Notícias
ECONOMIA DO PATRIMÔNIO
Iphan apresenta primeiro relatório de pesquisa inédita em parceria com o Obec
Arte/Obec
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) apresentará, nesta quarta-feira (27/08), o Relatório da 1ª Etapa da Pesquisa Patrimônio Cultural, Economia e Sustentabilidade: Pressupostos Teóricos e Revisão da Literatura, em transmissão ao vivo no canal do Youtube, às 14h.
Este é o primeiro produto da Pesquisa Patrimônio Cultural, Economia e Sustentabilidade, uma iniciativa do Iphan com o Observatório da Economia Criativa (Obec). Posteriormente, os produtos serão:
- Relatório 2: Resultados da análise de seis bens culturais
- Relatório 3: Resultados da análise de seis bens culturais
- Cartilha sobre a sustentabilidade econômica do patrimônio cultural
- Atividades formativas com agentes culturais, servidores e gestores do patrimônio
Leandro Grass, presidente do Iphan, Cejane Pacini Leal Muniz, diretora do Departamento de Articulação, Fomento e Educação (Dafe) do Iphan, e Clara Marques Campos, coordenadora-geral de Fomento e Economia do Patrimônio do Dafe, participarão da solenidade. Além deles, Daniele Canedo, coordenadora do Obec, Cláudia Leitão, secretária de Economia Criativa do Ministério da Cultura, e Alexnaldo dos Santos, coordenador financeiro da Associação dos Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia (Asseba), são convidados.
Pesquisa Patrimônio Cultural, Economia e Sustentabilidade
A Pesquisa Patrimônio Cultural, Economia e Sustentabilidade é uma iniciativa inédita em âmbito internacional que visa identificar as dinâmicas econômicas associadas ao patrimônio cultural brasileiro e como elas contribuem para a sua sustentabilidade, preservação, salvaguarda e promoção. A equipe da pesquisa é composta por 12 integrantes do Obec e por servidoras da Coordenação-Geral de Fomento e Economia do Patrimônio do Iphan.
Viabilizada por um Termo de Execução Descentralizada (TED) celebrado no final de 2023 entre o Iphan e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), com vigência de três anos e aporte de R$ 1,5 milhão, a pesquisa contribui para a superação da escassez de dados e informações sobre a dimensão econômica do patrimônio cultural brasileiro, fornecendo subsídios importantes para políticas públicas e estudos futuros.
Obec
O Observatório da Economia Criativa é um grupo de pesquisa multidisciplinar e interinstitucional criado em 2014, a partir de um edital da Secretaria de Economia Criativa do Ministério da Cultura, como parte de uma rede nacional de observatórios vinculados a universidades federais para produzir conhecimento e experiências sobre a economia criativa local, estadual e nacional. É formado por docentes, discentes e pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (UFBA), UFRB e Universidade do Estado da Bahia (Uneb), além de pesquisadores independentes ou vinculados a outras instituições públicas e privadas.
Serviço
Mesa de Lançamento do Relatório da 1ª Etapa da Pesquisa Patrimônio Cultural, Economia e Sustentabilidade: Pressupostos Teóricos e Revisão da Literatura
Data: 27 de agosto
Horário: 14h
Link da transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=8z59PKdsBUE
Mais informações
Assessoria de Comunicação do Iphan - comunicacao@iphan.gov.br
Amanda Gil - amanda.gil@iphan.gov.br
Dúvidas - fomento@iphan.gov.br
www.gov.br/iphan
www.facebook.com/Iphangov
www.x.com/IphanGovBr
www.instagram.com/iphangovbr
www.youtube.com/IphanGovBr