Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Ministério da Educação
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Estrutura Organizacional
      • Competências
      • Base Jurídica
      • Quem é Quem
      • Perfil Profissional
      • Horário de Atendimento
      • Atos Normativos
      • Galeria de Ministros
      • História
      • MEC 95 anos
    • Ações e Programas
      • Programas, Projetos, Ações, Obras e Atividades
      • Carta de Serviços
      • Renúncia de Receitas
      • Governança
    • Participação Social
      • Ouvidoria
      • Audiências e Consultas Públicas
      • Conselhos e Órgãos Colegiados
      • Conferências
      • Editais de Chamamento Público
      • Outras Ações
      • Grupos de Trabalho
    • Auditorias
      • Prestação de Contas
      • Rol de Responsáveis
      • Relatórios da CGU
      • Plano Anual de Atividades de Auditoria Interna - PAINT
      • Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna - RAINT
      • Ações de Supervisão, Controle e Correição
      • Demonstrações Contábeis
    • Convênios e Transferências
      • Repasses e transferências de recursos financeiros
      • Acordos de Cooperação Técnica
      • Acordo de Cooperação
      • Organizações Sociais
    • Receitas e Despesas
      • Despesas
      • Gastos com Publicidade
      • Receitas
      • Emendas de Relator
    • Licitações e Contratos
      • Atas de Registro de Preços
      • Avisos de Sessão Pública
      • Contratos
      • Dispensas de Licitações
      • Execução Descentralizada
      • Licitações
      • Inexigibilidades de Licitação
      • Pesquisa Pública
    • Servidores
      • Servidores
      • Aposentados e Pensionistas
      • Concurso Público
      • Empregados Terceirizados
    • Informações Classificadas
    • Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
      • Orientações gerais sobre a LAI
      • Destaques do SIC
      • Relatórios de Atividades
      • Legislação e Manuais
      • Fluxos
      • Relatórios
    • Perguntas Frequentes
      • 100 Novos IFs
      • 3ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica
      • 4ª Edição da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica
      • 5ª Edição da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica
      • Acelera NIT Brasil
      • Acesso à Informação
      • Acordo de Gratuidade
      • Adesão ao programa Escola das Adolescências
      • Bolsa Permanência
      • BRICS
      • Carteira Nacional Docente do Brasil
      • CNIJMA
      • COP30 no Brasil
      • Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA)
      • Conferência Nacional de Educação (Conae)
      • Consolidação da Rede Federal
      • Criança Alfabetizada
      • Cursos de Medicina
      • Dados abertos
      • Demanda por Qualificação Profissional
      • Diploma Digital
      • Edital de Chamada Pública | Programa Mais Médicos
      • Educação Conectada
      • Educação Escolar Indígena
      • Educação Superior
      • Educação a Distância
      • Ensino Médio
      • Ensino Médio Mais
      • Escola das adolescências
      • Escolas Conectadas
      • Escuta Nacional de Professores e Professoras que Ensinam Matemática
      • Financiamento da Educação
      • Fundo de Financiamento Estudantil - Fies
      • Fundo de Investimento em Infraestrutura Social (FIIS)
      • Interações
      • Jornada do Estudante
      • Juros por Educação
      • Mais Professores
      • MEC Gestão Presente
      • Novo PRONACAMPO
      • Oferta Voluntária Pronatec
      • Ordem do Mérito Educacional
      • Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens
      • Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo
      • Partiu IF
      • PDDE Equidade
      • Plano de Ações Articuladas (PAR)
      • Plano Nacional de Educação
      • PNEEI
      • Política Nacional de Assistência Estudantil (PNAES)
      • Política Nacional de Educação Infantil (PNEI)
      • Política Nacional de Educação Profissional e Tecnológica
      • Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (Pneerq)
      • Política de Regulação e Supervisão da Educação Superior
      • Prilei
      • Privacidade e Proteção de Dados Pessoais
      • Proec
      • Profissionais do Futuro
      • Profuncionário
      • Programa Acompanhamento da Frequência Escolar
      • Programa Brasil Alfabetizado
      • Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE)
      • Programa Educação em Prática
      • Programa Escola e Comunidade
