Notícias
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Brasil contribui para nova Recomendação da ITU-T sobre Exposição Humana a Campos Eletromagnéticos
Crédito da foto: UIT
A Comissão de Estudos 5 (CE5) do Setor de Normalização da União Internacional de Telecomunicações (ITU-T), realizou reunião, em Genebra, entre 29/10 e 6/11. A Comissão é responsável pela definição de padrões internacionais relacionados à exposição humana a campos eletromagnéticos (EMF), sustentabilidade e eficiência energética em Data Centers, compatibilidade eletromagnética (EMC), segurança no setor de telecomunicações/TIC, entre outros. Na reunião, foi aprovada uma Recomendação sobre a exposição humana a campos eletromagnéticos, que contou com contribuições relevantes do Brasil, e que está recebendo sugestões de interessados no tema, até 13/12, no site da UIT.
Durante a plenária do dia 6/11 foi aprovada, por consenso, a Recomendação ITU-T K.160: “RF-EMF exposure assessment of devices operating close to the human body”, que estabelece diretrizes para a avaliação da exposição humana a campos eletromagnéticos gerados por dispositivos utilizados próximos ao corpo, como por exemplo: smartphones e equipamentos IoT.
O documento incorpora contribuições relevantes apresentadas pela delegação brasileira (incluindo a experiência acumulada nos últimos anos, na avaliação da conformidade de Taxa de Absorção Específica -SAR, por laboratórios de ensaio no Brasil) entre as quais se destacam:
-
procedimentos para otimização de ensaios de avaliação da Taxa de Absorção Específica (SAR)
-
requisitos para a avaliação de sensores de proximidade utilizados em telefones celulares e smartphones
-
método para verificação do protocolo de Time-Averaging SAR
-
programa de supervisão de mercado
-
diretrizes para avaliação do nível geral de exposição de dispositivos de RF
A Recomendação ITU-T K.160 encontra-se em Procedimento Alternativo de Aprovação para Novas Recomendações (AAP), com prazo para o recebimento de contribuições até 13/12. As contribuições podem ser enviadas pelo seguinte endereço: https://www.itu.int/t/aap/recdetails/11376.
A aprovação da Recomendação reforça o papel do Brasil na construção de padrões internacionais que promovem a segurança do usuário, a inovação tecnológica e a harmonização regulatória no setor de telecomunicações.