Notícias
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
Servidora do Iphan lança livro infantil sobre patrimônios de Fernando de Noronha (PE)
Foto: Márcia Hazin/Iphan
A historiadora, arquiteta e chefe do Escritório Técnico do Iphan no Parque Histórico Nacional dos Guararapes/Fernando de Noronha, Márcia Hazin, lançou, ao lado da jornalista Cláudia Prosini, o livro infantil “Telma Buia e o Patrimônio Cultural de Fernando de Noronha”. O evento de lançamento - que ocorreu na última sexta-feira (8/8), na Fundação Projeto Tamar, e no sábado (9/8), no Forte Nossa Senhora dos Remédios - reuniu moradores, turistas e dezenas de crianças da Escola de Referência em Ensino Médio Arquipélago de Fernando de Noronha.
A obra narra a aventura de Telma Buia, uma Mabuia - uma espécie de lagartixa - que decide explorar seu território e conhecer os bens históricos e culturais de Noronha, como fortes, igrejas e construções tombadas pelo Iphan. Durante a jornada, a personagem encontra outros animais nativos que ajudam a contar a história e a importância do patrimônio natural e arquitetônico do arquipélago.
O lançamento na Fundação Projeto Tamar contou com a presença das autoras e da ilustradora Mirela Hazin, além de atividades interativas para as crianças. O contador de histórias Guga animou o público com a narrativa do livro.
No sábado, o cenário histórico do Forte Nossa Senhora dos Remédios deu um tom especial à segunda sessão de autógrafos, reforçando a mensagem central da obra: a valorização e preservação do patrimônio cultural e ambiental de Fernando de Noronha.
Segundo Márcia Hazin, é fundamental que a criança compreenda que faz parte de uma história. Esse entendimento cria vínculos afetivos com o ambiente em que ela vive e a ajuda a perceber que o patrimônio cultural é um registro de fatos históricos.
“Dessa forma, ela passa a compreender sua própria história, contribuindo para a formação da sua identidade cultural, que se fortalece à medida que entende que deve preservar, pois esse patrimônio é parte da história das pessoas que contribuíram para que a comunidade seja o que é hoje”, concluiu a chefe do Escritório Técnico do Iphan no Parque Histórico Nacional dos Guararapes/Fernando de Noronha.
Mais informações
Assessoria de Comunicação Iphan - comunicacao@iphan.gov.br
Ana Carla Pereira – carla.pereira@iphan.gov.br
