Encontro em Paraty reúne forrozeiros e forrozeiras da Costa Verde no dia 25 de agosto
Na tarde da próxima segunda-feira, 25 de agosto, às 14h, forrozeiros e forrozeiras da Costa Verde se reúnem na Casa de Cultura de Paraty (RJ) para um importante diálogo sobre a preservação e continuidade das Matrizes Tradicionais do Forró no Rio de Janeiro. O encontro é gratuito, aberto ao público e não requer inscrição prévia.
A atividade faz parte da pesquisa de mapeamento das Matrizes Tradicionais do Forró, que está em andamento no estado do Rio de Janeiro e busca conhecer e fortalecer os agentes que mantêm viva essa expressão cultural que é patrimônio do Brasil.
Além do encontro, todos os interessados poderão contribuir com o processo preenchendo o formulário de pré-cadastro, ampliando a rede de forrozeiros, grupos, espaços e iniciativas relacionadas ao forró no território fluminense.
Histórico do mapeamento
A pesquisa é uma iniciativa coordenada pela Associação de Amigos do Museu de Folclore Edison Carneiro (Acamufec), com apoio do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP/Iphan), e participação de bolsistas da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).
O pedido para a realização do mapeamento surgiu durante a elaboração do Plano de Salvaguarda das Matrizes Tradicionais do Forró, conduzido pela Superintendência do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-RJ), atendendo a uma demanda do Coletivo de Salvaguarda das Matrizes Tradicionais do Forró do Estado do Rio de Janeiro.
O objetivo é identificar forrozeiros e forrozeiras, grupos musicais, quadrilhas juninas, escolas de música e dança, feiras e locais de apresentação, entre outras iniciativas, contribuindo para a continuidade dos fundamentos do forró no estado.
O mapeamento também integra um conjunto de projetos-pilotos destinados a aprimorar a nova plataforma digital do Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC), lançada pelo Iphan em julho de 2023, que já reúne inventários do Frevo e do Modo de Fazer Arte Santeira. Iniciada em 2024, a pesquisa conta com R$ 200 mil destinados pelo Iphan por meio de edital público lançado em agosto de 2023, que selecionou a Acamufec para executar o trabalho em parceria com o CNFCP.
Os encontros vêm acontecendo desde outubro de 2024, em formato presencial e híbrido. Os virtuais podem ser acessados no canal da Acamufec no Youtube.
Serviço
Encontro com detentores e articuladores das Matrizes do Forró no Rio de Janeiro
Região da Costa Verde do Estado do Rio de Janeiro
📍 Local: Casa de Cultura de Paraty (RJ)
📅 Data: 25 de agosto de 2025 (segunda-feira)
🕒 Horário: 14h às 18h
🎟️ Entrada gratuita – não é necessária inscrição prévia