      • Programa Escola em Tempo Integral
      • Programa Escola que Protege
      • Programa Mulheres Mil
      • Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
      • Programa Nacional de Inclusão de Jovens
      • Programa Nacional do Livro e do Material Didático
      • Programa Toda Matemática
      • Programa Universidade para Todos (Prouni)
      • Programa de Acompanhamento e Formação Continuada para o Ensino Multisseriado (Praema)
      • Programa de Apoio e Promoção da Indicação Geográfica (IG) na Rede Federal
      • Programa de Educação Tutorial (PET)
      • Programa de Formação Continuada para Diretores Escolares e Técnicos das Secretarias de Educação (Proditec)
      • Programa de Incentivo à Qualificação (PIQ)
      • Programa de Mobilidade Acadêmica Regional para Cursos Acreditados pelo Sistema ARCU-SUL (MARCA)
      • Prouni
      • Prêmio MEC da Educação Brasileira
      • Pé-de-Meiaㅤ
      • Pós-graduação lato sensu em gestão da escola
      • Rede Certifica
      • Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP)
      • Rede de Inovação para a Educação Híbrida (RIEH)
      • Residência Médica
      • Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior - SERES
      • Semana da Escuta das Adolescências nas Escolas
      • Sistema Nacional de Educação (SNE)
      • Sisu
      • Tira dúvidas
      • #TôComProf
      • Uso de Celulares nas Escolas
      • Universidade Federal do Esporte (UFEsporte)
      • Universidade Federal Indígena (Unind)
      • Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (ProLEEI)
      • Compromisso Nacional pela Qualidade e Equidade na Educação Infantil (Conaquei)
    • Dados Abertos
    • Sanções Administrativas
    • PDTIC
    • Privacidade e Proteção de Dados Pessoais
      • Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais
      • Solicitar acesso aos dados tratados
      • Tratamento de Dados Pessoais no MEC
      • Perguntas Frequentes
      • Portal de Conteúdos
      • Legislação
  • Assuntos
    • Educação Básica
    • Educação Profissional e Tecnológica
      • Linha do Tempo
    • Educação Superior
    • Ações Internacionais
    • Cetremec
    • Gestão
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Ouvidoria
    • Área de Imprensa
  • Centrais de Conteúdo
    • Aplicativos
    • Apresentações
    • Atos Normativos
    • Áudios
    • Avisos de Pauta
    • Campanhas
    • Canal Educação
    • Comunicados
    • Editais
    • Eventos
    • Fotos
    • Infográficos
    • Marcas
    • Notas
      • 2025
      • 2024
      • 2023
    • Notícias
    • Notícias por estado
    • Painéis de Monitoramento e Indicadores
    • Press Kits
    • Publicações
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Guias Escolares
      • Institucionais
      • Kits de comunicação
      • Manuais
      • Publicações Científicas
      • Relatórios
    • Redes Sociais
      • Facebook
      • Flickr
      • Instagram
      • Kwai
      • Linkedin
      • Soundcloud
      • Spotify
      • Threads
      • Tiktok
      • Twitter
      • Youtube
    • Sistemas e plataformas
    • Vídeos
  • Composição
    • Gabinete do Ministro
      • Gabinete
      • Assessoria de Agenda
      • Assessoria de Cerimonial
      • Assessoria Especial de Comunicação Social
      • Assessoria Especial de Controle Interno
      • Assessoria de Participação Social e Diversidade
      • Assessoria de Assuntos Internacionais
      • Assessoria Parlamentar
      • Assessoria Técnica
      • Consultoria Jurídica
      • Corregedoria
      • Ouvidoria
    • Secretaria-Executiva (SE)
      • Secretaria-Executiva
      • Subsecretaria de Gestão Administrativa (SGA)
      • Subsecretaria de Planejamento e Orçamento (SPO)
      • Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Stic)
    • Secretaria de Educação Básica (SEB)
    • Secretaria de Educação Superior (Sesu)
    • Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec)
    • Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres)
    • Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino (Sase)
    • Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi)
    • Secretaria de Gestão da Informação, Inovação e Avaliação de Políticas Educacionais (Segape)
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Twitter
  • YouTube
  • Facebook
  • Flickr
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Linkedin
  • Kwai
  • TikTok
Você está aqui: Página Inicial Acesso à Informação Perguntas Frequentes Criança Alfabetizada
Info

