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      • Visita Preparatória para Educadores acontecerá dia 31 de julho
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Histórico do Mestrado Profissional do Iphan

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Publicado em 11/03/2024 15h08 Atualizado em 11/03/2024 17h51

A criação do Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural do Iphan consagra uma tradição de formação profissionalizante da Instituição no campo do patrimônio existente desde 1937. Isso envolve o desenvolvimento de pesquisas e trabalhos técnicos, resultando na construção de conhecimentos e sua difusão no cotidiano por meio de publicações com estudos desenvolvidos por servidores e colaboradores do Iphan, em linhas editoriais que vêm tendo continuidade por mais de ao longo de oitenta anos.

O Iphan contribuiu com o desenvolvimento do ensino superior em patrimônio no país, ao participar de iniciativas pioneiras, entre os anos 1970 e 1980, como o Curso de Especialização em Conservação e Restauração de Monumentos e Sítios Históricos (Cecre), vinculado à Universidade Federal da Bahia (UFBA) e o Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais (Cecor), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ressalta-se que tais cursos se dedicavam aos bens materiais, com ênfase em atividades de conservação e restauração de bens edificados. Essas atividades foram e são fundamentais ao campo da preservação, mas hoje se somam a uma abordagem múltipla mais abrangente e interdisciplinar, envolvendo diferentes tipos de bens e sua inserção na sociedade.

Entre as décadas de 1980 a 2000 o Iphan se transformou, adaptando-se ao novo contexto da preservação, com o ingresso de profissionais de diferentes áreas afins com novas concepções da preservação, como historiadores, antropólogos, cientistas sociais, museólogos, arqueólogos, pedagogos, antropólogos, além dos arquitetos que tradicionalmente estiveram na instituição.

O Programa de Especialização em Patrimônio (PEP) foi implantado pelo Iphan em 2004, contando com a cooperação técnica da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e com o apoio da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores. A ideia inicial era conceber um programa de estágio profissional na Instituição, oferecendo oportunidades a graduados para vivenciarem práticas de preservação, visando a um aprendizado com base na experiência e na troca de informações com os técnicos do Iphan.

Desde o início da sua concepção, o PEP valorizou uma perspectiva interdisciplinar e transversal das áreas do conhecimento. A proposta pedagógica estruturava-se a partir de processos dialógicos de ensino-aprendizagem entre alunos e técnicos do Iphan. Havia o entendimento de que nenhuma disciplina aglutinava, exclusivamente, as formulações teórico-metodológicas relativas à preservação do patrimônio cultural. Ademais, o formato dado ao Programa deveria constituir um ambiente de troca, um espaço onde os participantes, além de aprenderem com a prática e demais atividades do PEP, contribuiriam para a reflexão do trabalho do Iphan.

Duas turmas participaram da fase experimental do PEP, que contou com apoio da Unesco: os alunos ingressaram no Programa nos anos de 2005 e 2006, quando foi possível formalizar os principais procedimentos da nova experiência como um todo.  Em sua terceira turma (2007), o Programa teve o apoio da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), através de sua Fundação José Bonifácio (FUJB). Dentro da estrutura da UFRJ, o Laboratório de Pesquisa sobre Etnicidade, Cultura e Desenvolvimento (Laced) assumiu a coordenação das atividades, dispondo de um recém-doutor e de profissional para o apoio pedagógico ao PEP.

Em 2008, novos contatos precisaram ser feitos em função da impossibilidade de dar prosseguimento à parceria com o Laced. Para manter o padrão de excelência alcançado pelo Iphan, o Programa passou a contar com a parceria da Fundação Darcy Ribeiro (Fundar), que apresentou condições de trabalho compatíveis aos objetivos do PEP. O currículo da Fundação inclui o desenvolvimento de planos e programas na área educacional, de caráter científico, tecnológico, cultural e de pesquisa. Ao mesmo tempo, propõe constituir-se como espaço coletivo, voltado a uma formação de acordo com os ideais de seu fundador, o educador e sociólogo Darcy Ribeiro, privilegiando a abordagem de temas brasileiros nos campos da educação, literatura, cultura e meio ambiente.  

O Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural do Iphan decorre da experiência positiva do PEP. Tais aperfeiçoamentos nortearam-se a partir da Portaria Normativa n° 17, de 28 de dezembro de 2009, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) sobre mestrados profissionais, que inclui como instituições capacitadas universidades, instituições de ensino e centros de pesquisa, públicos e privados, que estejam calcados a partir da “experiência na prática do ensino e da pesquisa aplicada” (artigo 5°).

