CNFCP/Iphan promove Oficina de Fotografia com Celular

- Oficina Fotografia com Celular
O Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP/Iphan), em parceria com o Instituto Moreira Salles (IMS), promove a Oficina de Fotografia com Celular, ministrada por Maria Buzanovsky, vencedora do Prêmio Mário de Andrade de Fotografias Etnográficas 2022, com a série fotográfica Minha Sereia é Rainha do Mar: Festa da Capoeira na Festa de Yemanjá. A oficina será no dia 12 de novembro, das 13h às 16h, no CNFCP. A atividade é gratuita, e as inscrições devem ser feitas pela plataforma Sympla.
A oficina propõe um mergulho no olhar fotográfico a partir do uso do celular, ferramenta acessível e potente para o registro e a expressão criativa. Ao longo do encontro, os participantes terão contato com noções de enquadramento, ângulos, foco, planos fotográficos, luz e contraluz, além de princípios de composição fotográfica — como a regra dos terços, molduras naturais e linhas horizontais, verticais e diagonais.
Também serão abordadas questões éticas relacionadas ao ato fotográfico e à abordagem de pessoas e contextos culturais, além de tratamento e compartilhamento de fotos nos aplicativos, com foco no Instagram e Facebook.
Sobre a instrutora
Maria Buzanovsky é formada em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Iniciou seus estudos fotográficos no Ateliê da Imagem e na Sociedade Fluminense de Fotografia. Em 2013, concluiu o curso “Metodologias Participativas do Registro do Patrimônio Cultural Imaterial (PCI)”, promovido pelo Centro Regional para Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da América Latina (Crespial/UNESCO).
Foi responsável pela produção fotográfica, exposição e imagens do livro O Porto Importa: Memórias do Cais do Valongo, vencedor do Prêmio Porto Maravilha Cultural (RJ, 2014). Suas fotos integram as coleções do Museu de Arte do Rio (MAR) e do Museu Janete Costa de Arte Popular. Participou de 16 exposições, sendo 7 individuais, com destaque para Do Valongo à Favela: imaginário e periferia (MAR, 2015), Passinho de Angola (Centro Cultural dos Correios, FotoRio, 2015) e Funk: um grito de ousadia e liberdade (MAR, 2023).
Com passagens por mostras na França (2013) e na Alemanha (2018), é fotógrafa do Portal da Salvaguarda da Capoeira de Niterói, projeto contemplado no edital Fomentão da Secretaria de Cultura de Niterói (2022). Entre seus reconhecimentos, destacam-se o terceiro lugar no concurso do Crespial/UNESCO (2012) e o Prêmio Mário de Andrade de Fotografias Etnográficas do Iphan (2022).
Serviço
Oficina de Fotografia com Celular, por Maria Buzanovsky
📅 Data: 12 de novembro
🕒 Horário: das 13h às 16h
📍 Local: Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP/Iphan)
🎟️ Atividade gratuita
🔗 Inscrições: pela plataforma Sympla
Realização: CNFCP/Iphan
Parceria: Instituto Moreira Salles