Criança Alfabetizada

Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
Atualizado em 02/04/2024 21h20
  • Cantinho da Leitura
    • Qual é o objetivo do PDDE Compromisso Cantinho da Leitura?

      Viabilizar a instalação de espaços de incentivo a práticas de leitura em sala de aulas apropriados à faixa etária, ao contexto sociocultural, ao gênero e ao pertencimento étnico-racial dos estudantes, conforme o Decreto nº 11.556, de 12 de junho de 2023, que instituiu o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e estipulou, em seu art. 29, incisos II e III, a disponibilização de recursos pedagógicos, equipamentos, materiais e outros insumos utilizados pelas redes de ensino para a implementação dos programas de alfabetização.

    • Qual é o público-alvo do Cantinho da Leitura?

      Escolas públicas brasileiras com matrículas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

    • Qual é a finalidade do apoio financeiro destinado aos Cantinhos da Leitura?

      O apoio financeiro visa viabilizar espaços de leitura nas salas de aula, promovendo interações entre as crianças e os livros. Pretende-se construir a autonomia das crianças no contato direto com os livros, desenvolvendo o hábito e o gosto pela leitura.

    • Quais são os critérios para as escolas serem elegíveis e receberem recursos, via repasse do PDDE, para a implementação de espaços de incentivo a práticas de leitura?

      As escolas elegíveis foram aquelas que atenderam aos critérios de: terem matrículas de estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental (prioritariamente do 1º e 2º ano) apuradas pelo Censo Escolar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do ano anterior ao repasse (2022); serem representadas por Unidades Executoras (UEx) próprias; estarem adimplentes junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE); e estarem devidamente cadastradas no PDDE Web, do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).

    • Qual documento legal estabelece normativas quanto à transferência, execução e prestação de contas dos recursos financeiros destinados às escolas públicas de ensino fundamental anos iniciais?

      A Resolução nº 22, de 24 de outubro de 2023, estabelece critérios e formas de transferência, execução e prestação de contas dos recursos financeiros destinados às escolas públicas de ensino fundamental anos iniciais, nos moldes operacionais e regulamentares do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).

    • Qual é a previsão de escolas a serem atendidas pelo PDDE Cantinho da Leitura e qual será o montante previsto de investimento oferecido?

      Em 2023 o PDDE Cantinho da Leitura, do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), atenderá a 38.825 escolas, totalizando R$ 156.029.900 (cento e cinquenta e seis milhões, vinte nove mil e novecentos reais) de investimento.

    • Como será realizado o repasse financeiro para o PDDE Cantinho da Leitura?

      O repasse seguirá os moldes operacionais do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), conforme descrito na Lei nº 11.947/2009 e na Resolução CD/FNDE nº 15/2021.

    • O que pode ser adquirido com o repasse do recurso financeiro?

      Há um valor fixo de 70% para despesas de custeio (tais como pintura do espaço físico e decoração lúdica) e 30% para despesas de capital (tal como compra de estantes e materiais duráveis). Na plataforma PDDE Interativo, do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), foi disponibilizada uma lista de itens sugestivos de aquisição.

    • Como foi calculado o valor fixo por sala de aula?

      O valor médio de R$ 1.235 estipulado por sala de aula visa contemplar a variedade de materiais disponíveis para aquisição ou fabricação, conforme lista de itens sugestivos. É importante ressaltar que o valor fixo destinado a cada escola busca atender ao turno com o maior número de turmas que atendam o público-alvo.

    • O que acontece se uma escola precisar alterar seu plano de ação?

      No caso de serem realizados ajustes no plano de ação, as alterações devem ser justificadas em ata e validadas pela Entidade Executora (EEx). O novo plano, bem como a ata com as justificativas, deve ser apresentado na prestação de contas a ser encaminhada à EEx.

    • Em caso de novo gestor escolar, como ter acesso ao plano de ação?

      O novo gestor terá acesso assim que estiver cadastrado no PDDE Interativo, do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).

    • Como a escola pode consultar os valores dos recursos e verificar se eles já estão disponíveis para uso?

      Por meio da plataforma do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), no link https://www.fnde.gov.br/pddeinfo/consultasaldoentidade/consultasaldoentidade/consultasaldoentidade.

