Notícias
PROGRAMAÇÃO CULTURAL
5ª Matança do Boi Canarinho: festividade celebra São Sebastião e diversidade em Fortaleza (CE)
Foto: Arquivo Pessoal
Neste domingo (25/01), acontece a 5ª Matança do Boi Canarinho, na sede da Casa das Negas, em Fortaleza (CE), às 16h. O evento gratuito e aberto ao público celebra São Sebastião, que é cultuado como Oxóssi nas religiões de matriz africana, em uma versão da tradicional brincadeira, mesclando política, religião e representatividade.
O Bumba meu Boi Canarinho foi um dos 18 projetos vencedores do 37º Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, em 2024, contemplado com R$ 30 mil. A premiação reconhece, em nível nacional, ações de excelência para preservação e salvaguarda do Patrimônio Cultural brasileiro e naquele ano teve como tema “Visibilidade de gênero na economia do patrimônio”.
Com duração de cerca de três horas, a apresentação é um ritual de passagem realizado anualmente no dia 20 de janeiro, data que celebra São Sebastião. Os arquétipos, símbolos e ritos representam a formação da sociedade brasileira e revelam a importância do território afro-indígena na constituição cearense.Em entrevista para a revista do Prêmio Rodrigo de 2024, Hesse Santana, mestre vaqueiro e homem trans negro fundador do Boi Canarinho, explicou a história contada durante a matança:
"A festa conta a história de uma vaqueira que cuida dos bois do rei. Certo dia, ela precisou matar o animal para alimentar seu povo e acabou perseguida pelas forças armadas. Assim, começou uma briga entre militares, vaqueiros e povos escravizados. Os ciganos a viram machucada, espalharam a notícia, mas nada impediu que ela fosse amarrada ao mourão. Em diálogo, a capitã coloca à prova a fé da vaqueira, que confirma que há alguém que rege por ela e por sua vida. Ao chamar três vezes 'valei-me São Sebastião', o cordão vermelho se levanta, a vaqueira se desprende, e a brincadeira toma forma", contou Hesse.
O Bumba meu Boi Canarinho
Criado em 2021, o Bumba meu Boi Canarinho nasceu de um presente dado a Hesse, em 2019, por um dos maiores mestres do Bumba meu Boi no Ceará, Mestre Zé Pio: um Boi para ele comandar. O Boi foi preparado por dois anos com ancestrais umbandistas e entidades juremeiras, até Hesse decidir criar o projeto.
O grupo conta com 50 brincantes e colaboradores. Em quatro anos de existência, foram realizados o nascimento, o batizado e três matanças do boi que carrega as cores da bandeira LGBTQIA+ como um símbolo central de sua identidade e missão. O objetivo é permitir que os brincantes participem da manifestação cultural de forma plena, sem a necessidade de esconder sua orientação sexual, identidade de gênero ou religiosidade.
A Casa das Negas
A Casa das Negas, sede do grupo, é um espaço de cultura, valorização e apoio das mulheres, negros e LGBTQIA+ da periferia de Fortaleza, que busca proporcionar formação e conscientização sobre os direitos humanos, sobretudo no que se refere aos direitos raciais e de gênero, e formular mecanismos de combate ao racismo, à misoginia e à LGBTfobia, principalmente através da arte e da cultura.
A liderança de Hesse Santana traz uma nova configuração ao Bumba meu Boi, transformando-o em um espaço de combate às relações de poder marcadas por uma heteronormatividade masculina, tornando o ritual um ato de afirmação de vida e memória para a população negra e LGBTQIA+. Além de sua identidade de gênero, Hesse é Pai de Santo Juremeiro, o que une a pauta trans à ancestralidade negra e de terreiro, permitindo que a espiritualidade da Jurema e da Umbanda, religiões afro-indígenas, seja vivenciada abertamente, integrando ritos religiosos à festa do Boi.
Serviço
5ª Matança do Bumba meu Boi Canarinho
Data: 25 de janeiro (domingo)
Horário: às 16h
Local: Casa das Negas
Endereço: R. Estevão de Campos, 1201 - Barra do Ceará, Fortaleza (CE)
Mais informações: (85) 98214-6605
Entrada gratuita
Mais informações
Assessoria de Comunicação Iphan - comunicacao@iphan.gov.br
Amanda Gil – amanda.gil@iphan.gov.br
www.gov.br/iphan
www.instagram.com/iphangovbr
www.facebook.com/IphanGov
www.x.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr
