásio de Jesus (2013) e é mestre em Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania pela Universidade Estadual de Roraima (2017). Atuou como Advogada Privada (2012/2013), Assessora Jurídica da Companhia Energética de Roraima - CERR (2013/2015), Procuradora Jurídica (2015/2017) e Assessora Especial da Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos - FEMARH/RR (2017/2018) e Assessora Especializada da Secretaria de Estado de Gestão Estratégica e Administração - SEGAD/RR (2018/2019). Atualmente ocupa o cargo de Superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN desde julho de 2019.

    Leonardo Maricato - Superintendente do Iphan - RS

    Liliane Janine Nizzola - Superintendente do Iphan - SC

    Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2004), pós-graduada com MBA em Auditoria, Perícia e Gestão pelo IPOG (2012) e graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UFSC (2001). Atuou como arquiteta e perita judicial desde sua graduação. Foi servidora do DNIT entre 2006 e 2007 e é servidora do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 2009, tendo atuado na área central do Iphan como vice coordenadora na área de Patrimônio Ferroviário em Brasília de 2009 a 2010, e no Iphan-SC desde 2011. Desde 2013, está como superintendente do Iphan-SC. Coordenou no estado ações vinculadas ao programa PAC Cidades Históricas, iniciado em 2014, que disponibilizou cerca de 18 milhões para projetos e obras para o Patrimônio Cultural catarinense, e a captação estadual de recursos para o patrimônio cultural catarinense junto ao Fundo de Defesa dos Direitos Difusos – FDD. Foi conselheira da Câmara Técnica Patrimônio e Cidade do CAU/SC, gestão 2018-2020. É membro titular da COTESPHAN – Comissão Técnica do SEPHAN – Serviço de patrimônio histórico, artístico e natural de Florianópolis desde 2016. Foi Conselheira do Conselho Municipal de Cultura de Florianópolis entre 2014 e 2016. Tem experiência na área de patrimônio cultural, planejamento urbano, normatização, gestão e gerenciamento de projetos e obras, licitações e obras públicas. Atua principalmente nos seguintes temas: procedimentos normativos, orientação a projetos municipais, interlocução com agentes públicos e privados, gerenciamento de recursos, de projetos e de obras públicas, licitações e contratos.

    Diego Amarante Santos Passos - Superintendente do Iphan - SE

    Alessandra da Silva Martins - Superintendente do Iphan - SP

    Advogada, formada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas em 1993, com pós graduação em Direito Ambiental pela FMU em São Paulo, com experiência de 25 anos na área jurídica, atuando ainda como consultora jurídica e de contratos, desempenhando concomitantemente atividades de gestão de pessoas. Foi Secretária Nacional de Direitos Autorais e Propriedade Intelectual em 2020, responsável pelo desenvolvimento de políticas e ações de regulação e fiscalização das associações de gestão coletiva e ente arrecadador, bem como estabelecendo bases para que a política de proteção dos direitos autorais fosse aprimorada e promovido o avanço do setor.

    Cejane Pacini Leal Muniz - Superintendente Substituta do Iphan - TO