Roteiro de Arte Urbana: "Ver a Rua, Ser a Cidade" volta em nova edição
O Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP/Iphan) convida o público para a nova edição do Roteiro de Arte Urbana – Ver a Rua, Ser a Cidade, que será realizado no dia 28 de setembro de 2025, às 14h, com ponto de encontro no Museu de Folclore Edison Carneiro (Rua do Catete, 179, Catete, Rio de Janeiro).
As inscrições são gratuitas, pela plataforma Sympla, com vagas limitadas.
Conduzido pelo grafiteiro Airá Ocrespo e pelos integrantes do Projeto Roteiros Geográficos do Rio, o passeio urbano convida a enxergar a cidade como extensão do museu: um espaço vivo, atravessado por memórias coletivas, grafites, murais e intervenções que expressam as transformações sociais e culturais do nosso tempo.
A caminhada terá início no grafite criado por Airá Ocrespo, Marcelo Ment e ACME, integrante da exposição de longa duração “Os objetos e suas narrativas”, no Museu de Folclore Edison Carneiro, e seguirá por pontos emblemáticos do Catete, Glória e Lapa.
O Roteiro de Arte Urbana busca valorizar a arte urbana como expressão legítima da cultura popular, promovendo diálogo entre artistas, pesquisadores, moradores e visitantes da cidade, além de estimular as possibilidades de ações e reflexões do museu para além dos seus espaços de visitação.
Sobre os guias do percurso
Airá Ocrespo atua há mais de 20 anos como grafiteiro, MC e produtor cultural, com um trabalho artístico autoral de estética figurativa permeado por mensagens provocativas. Sua obra integra a coleção do Museu Histórico Nacional, com uma tela na exposição permanente, e também a exposição de longa duração do Museu de Folclore Edison Carneiro, com um mural em uma das seções. Possui pinturas em prestigiosas instituições, como a Sala Consular do Consulado Americano no Rio de Janeiro e o Palácio Guanabara.
Roteiros Geográficos do Rio é um projeto em atividade há 18 anos, que promove caminhadas em diversos pontos da urbe carioca sob múltiplos enfoques, explorando a geografia, a história, a arte, a cultura, a arquitetura, entre outros aspectos da nossa cidade. Atualmente, é conduzido pela professora e pesquisadora Melissa Anjos e pelo pesquisador, roteirista e produtor cultural Ruan Rocha.
Histórico das edições anteriores
O Roteiro de Arte Urbana – Ver a Rua, Ser a Cidade teve sua primeira edição em junho de 2023, em celebração ao Mês do Meio Ambiente. O percurso começou no grafite criado por Airá Ocrespo, Marcelo Ment e ACME para a exposição de longa duração Os objetos e suas Narrativas, no Museu de Folclore Edison Carneiro, e seguiu pelos bairros do Catete e da Lapa. Os participantes puderam conhecer diferentes manifestações de arte urbana, em um passeio que estimulou um novo olhar para os muros e espaços da cidade.
A segunda edição, realizada em setembro de 2023, consolidou a proposta. Conduzida novamente por Airá Ocrespo e pelo Projeto Roteiros Geográficos do Rio, reuniu um público diverso em idade e origem, que percorreu os mesmos bairros com atenção especial às memórias e narrativas presentes nos grafites. Muitos participantes relataram que o roteiro modificou a forma como enxergam o espaço urbano, transformando muros antes ignorados em verdadeiros arquivos vivos de histórias.
Em junho de 2024, a atividade voltou a ser realizada, desta vez em homenagem à Semana Mundial do Meio Ambiente. O trajeto reafirmou o vínculo entre arte urbana e consciência ambiental, destacando como os muros e paredes da cidade refletem também as transformações do meio ambiente urbano e social.
Poucos meses depois, em setembro de 2024, ocorreu a quarta edição, que aprofundou ainda mais o diálogo entre arte urbana, memória e cultura popular. Mais uma vez, o percurso percorreu Catete e Lapa, ressaltando a importância da inclusão e da acessibilidade na vivência da cidade como espaço coletivo de expressão artística.
Ao longo dessas edições, o Roteiro se consolidou como uma atividade que vai além da contemplação estética: é um convite ao encontro, à escuta e à reflexão. Relatos de participantes destacam o caráter transformador da experiência, e a importância de pensar o museu para além de seu espaço de visitação, promovendo novas leituras sobre o cotidiano urbano e abrindo espaço para a valorização da arte de rua como legítima manifestação da cultura popular.
Serviço
Roteiro de Arte Urbana – Ver a Rua, Ser a Cidade, com Airá Ocrespo e Projeto Roteiros Geográficos do Rio
-
Data e hora: 28 de setembro de 2025, às 14h
-
Local: Museu de Folclore Edison Carneiro – Rua do Catete, 179, Catete, RJ
Inscrições: Gratuitas, com vagas limitadas, pelo Sympla
