Notícias
NOTA OFICIAL
Iphan amplia escopo de obras emergenciais em Igreja de São Francisco, em Salvador (BA)
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), informa que as obras emergenciais na Igreja de São Francisco, em Salvador (BA), vão seguir até final de fevereiro de 2026. Após a realização completa dos serviços previstos no contrato que teve vigência de março a outubro de 2025, foi assinado, no último dia 6 (segunda-feira), o Termo Aditivo para prorrogação dos trabalhos emergenciais, em razão da necessidade de maior intervenção no telhado. Essa complementação só pôde ser identificada com o desenvolvimento das obras emergenciais.
O MinC e o Iphan garantiram os recursos para a continuidade da intervenção, no valor de R$ 1.056.136,86, que prevê a substituição de aproximadamente 90% das telhas cerâmicas e de parte do madeiramento leve de sustentação da cobertura, além da consolidação estrutural das tábuas do forro, com objetivo de garantir um armazenamento adequado até que seja realizada a sua restauração completa.
Cabe ressaltar que já foram feitas a estabilização estrutural e fixação dos remanescentes do forro, além de catalogação, acondicionamento e armazenamento das peças soltas, conforme previsto no contrato.
O Iphan segue comprometido com a preservação do patrimônio cultural e continuará a atuar, dentro de suas competências, para garantir a segurança dos espaços históricos e de seus frequentadores.