    • Por que algumas escolas não foram atendidas para receber recursos para a criação do Cantinho da Leitura?

      Algumas escolas não foram atendidas por um dos motivos a seguir: não terem sido selecionadas pelos secretários estaduais ou municipais de Educação dentro do prazo previsto, via Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec); ou não estarem de acordo com os critérios de elegibilidade estipulados (conforme a Resolução nº 22/2023), tal como a identificação de pendências junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE); ou não possuírem Unidades Executoras (UEx) próprias.

    • Os recursos destinados ao Cantinho da Leitura podem ser reprogramados para 2024?

      Sim. Essa reprogramação precisa constar na prestação de contas da Unidade Executora (UEx) no campo “Saldo reprogramado para o exercício seguinte”.

    • Como será realizada a prestação de contas?

      Deverá ser realizada conforme os guias de execução e de prestação de contas disponíveis no link https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-eprogramas/programas/pdde/guias-e-capacitacoes.

    • Quais livros serão usados nesse espaço? As escolas que planejaram adquirir kits literários poderão comprar livros para os Cantinhos da Leitura com o recurso financeiro disponibilizado?

      Os livros literários que irão compor os Cantinhos da Leitura serão disponibilizados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Com o recurso destinado aos Cantinhos da Leitura, será possível: comprar materiais literários, desde que não sejam atendidos pelo PNLD (por exemplo cordéis, gibis, entre outros); ou declarar, durante o monitoramento da ação, a ser realizado ainda no primeiro semestre, de que forma aplicou o recurso.

    • É possível criar Cantinhos da Leitura fora das salas de aula?

      O objetivo dos Cantinhos da Leitura é serem criados dentro das salas de aula, para que as crianças tenham contato direto e frequente com os livros, estimulando o hábito e o gosto por ler e impulsionando a alfabetização.

    • Como criar um Cantinho da Leitura em uma escola que considera não possuir espaço adequado dentro de suas salas de aula?

      Com planejamento adequado, é possível transformar até os espaços mais compactos em ambientes acolhedores para a leitura. Algumas sugestões para tanto são: identificar áreas dentro da sala de aula que não são utilizadas, como uma parede livre; utilizar nesse espaço móveis modulares, como prateleiras flutuantes ou estantes empilháveis que ocupem pouco espaço e permitam armazenar livros de forma organizada; usar tapetes e/ou almofadas para criar uma atmosfera aconchegante e, durante seu uso, colocar as mesas e cadeiras da sala de aula em um arranjo circular ou semicircular para maximizar o espaço; decorar as paredes com murais ou pôsteres de incentivo à leitura.

    • Como criar um Cantinho da Leitura em uma sala de aula compartilhada entre várias turmas?

      Pode acontecer que turmas contempladas com Cantinho da Leitura e turmas não contempladas dividam a mesma sala de aula, o que não é um impedimento para a criação de Cantinhos da Leitura. Sugere-se, nesses casos, criar um ambiente que possa ser facilmente montado e desmontado, para que seja recolhido ou rearranjado conforme necessário. É possível utilizar, por exemplo, móveis e materiais leves e portáteis, como prateleiras, almofadas, tapetes e cadeiras que possam ser movidos facilmente de acordo com a necessidade.

    • Onde posso esclarecer outras dúvidas sobre o PDDE Cantinho da Leitura?

      Recomendamos entrar em contato diretamente com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), por meio do e-mail pdde@fnde.gov.br, pelo número 0800 616161 (Opção 1) ou por um centro de apoio do FNDE nas universidades. Você pode encontrar mais informações sobre os centros de apoio em: https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programas/pdde/cecampes-centros-colaboradores-de-apoio-ao-monitoramento-e-a-gestao-de-programas-ed.

  • Pagamento de Bolsas dos Articuladores da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa)
    • Sobre o que dispõe a Resolução nº 19, de 29 de setembro de 2023?

      A Resolução nº 19, de 29 de setembro de 2023, estabelece as regras e os procedimentos para o pagamento de bolsas de formação continuada aos articuladores da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa), no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA).

    • Quem são os responsáveis pelo cumprimento das condições instituídas na Resolução?

      A Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação (MEC); o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE); as secretarias municipais, estaduais e distrital de educação; a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime); e os articuladores da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa).

    • Quem são os beneficiários das bolsas?

      Integrantes da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa), no âmbito do território estadual; das unidades descentralizadas regionais de gestão educacional dos sistemas estaduais/distrital de ensino (quando houver); e do território municipal, devidamente designados em portaria.

    • Quais são os requisitos para ser articulador?

      Ser professor em efetivo exercício no magistério da rede pública de ensino, bem como possuir formação mínima em nível superior e experiência de um ano no magistério ou vinculação a programa de pós-graduação de mestrado ou doutorado.

    • Quais são os valores das bolsas?

      Os valores das bolsas variam de acordo com o nível de atuação dos articuladores na Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa): R$ 3.000 para o território estadual, R$ 1.500 para as unidades descentralizadas regionais e R$ 1.200 para o território municipal.

    • Qual é a frequência de pagamento das bolsas?

      O bolsista somente fará jus ao recebimento de, no máximo, uma bolsa por mês de referência por ocasião das formações realizadas.

    • Quais são as condições para o pagamento da bolsa?

      Condições para o pagamento da bolsa, conforme o art. 7º da Resolução nº 19, incluem a participação em encontros formativos periódicos, a realização da formação continuada dos articuladores regionais vinculados às unidades de gestão educacional descentralizada, a liderança de ações de formação em nível municipal, além do atendimento aos requisitos da Lei nº 11.273/2006.

    • Quais são as situações que podem levar ao bloqueio, à suspensão ou ao cancelamento do pagamento da bolsa?

      De acordo com a Resolução, o bloqueio, a suspensão ou o cancelamento do pagamento da bolsa podem ocorrer nas seguintes situações:

      Pagamento indevido; determinação judicial ou recomendação do Ministério Público; irregularidades na comprovação da frequência ou nas informações cadastrais do bolsista; e acúmulo indevido com outra bolsa de mesma referência regida pela Lei nº 11.273/2006.

    • Como deve ser efetuada a devolução de recursos transferidos de acordo com a Resolução?

      A devolução de recursos transferidos, independentemente do fato gerador, deve ser efetuada em agência do Banco do Brasil, mediante utilização da Guia de Recolhimento da União (GRU), indicando o número do CPF e o nome do bolsista, o valor a ser devolvido e os códigos disponíveis no endereço eletrônico www.gov.br/fnde. O bolsista deverá informar ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) quando a GRU for paga, para registro no Sistema de Gestão de Bolsas (SGB).

    • O que é vedado em relação ao recebimento das bolsas?

      É vedada a participação de dirigentes estaduais, distritais ou municipais de Educação e de gestor local do Programa como bolsistas, além da acumulação com outras bolsas e da participação de servidores do Ministério da Educação (MEC) como bolsistas, conforme a Resolução nº 19.

    • Qual é o papel da SEB/MEC no contexto do CNCA?

      A Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação (MEC) é responsável por: realizar a gestão nacional do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA); coordenar a gestão e formação da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa); designar os articuladores; fornecer ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) as metas físicas e financeiras; homologar o pagamento das bolsas; monitorar o fluxo de concessão; indicar servidor responsável por monitorar a concessão, entre outras responsabilidades.

    • Como é feito o pagamento das bolsas aos beneficiários?

      O pagamento é realizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) diretamente aos beneficiários, por meio de cartão-benefício pessoal emitido pelo Banco do Brasil S.A. A Secretaria de Educação Básica (SEB) homologa o pagamento no Sistema de Gestão de Bolsas (SGB).

    • Qual é a condição para o pagamento da bolsa em relação às atividades realizadas pelos bolsistas?

      O efetivo cumprimento das atribuições dos bolsistas deve ser atestado previamente pela Secretaria de Educação Básica (SEB). O bolsista só fará jus ao recebimento de uma bolsa por mês de referência por ocasião das formações realizadas.

    • Qual é o objetivo principal da Lei nº 11.273/2006?

      Instituir o Programa Bolsa-Formação, destinado a profissionais da educação básica pública para a sua formação continuada.

    • A acumulação de bolsa do Programa Bolsa-Formação com outras bolsas é permitida?

      Conforme a Lei nº 11.273, é vedada a acumulação de bolsa do Programa Bolsa-Formação com outras bolsas de estudo, pesquisa e desenvolvimento de metodologias educacionais cujo pagamento tenha por base a mesma legislação.