Ainda em 2009 houve uma avaliação positiva do então Programa de Especialização por parte de um consultor contratado pela Unesco. Dentre os pontos positivos, citam-se: interesse público pelo PEP, expresso nas inscrições aos editais de seleção, com média anual de 14 alunos/vaga; diagnóstico da inserção dos ex-alunos egressos do curso no mercado de trabalho do patrimônio cultural; processo de fortalecimento institucional proporcionado pela participação de supervisores e da equipe responsável pelo Programa, qualificando e incrementando a capacidade técnica dos servidores do Iphan, ao mesmo tempo em que viabilizava a formação dos alunos. 

A partir do interesse crescente de reforçar o interesse e o compromisso de internalizar e institucionalizar o Programa de forma permanente no Iphan, houve uma reunião de esforços para estruturar o Mestrado. Em 2010 a proposta de transformação do PEP em curso de pós-graduação stricto sensu, modalidade Mestrado Profissional, foi submetida para apreciação da Capes, do Ministério da Educação.  

A Capes aprovou a proposta de Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural do Iphan na 124ª reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) realizada entre 28 de fevereiro e 1º de março de 2011. O curso é reconhecido pelo Ministério da Educação por meio da Portaria MEC n° 978, de 26 de julho de 2012.

A criação do Mestrado do Iphan como parte do rol de Mestrados Profissionais da área interdisciplinar reconhecidos pela Capes/MEC proporcionou aos seus alunos a obtenção de um título equivalente aos Mestrados Acadêmicos, assim como conferiu ao Iphan o reconhecimento enquanto Instituição de Ensino Superior (IES) junto ao Ministério da Educação. Fortaleceu-se, portanto, o lugar conferido à temática do patrimônio cultural no sistema de ensino superior do país, juntamente com outras instituições como Fundação Casa de Rui Barbosa, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

A formação de escolas em órgãos públicos que tenham comprovada experiência em determinado campo de conhecimento está em consonância com o que vem sendo estimulado pelo Ministério de Educação, de se desenvolverem habilidades para trabalhos técnico-científicos em temas de interesse público, aproveitando os saberes desenvolvidos nesses órgãos. No caso do Iphan, considera-se, além de sua experiência no campo da preservação do patrimônio cultural desde a década de 1930, o papel desempenhado historicamente pelo órgão na promoção de pesquisas e cursos de formação em patrimônio cultural.

Além dos alunos bolsistas, o Mestrado conta com alunos servidores do Iphan (desde o ano de 2012) e com alunos de outras instituições (a partir de 2018). Os servidores do Iphan se candidatam e propõe o desenvolvimento de uma pesquisa relacionada à suas práticas institucionais. Os alunos de outras instituições podem desenvolver suas práticas cotidianas na própria instituição, desenvolvendo pesquisa relacionada às suas práticas, ou ainda, ficarem lotados em alguma unidade do Iphan, mediante negociações.

Por fim, cabe frisar a abrangência territorial do Iphan, alcançando hoje todos os estados brasileiros e grande quantidade de cidades com centros históricos tombados – além da sede em Brasília, há 27 superintendências estaduais, 37 escritórios técnicos e 6 unidades especiais. Toda essa rede da Instituição pode oferecer vagas para alunos do Mestrado. Entre as unidades especiais, o Iphan conta com o Centro Lucio Costa: Escola do Patrimônio, que abriga a Coordenação do curso, no município do Rio de Janeiro (RJ). É nesse contexto institucional de valorização da formação profissional que o Mestrado Profissional em Preservação Cultural se desenvolve atualmente.

