Notícias
CONSTRUÇÃO PARTICIPATIVA
Rolezinho do Andanças do Patrimônio: submissões devem ser feitas até 20 de outubro
Foto: Lucas Calisto/Secult-CE
Com o fim do período de realização dos Rolezinhos do projeto Andanças do Patrimônio, agora, os organizadores devem se atentar ao prazo de envio das submissão das contribuições, que vai até 20 de outubro. Elas devem ser feitas por e-mail, para spnc@iphan.gov.br.
O Rolezinho é uma das modalidades da iniciativa que tem como objetivo elaborar as bases do Sistema Nacional de Patrimônio Cultural (SNPC): o 1º Plano Nacional Setorial de Patrimônio Cultural (PNSPC) e do Marco Regulatório. Eles são documentos estratégicos que servirão para orientar a atuação governamental e promover mais transparência e participação social na gestão do patrimônio cultural.
A alternativa surgiu da necessidade de garantir e ampliar a participação social. Além disso, também representava uma oportunidade para grupos, comunidades, instituições ou qualquer pessoa interessada em discutir temas relacionados ao patrimônio que não tiveram a chance de participar das atividades de escuta participativa do Andanças do Patrimônio.
Andanças do Patrimônio
Liderado pela Coordenação-Geral do Sistema Nacional de Patrimônio Cultural (CGESP), dentro da estrutura do DAFE/Iphan, o projeto Andanças do Patrimônio pretende estabelecer as bases do Sistema Nacional de Patrimônio Cultural (SNPC), em conjunto com detentores, fazedores e trabalhadores do patrimônio. O objetivo é construir as diretrizes e os principais pontos da agenda de políticas públicas para cuidar do Patrimônio Cultural. Reunindo grupos e comunidades, gestores de políticas públicas, pesquisadores, mestres e mestras, estudantes do campo, profissionais, organizações públicas e privadas atuantes na preservação e salvaguarda do Patrimônio Cultural, e toda a sociedade interessada, o Andanças busca ampliar a discussão sobre como preservar e promover o patrimônio.
Percorrendo os 26 estados e o Distrito Federal, o projeto vai realizar diagnósticos, mobilizar atores, firmar acordos, discutir as competências e divisão de responsabilidades para a gestão e preservação do Patrimônio Cultural, culminando na formulação participativa do 1º Plano Setorial Nacional de Patrimônio Cultural e na constituição das diretrizes para o Marco Regulatório do SNPC.
Mais informações na página do projeto Andanças do Patrimônio.
Mais informações
Assessoria de Comunicação do Iphan - comunicacao@iphan.gov.br
Amanda Gil - amanda.gil@iphan.gov.br
Dúvidas — spnc@iphan.gov.br
www.gov.br/iphan
www.facebook.com/Iphangov
www.x.com/IphanGovBr
www.instagram.com/iphangovbr
www.youtube.com/IphanGovBr