Visita conversada com Adiel Luna volta ao Museu de Folclore
O Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP/Iphan) realiza, nos dias 19 e 26 de outubro de 2025, das 15h às 17h, mais duas edições da visita conversada com o artista Adiel Luna, na exposição de longa duração do Museu de Folclore Edison Carneiro, Os objetos e suas narrativas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela plataforma Sympla.
A 1ª edição do encontro aconteceu no último dia 10 de agosto, abrindo a programação do mês do Patrimônio no Museu. Agora, o projeto retorna para novas experiências de mediação conduzidas por Adiel, que traz sua trajetória artística marcada pelo coco de improviso, o repente, a viola, o cordel e o mamulengo.
A proposta convida os visitantes a percorrerem a exposição em diálogo com o artista, em um exercício de interpretação e improviso que conecta objetos, histórias e sonoridades. A atividade ganha ainda mais força ao estabelecer vínculos com o acervo de folhetos de cordel da Biblioteca Amadeu Amaral, uma das mais importantes da América Latina no campo da cultura popular e recentemente reaberta para pesquisa do público.
Adiel Luna: tradição e renovação da cultura popular
A relação de Adiel Luna com a música vem de berço. Descendente de uma família de cantadores, coquistas e poetas, cresceu entre cantorias e madrugadas festivas no sítio da família, vivências que moldaram sua identidade artística. Hoje, é reconhecido como coquista, mestre de maracatu de baque solto, violeiro, repentista e cordelista, sendo um dos principais representantes da renovação do coco de improviso pernambucano.
Sua trajetória é marcada por um diálogo profundo com os mestres da tradição, aliado à capacidade de inovar sem perder a raiz. Além das apresentações em todos os grandes eventos de cultura popular de Pernambuco, Adiel levou seu trabalho para diversos estados brasileiros e também para países como Alemanha, Espanha e França. Participou ainda de projetos de destaque como Sonora Brasil – Nas Pisadas do Coco, o programa Causos e Cantos (TV Globo) e comandou iniciativas voltadas à preservação e difusão das manifestações tradicionais, como A Pisada e Papo de Mestre.
Seu repertório autoral transita por elementos da paisagem nordestina, religiosidade, cotidiano e histórias populares, resultando em uma obra refinada, original e profundamente conectada às oralidades e terreiros tradicionais.
Serviço
Visita conversada com Adiel Luna
📅 19 e 26 de outubro de 2025 (sábados)
🕒 15h às 17h
📍 Museu de Folclore – Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP/Iphan)
Rua do Catete, 179 – Catete – Rio de Janeiro/RJ
➡️ Entrada gratuita, inscrições pela plataforma Sympla
