Notícias
MÊS DO PATRIMÔNIO
3ª Semana do Patrimônio em Rondônia promove diálogo sobre preservação cultural
Apresentação cultural do Grupo Abadá Capoeira - Foto: Émile Eni Silva - Iphan-RO
A Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Rondônia realiza, a partir do dia 28 de agosto de 2025, a 3ª Semana do Patrimônio do Iphan em Rondônia, evento integrando a programação nacional do Mês do Patrimônio. . O evento, que ocorre no Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, em Porto Velho, é gratuito e não é necessário se inscrever.
Durante três dias, a programação em Rondônia reunirá técnicos do Iphan, parceiros institucionais e a comunidade em atividades que incluem palestras, oficinas, apresentações culturais e rodas de conversa. O objetivo é aproximar a sociedade da atuação do órgão, ampliando o conhecimento sobre as normas de preservação, as possibilidades de uso sustentável do patrimônio e o papel das comunidades na salvaguarda cultural.
A superintendente substituta do Iphan em Rondônia, Mônica Castro, destaca que a 3ª Semana do Patrimônio foi pensada para ampliar o diálogo entre a instituição e a sociedade local. “Considerando a proposta do Iphan para o Mês do Patrimônio Cultural este ano, e especialmente para as semanas, buscamos intensificar esse diálogo com a sociedade”, explica. Segundo ela, a programação em Rondônia tem como base o tema participação social, territórios e sustentabilidade, e foi estruturada para oferecer três dias de encontros com parceiros e a comunidade.
Mônica ressalta que a presença do Iphan no evento será uma oportunidade de aproximação e escuta. “O Iphan tem suas normativas, sua legislação e orientações técnicas, mas cabe a nós, técnicos, entendermos como elas se aplicam nesse território a partir das demandas que as pessoas nos trazem”, afirma. Para isso, a divisão técnica estará disponível, apresentando as formas de atuação e esclarecendo dúvidas. “Queremos mostrar nossas possibilidades de atuação, mas também reconhecer nossos limites, construindo parcerias em iniciativas que dialogam com a preservação do patrimônio cultural”, completa.
O Mês do Patrimônio
Agosto é o Mês do Patrimônio e, em 2025, com o tema “Participação Social, Territórios e Sustentabilidade” o Iphan tem uma agenda de ações por todo o território nacional articuladas pelas superintendências regionais do órgão e pela sociedade civil organizada.
A programação nacional é inspirada no Dia do Patrimônio, comemorado em 17 de agosto, data de nascimento do advogado e escritor Rodrigo Melo Franco de Andrade (1898–1969), fundador do Iphan em 1937. A data celebra e promove a preservação do patrimônio cultural material e imaterial do Brasil.
Serviço:
3ª Semana do Patrimônio em Rondônia
Programação:
28 de agosto – quinta-feira - 18h
Abertura oficial
Apresentação cultural: Grupo Abadá Capoeira
Palestra: A importância do patrimônio histórico cultural e material – O papel do Iphan junto à preservação e divulgação – Alyne Mayra (Diretora CNA/Iphan)
Palestra: Mas, afinal, quando e como acesso o Iphan? – Mônica Castro (Superintendente Substituta do Iphan/RO)
Oficina técnica: Tenho um projeto em área protegida. E agora? Como remeter projetos de uso e modificação de bem tombado – Bruno Freitas (Técnico do Iphan/RO)
29 de agosto – sexta-feira - 18h
Apresentação cultural: Boi Bumbá Az de Ouro
Palestra: Apresentação dos trabalhos no Centro Histórico de Porto Velho – Grupo de Pesquisa em Arqueologia da Amazônia Meridional - GPAAM/UNIR
30 de agosto – sábado - 18h
Encerramento
Apresentações de artistas locais no palco Pôr-do-Sol