FAQ: Candidatura dos Teatros da Amazônia a Patrimônio Mundial da UNESCO
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O que são os Teatros da Amazônia?
São dois teatros históricos localizados na região amazônica do Brasil. O Teatro Amazonas, em Manaus (AM), e o Theatro da Paz, em Belém (PA). Ambos foram construídos no final do século XIX (1878 e 1896, respectivamente), durante o auge dos ciclos econômicos da borracha e outros produtos amazônicos, e representam a riqueza cultural e arquitetônica da época. O Teatro Amazonas foi tombado pelo Iphan em 1966 e o Theatro da Paz em 1963.
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O que é o título de Patrimônio Mundial Cultural da UNESCO?
É um reconhecimento pela UNESCO de locais com valor universal excepcional para a humanidade. Ele inclui:
Monumentos: Obras arquitetônicas, de escultura ou de pintura monumentais, elementos de estruturas de carácter arqueológico, inscrições, grutas e grupos de elementos com valor universal excepcional do ponto de vista da história, da arte ou da ciência;
Conjuntos: Grupos de construções isoladas ou reunidos que, em virtude da sua arquitetura, unidade ou integração na paisagem têm valor universal excepcional do ponto de vista da história, da arte ou da ciência;
Locais de interesse: Obras do homem, ou obras conjugadas do homem e da natureza, e as zonas, incluindo os locais de interesse arqueológico, com um valor universal excepcional do ponto de vista histórico, estético, etnológico ou antropológico.
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Qual é a principal importância do título?
Sítios reconhecidos como Patrimônio mundial passam a fazer parte de uma rede internacional de proteção e preservação de sítios relevantes para a humanidade, podendo dispor desta rede para intercâmbios técnicos, realização de ações de cooperação, capacitação e promoção. Hoje, 195 países aderem à Convenção do Patrimônio Mundial e se tornaram parte de uma comunidade internacional unida em uma missão comum para identificar e proteger o patrimônio natural e cultural mais significativo do mundo.
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Como um local é reconhecido como Patrimônio Mundial?
O processo envolve algumas etapas sendo elas: a inclusão na lista indicativa do país signatário; mobilização e organização da candidatura, com etapas locais e nacionais de identificação e preparo de documentação; candidatura (quando o país apresenta uma proposta de Dossiê de candidatura à UNESCO); avaliação (quando especialistas dos órgãos assessores da Unesco analisam o valor universal excepcional do local, sua autenticidade e integridade, de acordo com os critérios da Convenção de 1972) e decisão (quando o Comitê do Patrimônio Mundial decide sobre a inclusão ou não na lista).
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Qual o objetivo de uma candidatura em conjunto dos dois teatros?
A proposta apresentada pelo Brasil é que os teatros sejam reconhecidos como um só patrimônio, compondo o que a Unesco classifica como um bem cultural seriado. A opção pela candidatura em conjunto ocorreu porque ambos guardam aspectos histórico-culturais que podem caracterizá-los como um só patrimônio cultural, os chamados Teatros da Amazônia. Juntos, eles contam uma parte importante da história da Amazônia, do Brasil e do mundo. Os critérios propostos pelo Brasil para a candidatura em andamento são:
- Exibir um evidente intercâmbio de valores humanos, ao longo do tempo ou dentro de uma área cultural do mundo, que teve impacto sobre o desenvolvimento da arquitetura ou da tecnologia, das artes monumentais, do urbanismo ou do paisagismo.
- Ser um exemplar excepcional de um tipo de edifício, conjunto arquitetônico ou tecnológico ou paisagem que ilustre (um) estágio(s) significativo(s) da história humana.
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Quem está envolvido nesse processo da candidatura?
A candidatura é resultado da colaboração entre órgãos como Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) do Ministério da Cultura (MinC); Ministério das Relações Exteriores (MRE); Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC); Secretaria de Cultura do Estado do Pará (Secult/PA); além da Prefeitura Municipal de Manaus e Prefeitura Municipal de Belém.
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Quais são os benefícios locais e nacionais quando um patrimônio é reconhecido como Patrimônio Mundial?
O reconhecimento traz diversos benefícios, como maior visibilidade internacional, aumento do turismo cultural, potencial acesso a recursos para conservação e fortalecimento das identidades culturais locais. No caso dos Teatros da Amazônia, o uso de seus espaços por trabalhadoras e trabalhadores da cultura e sua centralidade no desenho urbano das capitais amazônicas revelam ainda uma importante dimensão da economia do patrimônio cultural local e a valorização dos diversos grupos que utilizam e detêm esses bens culturais.
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Qual é o status atual da candidatura dos Teatros da Amazônia?
A candidatura foi oficialmente apresentada em janeiro de 2025 e está em fase de avaliação pela UNESCO. A partir dessa entrega, o Estado brasileiro tem ainda uma série de diálogos e atribuições a cumprir até a 48ª sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, marcada para julho de 2026. É lá que o pleito será avaliado pelos 23 países do Comitê, signatários da Convenção da Unesco sobre a Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural, de 1972. A primeira dessas tratativas após a entrega do dossiê, aconteceu em abril de 2025, quando o grupo de trabalho responsável pela candidatura se reuniu em Manaus e Belém para planejar ações de comunicação e apresentar uma devolutiva do dossiê a artistas locais, produtores culturais, pesquisadores, agentes do turismo e outros setores da sociedade civil relacionados diretamente aos teatros.
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E quais os próximos passos?
Entre as próximas etapas no processo da candidatura, está prevista para o segundo semestre de 2025 uma visita de representantes do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos) aos dois teatros, numa missão técnica de avaliação do patrimônio cultural candidato, organizada pelo governo brasileiro. O Icomos é uma entidade assessora ligada à Unesco, com sede em Paris, e é quem prepara os relatórios técnicos que servem de base para as decisões do Comitê do Patrimônio Mundial. O relatório final do Icomos sobre os Teatros da Amazônia deve ser apresentado ao Brasil em meados de março de 2026 e é o que será avaliado na 48a sessão do Comitê, em julho de 2026, quando, se aprovado o pleito, os teatros serão incluídos definitivamente na lista de Patrimônio Mundial Cultural da Unesco.
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Quantos e quais títulos o Brasil já possui na lista da Unesco de Patrimônio Mundial Cultural?
Se a aprovada sua candidatura, os Teatros da Amazônia se juntarão a outros 15 bens brasileiros atualmente classificados na lista da Unesco de Patrimônio Mundial Cultural. São eles: Brasília (DF); Cais do Valongo – Rio de Janeiro (RJ); Centro Histórico de Goiás (GO); Centro Histórico de Diamantina (MG); Centro Histórico de Ouro Preto (MG); Centro Histórico de Olinda (PE); Centro Histórico de São Luís (MA); Centro Histórico de Salvador (BA); Conjunto Moderno da Pampulha - Belo Horizonte (MG); Missões Jesuíticas Guaranis - no Brasil, ruínas de São Miguel das Missões (RS); Parque Nacional Serra da Capivara (PI); Praça São Francisco, em São Cristóvão (SE); Rio de Janeiro, paisagens cariocas entre a montanha e o mar (RJ); Santuário do Bom Jesus de Matozinhos - Congonhas (MG); Sítio Roberto Burle Marx (RJ). O Brasil possui ainda um sítio misto, quando o valor universal excepcional se refere a atributos culturais e naturais: Paraty e Ilha Grande – Cultura e Biodiversidade.
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O que são os Teatros da Amazônia?