Notícias
AVISO DE PAUTA
Conselho Consultivo do Iphan delibera sobre tombamento da Casa de José Lins do Rego e da Pedra Fundamental da Capital Federal
Nos dias 16 e 17 de setembro, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) realizará a 110ª Reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, que vai decidir sobre o reconhecimento de dois novos bens como Patrimônio Cultural do Brasil: a casa de José Lins do Rego (o Engenho Corredor, localizado em Pilar, na Paraíba) e a Pedra Fundamental da Capital Federal (monumento arquitetônico localizado em Planaltina/ DF).
A reunião será realizada na modalidade híbrida, das 14 às 18h, incluindo participações na sede do Instituto, em Brasília (DF) e on-line. A transmissão do evento será feita pelo canal do Iphan no YouTube.
No primeiro dia de reunião também será feito um informe sobre a alteração do nome do bem tombado “Antigas Docas Dom Pedro II”, situado no Rio de Janeiro, e sobre tema relacionado à Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30).
Para o segundo dia de reunião (17) está prevista apreciação da rerratificação do tombamento do conjunto urbano-paisagístico da Avenida Köeler, em Petrópolis, seguida de um informe do Departamento de Articulação, Fomento e Educação (DAFE/Iphan) sobre o Grupo Executivo da Estratégia de construção participativa das bases do Sistema Nacional do Patrimônio Cultural. Finalizando a pauta, haverá o Lançamento da 2ª Edição do Manual de Aplicação: Inventários Participativos – 2025.
Confira a pauta do conselho na íntegra.
Mais informações
Assessoria de Comunicação Iphan - comunicacao@iphan.gov.br