O 1º Fórum Nacional do Sistema Nacional de Patrimônio Cultural (SNPC) - Tecendo Redes e Fortalecendo Territórios marca a edição inaugural de um espaço estratégico de diálogo, pactuação e construção coletiva da política nacional de patrimônio cultural no Brasil. O Fórum nasce como um ambiente de encontro entre os entes federativos e a sociedade civil, reconhecendo o patrimônio cultural como um vetor de sustentabilidade, inovação e bem-viver.
Com foco no fortalecimento das políticas públicas de patrimônio, o Fórum reunirá gestores públicos, representantes da sociedade civil, instituições parceiras, detentores de bens culturais e demais atores do campo para debater os instrumentos de gestão do patrimônio cultural e deliberar o primeiro Plano Nacional Setorial de Patrimônio Cultural (PNPC).
O evento será realizado em Brasília, entre os dias 3 e 6 de março de 2026, com a participação estimada de 600 pessoas, e terá a apresentação do marco normativo do Sistema Nacional de Patrimônio Cultural, além da aprovação de uma agenda estratégica para o setor.
A programação do Fórum inclui mesas temáticas, painéis de boas práticas, oficinas formativas, grupos de discussão e plenária deliberativa, bem como apresentações culturais e espaços de expressão dos grupos e comunidades detentoras dos bens culturais.
As atividades serão organizadas a partir dos quatro eixos estruturantes do PNPC:
- Institucionalização do SNPC: Gestão Compartilhada e Participação Social;
- Representatividade, Acessibilidade, Equidade e Democratização do Patrimônio Cultural;
- Economia do Patrimônio e Sustentabilidade, e
- Patrimônio Cultural, Mudanças Climáticas e Bem Viver.
Ao promover a participação social e a articulação federativa, o 1º Fórum do SNPC consolida-se como um passo fundamental de controle social para o fortalecimento do Sistema Nacional de Patrimônio Cultural e para a construção de políticas públicas mais integradas, inclusivas e sustentáveis para o patrimônio cultural brasileiro.
Para informações adicionais e dúvidas contate-nos por meio forum@iphan.gov.br