Programa Sala do Artista Popular
Criado em 1983, o Programa Sala do Artista Popular (SAP) é uma das principais iniciativas do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP/Iphan) dedicadas à valorização, difusão e comercialização da arte popular e do artesanato de tradição cultural no Brasil. Por meio de exposições temporárias que evidenciam técnicas, saberes e expressões únicas, e muitas vezes transmitidas por gerações, o Programa SAP dá visibilidade a artistas, mestres e comunidades artesanais de diferentes regiões do país.
Cada mostra é precedida por pesquisa e documentação do processo de criação das obras, resultando em catálogos que contextualizam os modos de vida e trajetória dos artistas envolvidos. As peças expostas ficam disponíveis para aquisição, com valores definidos pelos próprios autores, garantindo assim a geração de renda.
Ao longo de mais de quatro décadas, a SAP consolidou-se como referência nacional na promoção da arte popular e do artesanato tradicional, fortalecendo a salvaguarda dos saberes e contribuindo para o reconhecimento da diversidade cultural brasileira.