Mapeamento das Matrizes Tradicionais do Forró no Estado do Rio de Janeiro: nova edição dos encontros virtuais debate presença feminina nos forrós
No próximo dia 31 de março, às 19h, será realizado mais um encontro virtual do Mapeamento das Matrizes Tradicionais do Forró no Estado do Rio de Janeiro, promovido pela Associação dos Amigos do Museu de Folclore Edison Carneiro(Acamufec) e pelo Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular(CNFCP/Iphan). Dessa vez, estará em discussão a participação feminina no forró. O encontro terá a presença de destacadas artistas da cena forrozeira, que irão debater sobre o protagonismo das mulheres no gênero e sua contribuição para a preservação das tradições culturais nordestinas.
A realização do evento nessa data coincide com o Mês Internacional da Mulher, ocasião que busca destacar as contribuições das mulheres em diversas áreas, incluindo a cultura e a música. Entre as convidadas estão Neidinha Rocha, cantora natural do Rio Grande do Norte; Mirele Guedes, produtora cultural e idealizadora do projeto Mulher Forrozeira; Roberta Oliveira, musicista e pesquisadora da cultura popular; e o trio Mandacaru In Trio, formado por Aly Araujo, Isa Alhadas e Bia Giovannini. A mediação ficará por conta de Joana Corrêa.
O evento tem como objetivo promover a reflexão sobre a representatividade feminina no forró, além de fomentar a troca de experiências e fortalecer as redes de apoio entre as artistas. As participantes trazem uma bagagem significativa de atuação no meio artístico e cultural, com trabalhos que buscam valorizar as mulheres no forró e outras manifestações culturais do Brasil.
Sobre as convidadas
Neidinha Rocha | Rio de Janeiro
Cantora de forró com trajetória consolidada, a potiguar Neidinha é filha do arranjador paraibano Raimundo Nascimento Rocha e, desde cedo, foi incentivada a desenvolver sua própria identidade musical. Em 2016, lançou seu primeiro álbum, Desejo. Além de sua carreira solo, atua na Orquestra Sanfônica do Rio de Janeiro, sob regência do maestro Marcelo Caldi.
Mirele Guedes | Petrópolis
Produtora cultural, artista e feminista, Mirele é a idealizadora do Projeto Mulher Forrozeira, que busca fortalecer o protagonismo feminino no forró. O projeto promove apresentações de trio, banda e roda de forró, além de realizar debates sobre equidade de gênero no contexto da música nordestina.
Roberta Oliveira | Paraty
Cantadora, compositora e produtora cultural, Roberta tem uma vasta experiência na pesquisa e promoção da cultura popular brasileira. Em seu trabalho, ela tem se dedicado a levar a música e o teatro do Cariri Cearense a diferentes partes do Brasil e também ao intercâmbio de artistas nordestinos com os de Paraty, cidade onde reside atualmente.
Aly Araujo, Isa Alhadas e Bia Giovannini (Mandacaru In Trio) | Rio das Ostras: O trio Mandacaru In Trio é formado por três artistas comprometidas com a valorização da musicalidade nordestina e feminina. Com um repertório diversificado que vai do blues ao galope, o grupo explora arranjos inovadores e potencializa a expressão cultural por meio da sua arte.
A mediação do evento será feita pela antropóloga e gestora cultural, articuladora da Rede Nacional de Culturas Populares e Tradicionais Joana Corrêa, que contribuirá para uma discussão rica sobre o impacto das mulheres na cena forrozeira do Rio de Janeiro.
Serviço:
Mapeamento das Matrizes do Forró no Estado do Rio de Janeiro
5º Encontro Virtual - Mulheres no Forró
Dia: 31/03, segunda-feira
Hora: 19h
