Notícias
RIO DE JANEIRO
Iphan participa do 3º Encontro de Estudos do Patrimônio Cultural, em Campos dos Goytacazes (RJ)
Foto: Instituto Federal Fluminense (IFF)
De 29 a 31 de outubro, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) participa do 3º Encontro de Estudos do Patrimônio Cultural, que será realizado na Casa de Cultura Villa Maria, em Campos dos Goytacazes (RJ). O evento é promovido pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), por meio de sua Diretoria de Cultura, em parceria com o Instituto Federal Fluminense (IFF). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio de um formulário virtual.
Com o tema “Sons ancestrais, futuros possíveis: ofícios, poéticas e valorização cultural”, o encontro busca fortalecer redes de diálogo entre universidades, comunidades e instituições culturais, promovendo o reconhecimento e a salvaguarda do patrimônio cultural como instrumento de cidadania, pertencimento e transformação social.
A proposta parte do entendimento de que o conhecimento vai além do ambiente acadêmico, abrangendo também os saberes tradicionais, populares e ancestrais, transmitidos por diferentes comunidades: afro-diaspóricas, rurais, urbanas e de povos tradicionais. O evento adota uma perspectiva decolonial, ao romper com visões hegemônicas da cultura e valorizar a pluralidade de memórias, práticas, territórios e modos de vida que formam a identidade cultural da região.
O Iphan integra a comissão organizadora do encontro, atuando como parceiro institucional e participando de todas as atividades da programação. A chefe do Escritório Técnico do Iphan na Região dos Lagos, Carina Mendes, representará o Instituto na mesa-redonda “O patrimônio material pode sobreviver à contemporaneidade?”, que reunirá pesquisadores e representantes de diferentes instituições para discutir os desafios da preservação e o papel do patrimônio na construção das identidades locais.
Parceria amplia ações do Iphan no interior fluminense
Durante a cerimônia de abertura, será celebrado o Protocolo de Intenção para a formalização de um Acordo de Cooperação Técnica entre o Iphan e a UENF. A iniciativa visa ampliar a presença institucional do Iphan nas regiões Norte e Noroeste Fluminense, fortalecendo a rede de agentes locais e a articulação com universidades e órgãos parceiros.
“O plano de trabalho está em fase de elaboração e deve contemplar ações de educação patrimonial, capacitação técnica e mapeamento de demandas locais, além da constituição da Casa de Cultura Villa Maria como Casa do Patrimônio, um projeto do IPHAN que se insere como estratégia de gestão compartilhada de ações educativas e fortalece as políticas públicas do patrimônio cultural nos territórios”, destacou Carina Mendes.
Na parceria também estão previstas iniciativas voltadas à preservação do patrimônio material, resultado da experiência conjunta positiva entre as instituições na restauração emergencial da Fazenda Campos Novos, em Cabo Frio, tombada pelo Iphan desde 2011.
Serviço:
Data: 29 a 31 de outubro
Horário: 8h30 às 20h
Local: Casa de Cultura Villa Maria
Endereço: R. Baronesa da Lagoa Dourada, 234 - Centro, Campos dos Goytacazes
Inscrições e informações: https://eventos.iff.edu.br/iiieepc-uenf
Mais informações
Assessoria de Comunicação Iphan - comunicacao@iphan.gov.br
Ana Carla Pereira – carla.pereira@iphan.gov.br