Gestão Presente na Escola
O Gestão Presente na Escola (GPE) é uma ferramenta inovadora e gratuita, desenvolvida como parte da plataforma MEC Gestão Presente, com o objetivo de automatizar e otimizar os processos administrativos e pedagógicos das escolas públicas brasileiras. Seu principal objetivo é modernizar a gestão escolar, facilitando atividades rotineiras, como matrícula, enturmação, diário de classe, entre outras, garantindo mais eficiência e liberando tempo para o foco nas atividades pedagógicas.
Com o Gestão Presente na Escola, a gestão se torna mais transparente, organizada e eficaz, de modo a permitir que as equipes escolares tenham acesso a dados atualizados e precisos, essenciais para uma tomada de decisão informada e estratégica. O uso do GPE também pode reduzir significativamente a burocracia, simplificando, por meio da tecnologia, algumas tarefas diárias da organização escolar, acelerando processos administrativos.
Além disso, a ferramenta atua como um suporte tanto para diretores quanto para professores, oferecendo funcionalidades específicas para a gestão da sala de aula. Entre essas funcionalidades, destaca-se o diário de classe digital, que facilita o acompanhamento das notas, o planejamento anual, o conteúdo programático e a frequência dos alunos.
Para a coleta diária de frequência, o sistema conta com um aplicativo que pode ser utilizado sem a necessidade de conexão com a internet, permitindo que os professores registrem a presença dos alunos de forma prática e eficiente, mesmo em ambientes com baixa conectividade. Esse recurso garante que os dados sejam sincronizados automaticamente assim que houver conexão, assegurando que as informações sejam atualizadas em tempo real no sistema.
Funcionalidades principais
Matrícula e enturmação digital – O GPE permite que as matrículas sejam feitas de forma on-line e centralizada, facilitando o processo tanto para os gestores escolares quanto para os pais e responsáveis. Além disso, a enturmação é automatizada, permitindo que os alunos sejam alocados nas turmas adequadas de maneira eficiente e sem complicações.
Diário de classe digital – Professores podem registrar a frequência, as notas e o desempenho dos alunos diretamente no sistema, substituindo o diário de papel por uma solução digital. Isso não apenas economiza tempo, mas também melhora o acesso às informações, facilitando o acompanhamento acadêmico em tempo real por parte dos gestores e famílias.
Quadro de horários e alocação de professores – O GPE automatiza a criação do quadro de horários, permitindo uma distribuição otimizada das aulas e garantindo que as necessidades de cada turma sejam atendidas de forma eficiente. A alocação de professores também é simplificada, permitindo ajustes dinâmicos conforme necessário, com base nas demandas das turmas e disciplinas.
Aplicativo plug and play para registro de frequência – Uma funcionalidade inovadora do Gestão Presente na Escola é o aplicativo de registro de frequência que funciona de forma off-line. Mesmo em escolas com conectividade limitada, os professores podem registrar a presença dos alunos, e os dados serão automaticamente sincronizados com o sistema assim que a conexão for restabelecida.
Integração com o Sistema Gestão Presente (SGP) – O GPE está totalmente integrado ao SGP, permitindo a troca de informações e dados de maneira padronizada e segura. Isso assegura a interoperabilidade entre as redes de ensino e as escolas, garantindo que as informações dos estudantes estejam atualizadas e sincronizadas em todos os níveis de gestão educacional.
Exemplo de uso
Em uma escola que utiliza o GPE, o processo de matrícula é simplificado para a equipe escolar, que pode organizar as inscrições de forma mais ágil. As turmas são organizadas de maneira automatizada, facilitando a alocação de professores e a otimização do quadro de horários. Durante o ano letivo, os professores utilizam o diário de classe digital para registrar a presença e as notas dos alunos. Esses dados são acessíveis em tempo real para a gestão da escola, que pode acompanhar o desempenho e frequência dos estudantes, garantindo uma gestão pedagógica e administrativa mais eficiente.
1º Ciclo de Implementação
Em 2025, mais de 2.000 redes de ensino manifestaram interesse em participar do módulo GPE. Considerando os limites operacionais do sistema e a capacidade técnica de implementação, o Ministério da Educação selecionou 800 redes públicas para compor o 1º Ciclo de Implementação, com base em critérios técnicos validados pelo Comitê Tripartite — instância colegiada que coordena a gestão e a implementação da Plataforma MEC Gestão Presente, com representantes da União, dos estados, dos municípios e do Distrito Federal.
A seleção das redes considerou os seguintes critérios:
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Adesão formal ao GPE;
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Redes sem oferta de ensino médio;
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Existência de nível mínimo de conectividade, assegurando o uso adequado da tecnologia;
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Prioridade para municípios de pequeno e médio porte, especialmente em contextos com desafios administrativos;
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Maior taxa de abandono escolar nos anos finais do ensino fundamental, fortalecendo o compromisso com a redução das desigualdades educacionais;
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Distribuição regional e proporcionalidade das matrículas, assegurando representatividade federativa.
A lista completa dos municípios está disponível aqui*.
*Os municípios do estado do Paraná não foram incluídos, uma vez que, atualmente, o Estado e seus municípios utilizam um sistema unificado de gestão educacional, implementado por meio do regime de colaboração. Esse sistema estadual está em processo de integração com o Sistema Gestão Presente (SGP), o que permitirá, futuramente, a participação coordenada das redes paranaenses na Plataforma MEC Gestão Presente.
Formação e início da operação local
As atividades de formação das redes-piloto e o envio de dados SGP foram iniciados no primeiro semestre de 2025 e ampliados para 800 municípios participantes do 1º Ciclo no mês de julho. As equipes locais recebem capacitação técnica voltada para o uso autônomo da ferramenta, promovendo a digitalização e a qualificação da gestão escolar.
As redes são integradas a canais diretos de comunicação e acompanhamento organizados pelo MEC, garantindo apoio contínuo às equipes responsáveis pela implementação do sistema.
2º Ciclo de Implementação
O 2º Ciclo de Implementação está previsto para 2026, com o objetivo de ampliar o acesso ao GPE a um número ainda maior de redes públicas municipais. O processo será orientado pelos aprendizados do ciclo inicial e seguirá critérios técnicos, sempre considerando a escuta qualificada das redes educacionais.