Notícias
MESTRADO PROFISSIONAL
Fotografia digital na Comunicação Pública é tema de pesquisa
ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ
O Centro Lucio Costa, unidade especial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), convida a todos para a banca de defesa da dissertação de Mariana Ribeiro Alves, para a conclusão de curso do Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural do Iphan. A defesa será realizada nesta terça-feira (9/12), às 9h30, na sede do Mestrado, localizada no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro (RJ). Também será possível acompanhar pelo canal do Mestrado no Youtube.
A dissertação "Salvar não é preservar: os desafios da fotografia digital na Comunicação do Iphan" discute os desafios de preservação e gestão das fotografias digitais produzidas pelo Instituto. A análise foi desenvolvida a partir da experiência profissional supervisionada da autora na Coordenação-Geral de Comunicação Institucional (CGCOM/Iphan) e aprofundada com a realização de entrevistas.
Na pesquisa, a mestranda examina a fotografia pública como instrumento de registro, memória e poder, destacando sua importância para a comunicação institucional e para a valorização do patrimônio cultural brasileiro. O estudo identifica riscos à preservação da memória decorrentes da obsolescência tecnológica, da dispersão de informações e da fragilidade na organização dos acervos.
Ao evidenciar as diferenças entre “salvar” e “preservar”, a autora ressalta a necessidade de fluxos de trabalho e padrões técnicos que assegurem acesso contínuo, integridade dos arquivos e transparência pública.
Banca Examinadora:
Dr. Hilário Figueiredo Pereira Filho (Orientador - Mestrado Profissional do Iphan)
Dra. Lia Motta (Mestrado Profissional do Iphan)
Dr. Eduardo Augusto Costa (USP)
Supervisora: Clélia da Conceição Lima (CGCOM/Iphan) e atual Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos)
Serviço:
Data: 9 de dezembro
Horário: 9h30
Local: Palácio Gustavo Capanema
Endereço: Rua da Imprensa, 16, 8º andar - Centro, Rio de Janeiro
Clique aqui para acompanhar a transmissão no canal do Mestrado no YouTube.
Mais informações
Assessoria de Comunicação Iphan - comunicacao@iphan.gov.br