Seminário Biblioteca Viva: cultura popular e memória em diálogo
A Biblioteca Amadeu Amaral (BAA) do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP/Iphan) celebra sua recente reabertura, em setembro último, com um evento dedicado à valorização do conhecimento, da memória e da cultura popular. O seminário Biblioteca Viva: cultura popular e memória em diálogo acontece no dia 23 de outubro, das 13h30 às 18h, no salão da biblioteca, e marca um novo capítulo na história da BAA, que há décadas guarda um dos mais importantes acervos do país sobre folclore e cultura popular.
A celebração contará com a presença de pesquisadores, professores e cordelistas convidados, que discutirão o papel da biblioteca como espaço de promoção do acesso à informação, à educação, à cultura e às artes. O encontro também homenageará pessoas que contribuíram para a trajetória da BAA e destacará o valor de sua Cordelteca, reconhecida como uma das maiores coleções públicas de literatura de cordel da América Latina.
A abertura, às 13h30, será conduzida pelo diretor do CNFCP/Iphan, Rafael Barros, que falará sobre a reabertura do espaço ao público, os serviços oferecidos e os projetos futuros da biblioteca, além de prestar agradecimentos aos ex-funcionários e colaboradores que ajudaram a construir sua história.
A programação segue com duas mesas temáticas, às 14h e às 16h. A primeira, A biblioteca enquanto espaço de promoção da cultura, contará com os professores Alberto Calil e Jaqueline Barradas, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), e mediação da bibliotecária da BAA, Juliana Taboada. A conversa abordará a importância da biblioteca na difusão da cultura popular, destacando experiências e atividades diversas voltadas à valorização e ocupação desse espaço.
A segunda mesa, A Cordelteca da BAA e a Literatura de Cordel, reunirá profissionais que têm forte vínculo com o acervo da instituição, como Maria do Rosário Pinto, Maria Aparecida de Oliveira e Victor Alvim Lobisomem, em uma conversa sobre a trajetória, a riqueza e a relevância da coleção de folhetos de cordel da BAA para pesquisadores, artistas e amantes da cultura popular. A mediação será da antropóloga Elisabeth Costa.
O evento reafirma o compromisso do CNFCP/Iphan com a preservação e difusão do patrimônio cultural brasileiro, celebrando a biblioteca como um espaço vivo de conhecimento e criação.
Serviço
Seminário Biblioteca Viva: cultura popular e memória em diálogo
Data: 23 de outubro de 2025
Horário: 13h30 às 18h
Local: Salão da Biblioteca Amadeu Amaral – Rua do Catete, 179 – Rio de Janeiro (RJ)
Entrada gratuita