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      • 70 anos da Carta do Folclore Brasileiro: chamamento público de artigos
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      • Prêmio Sílvio Romero de Monografias sobre Folclore e Cultura Popular
      • CNFCP realiza mostra “Sala do Artista Popular: aqui tem patrimônio”
      • Museu de Folclore Edison Carneiro apresenta a exposição de longa duração "Os objetos e suas narrativas"
      • Publicações do CNFCP para doação
      • Visita Preparatória para Educadores
      • Visitas Conversadas
      • Celebrar o Agora: 65 anos do CNFCP e 40 anos da SAP
      • Ver a Rua, Ser a Cidade - Roteiro de Arte Urbana com Airá OCrespo e Roteiros Geográficos do Rio
      • Oficina Artística com Recicláveis
      • Exposição SAP "Mundos Oníricos: Família Antônio de Dedé"
      • Oficinas artísticas com o artista Willi de Carvalho
      • Inscrições abertas para o Concurso Sílvio Romero de Monografias 2023
      • Programa incentiva pesquisa no Acervo do CNFCP
      • Parcerias do CNFCP/IPHAN com Universidades promovem a cultura popular
      • Oficina do Bebê Abayomi
      • Roteiro de Arte Urbana: nova edição na Primavera de Museus
      • Mostra sobre bonecas de Sergipe vai até 12 de novembro
      • Um Dedo de Prosa: Saberes e fazeres quilombolas do Maciço da Pedra Branca
      • A Sala do Artista Popular faz exposição sobre Quilombos da Zona Oeste carioca
      • Prêmio Silvio Romero de Monografias sobre Folclore e Cultura Popular 2023
      • Oficina do Bebê Abayomi
      • Chamada Pública
      • Aviso sobre fechamento de espaços de exposição
      • Mundo Ment
      • Roteiro de Arte Urbana: 3ª edição no Mês do Grafite
      • RUADENTRO - Ocupação de Graffiti na Sala do Artista Popular
      • Sala do Artista Popular recebe arte indígena Baniwa
      • Os sinos da liberdade sobre as cidades da escravidão - Curso Livre
      • Um Dedo de Prosa: o Graffiti e os Museus
      • CNFCP promove Visita Preparatória para Educadores
      • Lançamento on-line do filme Choro
      • CNFCP e Quilombo Ferreira Diniz realizam Cinema no quilombo
      • Contação de histórias Baniwa no CNFCP
      • Visitas conversadas na Semana Nacional de Museus
      • Oficina do Bebê Abayomi acontece no CNFCP
      • A arte da cerâmica Xakriabá é a nova exposição SAP
      • Roteiro de Arte Urbana “Ver a Rua, Ser a Cidade" comemora Semana Mundial do Meio Ambiente
      • Ingresso roteiro de arte urbana
      • Cooperação técnica-científica entre CNFCP/Iphan e Nugep/Unirio
      • Curso Acondicionamento para Arquivos Fotográficos
      • Nova Visita Preparatória para Educadores no dia 19 de junho
      • Abertas as inscrições para o Concurso Sílvio Romero 2024
      • Exposição “Nóis morre, as coisa fica”: artes populares no Brasil celebra 40 anos da SAP
      • Inscrições abertas para o Prêmio Mário de Andrade
      • Um Dedo de Prosa com os vencedores do Prêmio Sílvio Romero 2023
      • O Concurso Sílvio Romero faz homenagem a Mestra Noemisa
      • Prêmio Mário de Andrade de Fotografias Etnográficas
      • Concurso Silvio Romero - histórico
      • Visita Preparatória para Educadores acontecerá dia 31 de julho
      • CNFCP promove Roda de Conversa Patrimonialização de acervos: perspectivas contemporâneas
      • CNFCP prorroga inscrições para seleção de bolsistas
      • CNFCP promove o Encontro Na Gira do Tempo, evento que celebra seus 65 anos
      • A Sala do Artista Popular apresenta Aberaldo e o rio: esculturas da Ilha do Ferro
      • Concursos do CNFCP têm número recorde de inscritos
      • Na Gira do Tempo tem Mercado Brasil de Artesanato Tradicional
      • Exposição de fotografias etnográficas abre o Encontro Na Gira do Tempo
      • Encontro Na Gira do Tempo movimenta o Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular em grande celebração
      • Nova Visita Preparatória para Educadoras e Educadores está marcada para 25/09
      • Notícia
      • Roteiro de Arte Urbana integra a Primavera dos Museus 2024
      • CNFCP promove Encontro de Educação, Folclore e Culturas Populares
      • Exposição da Sala do Artista Popular traz Mulheres na Xilogravura
      • Exposição de fotografias etnográficas ocupa a Galeria do 3o. andar do CFNCP
      • CNFCP divulga novo cronograma da seleção de bolsistas para o Programa de Incentivo à Produção do Conhecimento Técnico e Científico
      • Prêmio Mário de Andrade: novo cronograma
      • Seleção de bolsistas para o Programa de Incentivo à Produção do Conhecimento Técnico e Científico: resultado final
