Notícias
AVISO DE PAUTA
Iphan vota registro do Ofício das Tacacazeiras nesta terça-feira (25/11)
Nesta terça-feira (25/11), às 15h, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) pode reconhecer o Ofício das Tacacazeiras na Região Norte como patrimônio cultural do Brasil. A votação acontecerá durante a 111ª Reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, órgão colegiado do Iphan, composto por técnicos e representantes da sociedade civil, que delibera sobre o reconhecimento de bens culturais materiais e imateriais. O evento será realizado na modalidade híbrida, na sede do Instituto, em Brasília (DF), e ao vivo pelo Canal do Iphan no YouTube.
Jornalistas interessados na cobertura presencial da pauta devem encaminhar e-mail para comunicacao@iphan.gov.br com nome completo, CPF e veículo de comunicação.
Ofício de Tacacazeira
O pedido de registro do Ofício de Tacacazeiras começou em 2010, quando o Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP) solicitou a inclusão no Livro dos Saberes, como parte de um trabalho maior de documentação das celebrações e saberes relacionados à mandioca no Pará, que já havia sido incluído no Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC) em 2006. Em 2024, o processo ganhou novo impulso com o início da pesquisa e construção do dossiê, realizado em parceria com a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), aproximando ainda mais o reconhecimento como Patrimônio Cultural do Brasil.
SERVIÇO
Iphan vota registro do Ofício das Tacacazeiras nesta terça-feira (25/11)
terça-feira (25/11), às 15h
Sede do Iphan | SEPS 702/902, Torre A, Bairro Asa Sul, Brasília/DF, 70390-025 | Térreo
Transmissão ao vivo no Canal do Iphan no Youtube
Mais informações
comunicacao@iphan.gov.br
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGov
www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr