O Iphan - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - tem um programa voltado para as pessoas que convivem diariamente com o patrimônio cultural nas cidades históricas do nosso País. É o Programa Conviver, que envolve comunidades de baixa renda na gestão colaborativa de bens culturais protegidos pelo Estado. Partindo da própria história e dos conhecimentos dessas comunidades, o Iphan os capacita para a conservação de suas casas, seus espaços públicos, suas práticas e saberes, por meio de assistência técnica gratuita, em parceria com universidades e institutos federais.
A estratégia do Programa Conviver se baseia nos Canteiros-Modelo de Conservação: núcleos de ensino e aprendizado onde professores e estudantes de Arquitetura, Engenharia, História, Antropologia, Conversação e Restauro e tantos outros cursos relacionados ao patrimônio trocam conhecimentos com a população para garantir a conservação preventiva de imóveis, priorizando técnicas construtivas tradicionais, bem como a transmissão e continuidade de saberes e práticas ligados à cultura local.
Até o momento, o Conviver está implantado em 17 cidades em todo o País, oito em pactuação e outros sete em planejamento. Um investimento total de cerca de R$ 23,8 milhões aplicados desde o início da nacionalização do programa, em 2023.
Vídeo
Coleção Conviver
A Coleção Conviver é uma série editorial produzida e organizada enquanto repositório técnico-científico, com vistas a documentar e democratizar as ações desenvolvidas no âmbito do Programa Conviver, através da implantação dos Canteiros-Modelos de Conservação. Neste repositório, pretende-se registrar os desafios enfrentados, as experiências empreendidas e os resultados obtidos pelo Programa, gerando subsídios para sua consolidação enquanto política pública devidamente institucionalizada e aumentar seu alcance de maneira continuada e perene.
Será composta por versões impressas e digitais, contando com volumes dedicados exclusivamente à documentação de cada uma das ações dos Canteiros-Modelo de Conservação, além de outros dedicados à temas e conteúdos subsidiários e estratégicos para o desenvolvimento e continuidade do Programa. Pretende-se produzir volumes dedicados a discussões conceituais, manuais técnicos, diretrizes, metodologias e abordagens necessárias ou decorrentes das ações do Conviver.