      • Matrizes Tradicionais do Forró no estado do Rio de Janeiro são tema de encontros virtuais
      • Fechamento temporário do CNFCP
      • Oficina do Bebê Abayomi tem nova data
      • Centro Nacional de Folclore realiza Oficina de Capoeira Angola para Crianças
      • Divulgado o Resultado Preliminar do Concurso Sílvio Romero
      • Última SAP do ano reúne peças do Mercado Brasil de Artesanato Tradicional
      • Mapeamento das Matrizes Tradicionais do Forró no RJ é tema de encontro em Aldeia Velha (RJ)
      • Espaços de visitação fechados por falta de água
      • Divulgado o resultado final do Concurso Sílvio Romero 2024
      • Divulgado o Resultado Preliminar do Prêmio Mário de Andrade 2024
      • Centro Nacional de Folclore realiza Visita Conversada à exposição “Nóis morre, as coisa fica”
      • Mapeamento das Matrizes do Forró no Rio de Janeiro tem novo encontro virtual
      • Resultado Final do Prêmio Mário de Andrade 2024 é divulgado
      • Prorrogado o prazo de inscrições para o Concurso Sílvio Romero
      • Encontro do Mapeamento das Matrizes do Forró debate os Festivais
      • Centro Nacional de Folclore inaugura primeira exposição de 2025
      • Centro Nacional de Folclore realiza a primeira Visita Preparatória de 2025
      • O Mapeamento das Matrizes Tradicionais do Forró do Rio de Janeiro abre alas para o carnaval
      • Mapeamento das Matrizes Tradicionais do Forró no Estado do Rio de Janeiro: nova edição dos encontros virtuais debate presença feminina nos forrós
      • Visita Preparatória para Educadoras e Educadores: edição de abril
      • Bonecas que contam histórias Saberes das mulheres do Quilombo São José da Serra
      • Visita Preparatória apresenta conteúdos de ensino sobre folclore e cultura popular
      • Oficina de bonecas com artesãs do Quilombo São José da Serra - AVISO DE ADIAMENTO
      • Arquivo
      • Concurso Sílvio Romero de Monografias 2025: inscrições até domingo, 27 de julho
      • Exposição apresenta panorama da etnia Maxakali na Sala do Artista Popular/CNFCP
      • Exposição Maxakali e pré-estreia de filme emocionam público no CNFCP/Iphan
      • CNFCP realiza nova edição da Visita Preparatória para Educadoras e Educadores
      • exposição de longa duração Os objetos e suas narrativas
      • Visita conversada na exposição “Os objetos e suas narrativas” convida público a novas leituras da cultura popular com o João Carlos Artigos
      • Divulgada lista de inscrições homologadas no Concurso Sílvio Romero de Monografias 2025
      • Oficina de Bonecas de Palha de Milho e Bucha Vegetal ganha nova data e integra celebração do Dia do Patrimônio
      • Visita conversada com João Carlos Artigos celebra o Mês do Patrimônio no CNFCP
      • Visita conversada com Adiel Luna abre programação do Mês do Patrimônio no CNFCP
      • CNFCP promove edição de agosto da Visita Preparatória para Educadoras e Educadores
      • Encontro em Paraty reúne forrozeiros e forrozeiras da Costa Verde no dia 25 de agosto
      • Roda de conversa discute arquivos, territórios e direito à memória
      • CNFCP anuncia edição de setembro da Visita Preparatória para Educadoras e Educadores
      • Biblioteca Amadeu Amaral reabre com lançamento de livro e espetáculo
      • Oficina “Abayomi com Seis Nós” será realizada no CNFCP no dia 20 de setembro
      • Roteiro de Arte Urbana: "Ver a Rua, Ser a Cidade" volta em nova edição
      • Exposição apresenta fotografias vencedoras do Prêmio Mário de Andrade de Fotografias Etnográficas 2024
      • O universo lúdico e inventivo de Deneir Martins
      • Inscrições Abertas para a Oficina Abayomi com Seis Nós
      • Visita conversada com Adiel Luna volta ao Museu de Folclore
      • Seminário Biblioteca Viva: cultura popular e memória em diálogo
      • Visita Preparatória para Educadoras e Educadores: edição de outubro
      • Visita Preparatória para Educadoras e Educadores: edição de novembro
      • Oficina de Boneca Abayomi com Volume, Forma e Tema acontece em duas edições no CNFCP/Iphan
      • CNFCP/Iphan promove Oficina de Fotografia com Celular
      • CNFCP recebe lançamento do livro Argamassa, do artista popular Cascão, na Biblioteca Amadeu Amaral
      • CNFCP/Iphan divulga resultado preliminar do Concurso Sílvio Romero
      • CNFCP promove torneio do jogo Acarajé, criado por Valter Bispo, na Biblioteca Amadeu Amaral
      • Oficina de Brinquedos Populares com Sucata será realizada na Biblioteca Amadeu Amaral
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