Notícias
PATRIMÔNIO E CLIMA
Iphan participa de painéis e debates na programação da COP 30
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) se faz presente em uma série de painéis e debates no âmbito da 30ª Conferência das Partes da Convenção da ONU sobre Mudança do Clima (COP30), em Belém (PA). O primeiro dos eventos com participação do instituto, o painel intitulado Fé e Floresta: O Sagrado na Cultura Amazônica, ocorreu na última segunda-feira (10) e contou com a mediação da superintendente do Iphan no Pará, Cristina Vasconcelos.
Já nesta quarta-feira (12), o Instituto participa do painel Patrimônio Cultural e Mudanças Climáticas na COP30, às 16h30. O evento abordará reflexões e experiências geradas em um ciclo de diálogos de mesmo nome, promovidos pelo Iphan nos últimos dois anos, em parceria com o Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos Brasil). A fala de abertura será do presidente do Iphan, Leandro Grass, que vem ressaltando as oportunidades existentes quando se promove a integração entre cultura, território e ação climática.
“Os eventos climáticos extremos têm ameaçado nosso patrimônio cultural, mas também reforçam seu valor como instrumento de desenvolvimento sustentável. Proteger o patrimônio é fortalecer as comunidades, conservar saberes e construir soluções resilientes para o futuro”, diz Grass.
Já na quinta-feira (13), às 11h15, será realizada a mesa redonda Cultura e Adaptação Climática: Financiamento para o Patrimônio Cultural como Bem Público Global. Organizada pelo Iphan e pelo Ministério da Cultura, a mesa redonda reunirá detentores do patrimônio cultural, agentes de financiamento climático, gestores públicos e pesquisadores, para discutir como o financiamento da adaptação climática pode fortalecer e salvaguardar o patrimônio cultural como bem público global. Com moderação do presidente do Iphan, o evento deve contar também com a participação da ministra Margareth Menezes, do secretário executivo do MinC, Márcio Tavares, entre outras autoridades.
No mesmo dia, às 12h30, o Instituto participa do workshop Patrimônio Cultural e Adaptação às Mudanças Climáticas, que abordará possíveis modos de integrar o patrimônio cultural aos Planos Nacionais de Adaptação (NAPs). O evento se insere no âmbito da Agenda de Ação da Presidência da COP30, que destaca a centralidade da cultura no Eixo 5 “Promoção do Desenvolvimento Humano e Social” e, mais especificamente, no Objetivo-Chave 19: “cultura, patrimônio cultural e ação climática”. Esses dois eventos do dia 13 serão transmitidos pelo canal do MinC no Youtube.
Confira os demais eventos com participação do Iphan na COP30:
14/11
-
14h30: Debate Mtur: Patrimônio Cultural no Plano Clima do Turismo Brasileiro: Convergências para um Brasil Sustentável. Participação: superintendente do Iphan no Pará, Cristina Vasconcelos. Local: Green Zone
-
16h: Painel: Populações tradicionais no centro do debate das mudanças climáticas. Participação: André Andrade (Iphan-PA). Local: Free Zone (Praça da Bandeira), Domo Vozes.
15/11
-
11h: Mesa coordenada pelo Iphan: Mudanças climáticas e patrimônio cultural brasileiro. Mediação: diretor do Departamento de Patrimônio Imaterial do Iphan, Deyvesson Gusmão. Fala de abertura e apresentação: Cristina Vasconcelos. Local: Free Zone (Praça da Bandeira).
18/11
-
14h: Painel: Arte e cultura como potencialidades transformadoras na proteção do planeta. Participação: André Andrade. Local: Free Zone (Praça da Bandeira), Domo Vozes.
19/11
-
14h: Painel Patrimônio Cultural Brasileiro no enfrentamento das mudanças climáticas. Moderação: Cyro Lins (Iphan-PA). Fala de abertura e apresentação: Cristina Vasconcelos. Local: Casa Brasil – Ministério do Turismo (Praça Waldemar Henrique).
Mais informações:
Assessoria de Comunicação do Iphan - comunicacao@iphan.gov.br
Renato Paiva - renato.paiva@iphan.gov.br
www.gov.br/iphan
www.facebook.com/Iphangov
www.x.com/IphanGovBr
www.instagram.com/iphangovbr
www.youtube.com/IphanGovBr