    • Quais são as responsabilidades dos beneficiários em relação à bolsa recebida?

      Os beneficiários têm a obrigação de cumprir as atividades do programa, conforme a regulamentação, e informar ao órgão concedente eventual acúmulo com outras bolsas.

    • A Lei estabelece alguma restrição em relação à participação de dirigentes estaduais, distritais ou municipais de Educação no Programa Bolsa-Formação?

      Sim. A Lei veda a participação de dirigentes estaduais, distritais ou municipais de Educação e gestores locais do Programa como bolsistas, sob pena de suspensão dos pagamentos.

    • Como é garantida a disponibilidade orçamentária para o Programa Bolsa-Formação?

      A disponibilidade orçamentária para o Programa Bolsa-Formação é garantida por dotação orçamentária consignada anualmente ao órgão responsável, observando os limites orçamentários e financeiros estabelecidos.

    • Como os bolsistas da Renalfa podem acessar seus informes de rendimentos?

      Para acessar o informe de rendimentos on-line, o bolsista pode seguir estes passos: 

      Acesse o site https://www.gov.br/fnde e clique em “MAIS AÇÕES E PROGRAMAS”, depois selecione “PROGRAMAS”, escolha “BOLSAS E AUXÍLIOS” e clique em “INFORME DE RENDIMENTO (BOLSAS)”. Insira o CPF do bolsista e selecione o ano fiscal desejado ou acesse diretamente o link https://www.fnde.gov.br/sigefweb/index.php/declaracao-rendimento. 

      Consulte o “Informe de Rendimentos”. O bolsista terá acesso ao seu informe de rendimentos do ano fiscal em vigor e de anos anteriores, podendo visualizar, baixar e imprimir o documento. Para dúvidas e suporte, o bolsista pode entrar em contato com a Central de Atendimento do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), pelo telefone 0800 616161, ou com a Divisão de Pagamento de Bolsas e Auxílios (Dipba), pelo e-mail apoiotecnico.cgaux@fnde.gov.br ou pelo WhatsApp (61) 2022-4444. 

  • Plataforma de Avaliações Periódicas
    • Como acessar a plataforma de avaliações periódicas do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada?

      Acesse a plataforma pelo site https://criancaalfabetizada.caeddigital.net.

    • A partir de quando podemos ter acesso à plataforma?

      É possível acessar a plataforma a partir do dia 19/2/2024.

    • Para quais anos da educação básica serão direcionadas as avaliações oferecidas pela plataforma?

      A plataforma será utilizada para oferecer avaliações formativas dos componentes de Leitura, Escrita, Fluência em Leitura e Matemática para estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

    • O uso da plataforma tem custos?

      Não, a plataforma não tem custos associados.

    • Haverá recursos para impressão das avaliações?

      Não serão disponibilizados recursos para impressão das avaliações, de modo que as redes e escolas podem organizar a impressão dos instrumentos de avaliação conforme desejarem.

    • Haverá tutorial para o cadastro?

      Sim. Tutoriais de inscrição pública e de cadastro de profissionais, turmas e estudantes estão disponíveis no link https://criancaalfabetizada.caeddigital.net/#!/ajuda.

    • As avaliações substituirão outras existentes?

      As avaliações podem ser usadas de maneira complementar a outras já utilizadas pela escola. Caso contrário, apenas se for do interesse da escola substituí-las.

    • Os estudantes realizarão as avaliações on-line?

      Não, as avaliações devem ser impressas. Os estudantes não têm acesso à plataforma, mas precisam ser cadastrados para que suas respostas sejam lançadas.

    • Ainda tenho dúvidas sobre o uso da plataforma, onde posso esclarecê-las?

      Acesse o “Perguntas Frequentes” sobre a plataforma em https://criancaalfabetizada-hmg.caeddigital.net/#!/lista-pergunta-frequente-pu ou assista às lives diárias do canal do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) no YouTube: https://www.youtube.com/@CanalCAEd.

    • Qual é o contato do suporte da plataforma?

      Para suporte técnico, entre em contato utilizando os canais de comunicação disponíveis na seção “Ajuda” da plataforma:

      https://criancaalfabetizada.caeddigital.net/#!/ajuda. Forneça informações detalhadas sobre sua demanda para uma melhor assistência.

Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Estrutura Organizacional
      • Competências
      • Base Jurídica
      • Quem é Quem
      • Perfil Profissional
      • Horário de Atendimento
      • Atos Normativos
      • Galeria de Ministros
      • História
      • MEC 95 anos
    • Ações e Programas
      • Programas, Projetos, Ações, Obras e Atividades
      • Carta de Serviços
      • Renúncia de Receitas
      • Governança
    • Participação Social
      • Ouvidoria
      • Audiências e Consultas Públicas
      • Conselhos e Órgãos Colegiados
      • Conferências
      • Editais de Chamamento Público
      • Outras Ações
      • Grupos de Trabalho
    • Auditorias
      • Prestação de Contas
      • Rol de Responsáveis
      • Relatórios da CGU
      • Plano Anual de Atividades de Auditoria Interna - PAINT
      • Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna - RAINT
      • Ações de Supervisão, Controle e Correição
      • Demonstrações Contábeis
    • Convênios e Transferências
      • Repasses e transferências de recursos financeiros
      • Acordos de Cooperação Técnica
      • Acordo de Cooperação
      • Organizações Sociais
    • Receitas e Despesas
      • Despesas
      • Gastos com Publicidade
      • Receitas
      • Emendas de Relator
    • Licitações e Contratos
      • Atas de Registro de Preços
      • Avisos de Sessão Pública
      • Contratos
      • Dispensas de Licitações
      • Execução Descentralizada
      • Licitações
      • Inexigibilidades de Licitação
      • Pesquisa Pública
    • Servidores
      • Servidores
      • Aposentados e Pensionistas
      • Concurso Público
      • Empregados Terceirizados
    • Informações Classificadas
    • Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
      • Orientações gerais sobre a LAI
      • Destaques do SIC
      • Relatórios de Atividades
      • Legislação e Manuais
      • Fluxos
      • Relatórios
    • Perguntas Frequentes
      • 100 Novos IFs
      • 3ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica
      • 4ª Edição da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica
      • 5ª Edição da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica
      • Acelera NIT Brasil
      • Acesso à Informação
      • Acordo de Gratuidade
      • Adesão ao programa Escola das Adolescências
      • Bolsa Permanência
      • BRICS
      • Carteira Nacional Docente do Brasil
      • CNIJMA
      • COP30 no Brasil
      • Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA)
      • Conferência Nacional de Educação (Conae)
      • Consolidação da Rede Federal
      • Criança Alfabetizada
      • Cursos de Medicina
      • Dados abertos
      • Demanda por Qualificação Profissional
      • Diploma Digital
      • Edital de Chamada Pública | Programa Mais Médicos
      • Educação Conectada
      • Educação Escolar Indígena
      • Educação Superior
      • Educação a Distância
      • Ensino Médio
      • Ensino Médio Mais
      • Escola das adolescências
      • Escolas Conectadas
      • Escuta Nacional de Professores e Professoras que Ensinam Matemática
      • Financiamento da Educação
      • Fundo de Financiamento Estudantil - Fies
      • Fundo de Investimento em Infraestrutura Social (FIIS)
      • Interações
      • Jornada do Estudante
      • Juros por Educação
      • Mais Professores
      • MEC Gestão Presente
      • Novo PRONACAMPO
      • Oferta Voluntária Pronatec
      • Ordem do Mérito Educacional
      • Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens
      • Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo
      • Partiu IF
      • PDDE Equidade
      • Plano de Ações Articuladas (PAR)
      • Plano Nacional de Educação
      • PNEEI
      • Política Nacional de Assistência Estudantil (PNAES)
      • Política Nacional de Educação Infantil (PNEI)
      • Política Nacional de Educação Profissional e Tecnológica
      • Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (Pneerq)
      • Política de Regulação e Supervisão da Educação Superior
      • Prilei
      • Privacidade e Proteção de Dados Pessoais
      • Proec
      • Profissionais do Futuro
      • Profuncionário
      • Programa Acompanhamento da Frequência Escolar
      • Programa Brasil Alfabetizado
      • Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE)
      • Programa Educação em Prática
      • Programa Escola e Comunidade
      • Programa Escola em Tempo Integral
