Interações
-
-
O que é a Rede de Intersetorialidade com a Educação?
Iniciativa do MEC que visa promover práticas intersetoriais desenvolvidas nos municípios para a garantia integral do direito à educação aos estudantes.
-
Quais os objetivos da Rede?
-
Visibilizar as ações intersetoriais desenvolvidas nos municípios
-
Contribuir com a construção de agendas de política públicas mais integradas e sustentáveis
-
Fortalecer as redes de colaboração entre gestores públicos, acadêmicos, representantes da sociedade civil e especialistas de diferentes áreas
-
Favorecer o intercâmbio entre pares para o aperfeiçoamento da prática intersetorial
-
Disseminar práticas e metodologias intersetoriais que apoiem a elaboração dos planos decenais de educação
-
-
Quais os eixos estruturantes da Rede?
Governança Intersetorial; Intersetorialidade nos Planos Decenais de Educação; Segurança e proteção no Ambiente Escolar; Educação Ambiental e Mudança Climática; Busca Ativa Escolar; Primeira Infância e Sistema de Garantia de Direitos; Recomposição das Aprendizagens; Programa Saúde na Escola; Equipamentos Intersetoriais de Convivência Comunitária; Políticas de Educação Integral, Integrada e em Tempo Integral.
-
Como os municípios podem participar da Rede?
Os municípios podem participar da Rede em dois passos:
-
Preencher o formulário de levantamento de experiências intersetoriais de educação, e
-
Aguardar o convite para participação em seminário on-line, desenhado sob medida, conforme experiência descrita no formulário, que acontece mensalmente
-
-
Quem pode participar da sistematização de experiências na Comunidade de Práticas?
Profissionais da educação responsáveis por ações intersetoriais no âmbito municipal indicados pelos secretários de educação.
-
Como funciona o Programa de Sistematização de Experiências de Intersetorialidade na Educação?
Nesta fase inicial, o Programa se desenvolve a partir de um fórum de apresentação e três blocos de atividades que correspondem ao processo de sistematização: identificação do problema, descrição das ações empreendidas com apoio de evidências e avaliação dos resultados.
Os blocos são sequenciais, com moderação e acompanhamento técnico, têm duração definida e contam com um respectivo fórum de apoio ao desenvolvimento das atividades. Ao final do Programa, o relato das experiências sistematizadas é veiculado no Repositório digital InterAções para consulta pública e é publicado no Fascículo de Experiências Intersetoriais.
-
Como acessar o Repositório InterAções de materiais técnicos, pesquisas e experiências sistematizadas?
O repositório está disponível em www.interacoes.ltap.edu.br .
-
Como enviar documentos referentes às experiências intersetoriais para o Repositório digital InterAções?
Nesta fase inicial o envio de documentos é encaminhado primeiro por meio do preenchimento do formulário (passo 1), em seguida, a pertinência e relevância da educação é avaliada por meio do seminário específico realizado on-line.
-
Como se inscrever para os cursos autoinstrucionais?
A inscrição, quando disponível, deverá ser feita diretamente na plataforma https://intersetorial.mec.gov.br , por meio de cadastramento on-line
-
O que é a Rede de Intersetorialidade com a Educação?