O Patrimônio na Aldir Blanc
O que é a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB)?
A Política Nacional Aldir Blanc foi criada para fortalecer as políticas culturais em todo o território nacional através do financiamento regular de programas e projetos para o campo da cultura. A PNAB é uma oportunidade histórica de estruturar o sistema federativo de financiamento à cultura mediante os repasses da União aos Estados, Distrito Federal e Municípios de forma continuada.
A execução dos recursos da PNAB ainda estimula o aumento da eficiência da gestão cultural e promove a autonomia e a co-responsabilização dos governos locais com o fomento cultural em seus territórios.
A PNAB e o Fomento ao Patrimônio Cultural
O Patrimônio Cultural Brasileiro é extremamente rico, diverso e se manifesta em diferentes expressões de nossa cultura popular, em diferentes registros da nossa cultura material e imaterial e está representado em todo o país por cidades históricas, monumentos, sítios arqueológicos, celebrações populares, conhecimentos tradicionais, documentos e coleções artísticas, entre outros tantos exemplos.
Preservar o Patrimônio Cultural é uma atribuição compartilhada entre União, Estados, Distrito Federal e Municípios que devem, em colaboração com a sociedade, investir no reconhecimento, promoção, conservação, sustentabilidade e manutenção dos nossos bens culturais e das comunidades associadas a eles.
Com os recursos repassados pela PNAB aos municípios, inauguramos um novo momento na política de investimento no Patrimônio Cultural, em que se consolidam as relações federativas por meio da pactuação para execução de ações de preservação.