      • Programa Escola que Protege
      • Programa Mulheres Mil
      • Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
      • Programa Nacional de Inclusão de Jovens
      • Programa Nacional do Livro e do Material Didático
      • Programa Toda Matemática
      • Programa Universidade para Todos (Prouni)
      • Programa de Acompanhamento e Formação Continuada para o Ensino Multisseriado (Praema)
      • Programa de Apoio e Promoção da Indicação Geográfica (IG) na Rede Federal
      • Programa de Educação Tutorial (PET)
      • Programa de Formação Continuada para Diretores Escolares e Técnicos das Secretarias de Educação (Proditec)
      • Programa de Incentivo à Qualificação (PIQ)
      • Programa de Mobilidade Acadêmica Regional para Cursos Acreditados pelo Sistema ARCU-SUL (MARCA)
      • Prouni
      • Prêmio MEC da Educação Brasileira
      • Pé-de-Meiaㅤ
      • Pós-graduação lato sensu em gestão da escola
      • Rede Certifica
      • Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP)
      • Rede de Inovação para a Educação Híbrida (RIEH)
      • Residência Médica
      • Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior - SERES
      • Semana da Escuta das Adolescências nas Escolas
      • Sistema Nacional de Educação (SNE)
      • Sisu
      • Tira dúvidas
      • #TôComProf
      • Uso de Celulares nas Escolas
      • Universidade Federal do Esporte (UFEsporte)
      • Universidade Federal Indígena (Unind)
      • Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (ProLEEI)
      • Compromisso Nacional pela Qualidade e Equidade na Educação Infantil (Conaquei)
    • Dados Abertos
    • Sanções Administrativas
    • PDTIC
    • Privacidade e Proteção de Dados Pessoais
      • Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais
      • Solicitar acesso aos dados tratados
      • Tratamento de Dados Pessoais no MEC
      • Perguntas Frequentes
      • Portal de Conteúdos
      • Legislação
  • Assuntos
    • Educação Básica
    • Educação Profissional e Tecnológica
      • Linha do Tempo
    • Educação Superior
    • Ações Internacionais
    • Cetremec
    • Gestão
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Ouvidoria
    • Área de Imprensa
  • Centrais de Conteúdo
    • Aplicativos
    • Apresentações
    • Atos Normativos
    • Áudios
    • Avisos de Pauta
    • Campanhas
    • Canal Educação
    • Comunicados
    • Editais
    • Eventos
    • Fotos
    • Infográficos
    • Marcas
    • Notas
      • 2025
      • 2024
      • 2023
    • Notícias
    • Notícias por estado
    • Painéis de Monitoramento e Indicadores
    • Press Kits
    • Publicações
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Guias Escolares
      • Institucionais
      • Kits de comunicação
      • Manuais
      • Publicações Científicas
      • Relatórios
    • Redes Sociais
      • Facebook
      • Flickr
      • Instagram
      • Kwai
      • Linkedin
      • Soundcloud
      • Spotify
      • Threads
      • Tiktok
      • Twitter
      • Youtube
    • Sistemas e plataformas
    • Vídeos
  • Composição
    • Gabinete do Ministro
      • Gabinete
      • Assessoria de Agenda
      • Assessoria de Cerimonial
      • Assessoria Especial de Comunicação Social
      • Assessoria Especial de Controle Interno
      • Assessoria de Participação Social e Diversidade
      • Assessoria de Assuntos Internacionais
      • Assessoria Parlamentar
      • Assessoria Técnica
      • Consultoria Jurídica
      • Corregedoria
      • Ouvidoria
    • Secretaria-Executiva (SE)
      • Secretaria-Executiva
      • Subsecretaria de Gestão Administrativa (SGA)
      • Subsecretaria de Planejamento e Orçamento (SPO)
      • Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Stic)
    • Secretaria de Educação Básica (SEB)
    • Secretaria de Educação Superior (Sesu)
    • Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec)
    • Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres)
    • Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino (Sase)
    • Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi)
    • Secretaria de Gestão da Informação, Inovação e Avaliação de Políticas Educacionais (Segape)
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Twitter
  • YouTube
  • Facebook
  • Flickr
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Linkedin
  • Kwai
  • TikTok
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca