Notícias

TrasfomraGov

Iphan implementa o Plano de Gestão Estratégica e Transformação Institucional

Iphan formalizou nesta segunda (21), a adesão ao Programa TrasfomraGov, cujo foco é modernizar e trazer mais eficiência ao serviço público
Publicado em 22/12/2020 21h49

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) assinou, nesta segunda-feira (21), a adesão ao Programa de Gestão Estratégica e Transformação Institucional (TransformaGov), plano criado pelo Ministério da Economia (ME), com intuito de desburocratizar os serviços prestados à sociedade, além de simplificar e modernizar os processos dentro da administração pública federal.

“Estamos entrando em outro patamar da gestão pública. O intuito do Governo Federal é otimizar os resultados e, para isso, vem reformulando as suas estruturas, com o objetivo de aprimorar os serviços públicos prestados pelo Iphan”, declarou Larissa Peixoto, presidente do Iphan.

“Aderindo ao programa, estamos dando mais um passo rumo à eficiência da administração pública e trazendo boas práticas aos servidores. É mais uma ação que vem para ampliar a nossa capacidade de gestão”, completou ela.

O programa reúne um conjunto de soluções de curto e médio prazo já desenvolvidas pelo ME para apoiar os órgãos da administração pública federal no desenvolvimento de novas soluções de aprimoramento. O TransformaGov compreende ações em quatro dimensões: Gestão de Pessoas; Governança e Gestão Estratégica; Processos e Arranjos institucionais e estruturas organizacionais.

Com a celebração de seu Plano de Gestão Estratégica e Transformação Institucional, o Iphan possui, a partir de agora, metas a serem atingidas e se compromete a implementar iniciativas de transformação institucional dentro destas quatro principais premissas do plano.

Dentre as ações previstas pelo Iphan, para os próximos meses, estão: a digitalização de serviços e processos, a integração entre sistemas e bases de dados, a centralização de atividades de apoio, o aumento da eficiência e a otimização dos recursos humanos e dos materiais. Além da consolidação do plano estratégico, a reavaliação das estruturas organizacionais, a implementação de uma sistemática de monitoramento e iniciativas para o melhor uso dos recursos materiais.

“Vale destacar também como ações do Iphan dentro do programa, a implementação do Sistema Integrado de Gestão Patrimonial e do TáxGov estadual nas superintendências, além da adesão ao almoxarifado virtual, e a realização de capacitações na área de gestão de pessoas, alinhado com o planejamento estratégico”, ressaltou o diretor do Departamento de Planejamento e Administração do Iphan, Arthur Bregunci. De acordo com ele, o intuito do TransaformaGov é trazer ações na entidade como um todo, abrangendo também todas as superintendências, unidades descentralizadas e unidades especiais do Instituto.

A implementação do TransformaGov, no âmbito de cada órgão e entidade, ocorre por meio de várias etapas. As tratativas com o Iphan tiveram início em setembro de 2020. Em outubro, foi finalizado a etapa do diagnóstico. A ideação foi concluída no início de dezembro, e a elaboração do Plano de Gestão Estratégica e Transformação Institucional foi validada entre as equipes técnicas, no dia 14 de dezembro.
Todas as etapas são realizadas em parceria e com o acompanhamento da equipe da Secretaria Especial de Modernização do Estado da Presidência da República (SEME).

TransformaGov

O Programa de Gestão Estratégica e Transformação do Estado (TransformaGov) foi instituído pelo Decreto nº 10.382, de 28 de maio de 2020, e tem como objetivo modernizar a gestão estratégica dos órgãos integrantes da Administração Pública Federal Direta, Autárquica e Fundacional. Com isso, o Ministério da Economia espera otimizar a implementação de suas políticas públicas, conferir mais eficiência ao gasto público e entregar mais valor à sociedade. 

Dentre as ações contempladas no programa, estão: a busca pela simplificação, a digitalização, a integração e a centralização dos processos finalísticos, gerenciais e de suporte dos órgãos da Administração Pública e sua implementação ocorre a partir da celebração de um Plano de Gestão Estratégica e Transformação Institucional (PGT), celebrado entre a instituição e a Secretaria de Gestão do Ministério da Economia.

 

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
Juliana Brascher - juliana.brascher@iphan.gov.br
(61) 2024-5528
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr  |  www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr