Biblioteca
A Biblioteca Amadeu Amaral (BAA) é responsável pela gestão e salvaguarda do acervo bibliográfico do CNFCP, especializado na área do folclore e da cultura popular. É composta por livros, periódicos, recortes de jornais, obras de referência, obras raras, monografias/dissertações/teses, folhetos e cordéis. Parte deste acervo está digitalizada e encontra-se acessível virtualmente.
A BAA é nomeada em homenagem ao poeta, folclorista, filólogo e ensaísta capivariano Amadeu Amaral, um dos precursores na área do folclore e cultura popular, tendo incentivado a sistematização da pesquisa no âmbito do folclore.
Seu acervo começou a ser constituído em 1961, composto tanto pela documentação bibliográfica quanto arquivística do CNFCP. Através da atualização do regimento interno do Iphan em dezembro de 2023, a biblioteca e o arquivo passaram a ser divisões independentes, de forma que atualmente cabe a BAA o gerenciamento exclusivamente do acervo bibliográfico da instituição.
Quantitativos da BAA*
Livros > aproximadamente 11.300 exemplares
Folhetos > aproximadamente 4.700 exemplares
Periódicos > 343 títulos catalogados (fascículos não contabilizados)
Recortes de jornais (digitalizados) > 50.623 páginas digitais
*Dados referentes ao 1º semestre de 2025
Destaca-se, especialmente, a Cordelteca, coleção de cordéis que salvaguarda e disponibiliza para pesquisa a literatura de cordel nacional, expressão cultural considerada patrimônio cultural imaterial brasileiro pelo Iphan. O acervo da BAA conta tanto com autores clássicos, como por exemplo Leandro Gomes de Barros, como também com poetas da atualidade. A maior parte dos cordéis está disponível digitalmente para consulta.
Referências:
ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS. Amadeu Amaral: biografia. Disponível em: https://www.academia.org.br/academicos/amadeu-amaral/biografia. Acesso em: 25 jun. 2025.
INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL (Brasil). Literatura de cordel agora é patrimônio cultural do Brasil. 13 set. 2018. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/noticias/detalhes/4819. Acesso em: 25 jun. 2025.
INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL (Brasil). Literatura de cordel ganha título de patrimônio cultural brasileiro. 19 set. 2018. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/noticias/detalhes/4833/literatura-de-cordel-e-reconhecida-como-patrimonio-cultural-do-brasil. Acesso em: 25 jun. 2025.
Horário de funcionamento:
Segunda a sexta-feira, das 10h às 17h
Para realizar buscas nos acervos do CNFCP:
Catálogo online dos acervos: http://acervos.cnfcp.gov.br/
Acervos digitalizados: https://acervosdigitais.cnfcp.gov.br/AcervoFolclore
Contatos da Biblioteca Amadeu Amaral
Tel.: (21) 3032.6050/ 3032.6035
E-mail: biblio.folclore@iphan.gov.br
Endereço: Rua do Catete, nº 179 - Catete, Rio de Janeiro/RJ
