Notícias
AVISO DE PAUTA
Conselho Consultivo vota registro do Ofício das Tacacazeiras na Região Norte e da Ourivessaria da Cidade de Natividade
Nos dias 25 e 26 de novembro, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) realizará a 111ª Reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural. Integram a pauta a apreciação do registo de dois bem imateriais e do tombamento de cinco bens materiais. O evento será realizado na modalidade híbrida com transmissão ao vivo pelo Canal do Iphan no YouTube
No campo do patrimônio imaterial, haverá deliberação sobre o registro do Ofício das Tacacazeiras na Região Norte e do Ofício da Ourivessaria da Cidade de Natividade (TO). Já em relação ao patrimônio material, será feita a apreciação do tombamento da Casa: Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba, do edifício da antiga Repartição Central de Polícia, Rua da Relação, n.40 (antigo DOPS)/ RJ; da Fábrica de Tecidos São Luis em Itu (SP); do sítio histórico e arqueológico de São José do Queimado, em Serra (ES); e do Terreiro de Jarê Palácio de Ogum, situado na Chapada Diamantina, no município de Lençóis (BA).
No primeiro dia de reunião, também haverá a apreciação da rerratificação do tombamento do bem Avenida Koeler: Conjunto Urbano-Paisagístico, em Petrópolis (RJ), bem como a apreciação da revalidação do Maracatu Nação e deliberações sobre a candidatura do bem Matrizes Tradicionais do Forró à Patrimônio da Humanidade.
Já ao final do segundo dia, vai ocorrer a apreciação do Relatório de Atividades do Conselho no período 2024/2025 e um agradecimento seguido de uma homenagem e despedida a 16 conselheiros cujos mandatos não podem mais ser renovados.
Confira a pauta do conselho na íntegra.
Serviço
111ª Reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural
Data: 25 e 26 de novembro de 2025
Horário: 9h às 18h, nos dois dias.
Modalidade híbrida com transmissão ao vivo pelo Canal do Iphan no YouTube
Mais informações
Assessoria de Comunicação Iphan - comunicacao@iphan.gov.br