Pós-graduação lato sensu em gestão da escola
-
-
Qual o objetivo do Curso de Especialização em Gestão da Escola Pública de Ensino Médio?
O Curso tem objetivo formar, em nível de especialização as equipes de gestão das escolas públicas brasileiras que atendem ao Ensino Médio, para atuação nas unidades educacionais e nas comunidades escolares, com ênfase na melhoria contínua da qualidade da oferta educativa e dos resultados educacionais.
-
Qual seu público-alvo?
O público-alvo é composto por diretores(as) e coordenadores(as) pedagógicos(as) que possuam formação em nível de graduação e estejam em efetiva atuação em escolas públicas de ensino médio, vinculadas às redes estaduais de ensino. Na hipótese de existência de vagas remanescentes, será admitida a participação de profissionais que atuem em escolas de dependência administrativa municipal.
-
Qual a forma de ingresso?
As formas de ingressos serão definidas conforme resolução complementar de cada Instituição Pública de Ensino Superior (IPES).
-
Qual a estrutura do curso?
O desenho curricular totaliza 360 horas de curso e 405 horas de oferta e está organizado em três módulos:
-
Módulo Básico: composto por disciplinas, oficina e estudo dirigido, totalizando 180 horas;
-
Módulo de Aprofundamento: composto por dois percursos formativos de 75h cada, totalizando 150h ofertadas. Cada cursista deverá cumprir 105 horas: 5 oficinas no percurso principal, definido conforme sua área de atuação, e mais 2 oficinas no percurso alternativo, escolhidas de acordo com seu interesse.
-
Módulo de Conclusão: desenvolvido na forma de um Memorial e Plano de Gestão escolar, em grupos orientados, totalizando 75 horas.
Essa organização visa proporcionar uma formação autônoma, abrangente e articulada, buscando oferecer aos cursistas a possibilidade do desenvolvimento de estratégias locais para a gestão escolar no seu território, partindo dos problemas identificados e estudados nos territórios.
-
-
Qual a modalidade e formato de oferta?
O Curso será desenvolvido na modalidade de Educação a Distância (EaD), com percursos formativos que integram atividades síncronas e assíncronas, além de atividades presenciais desenvolvidas nos polos da Universidade Aberta do Brasil – UAB.
O Curso será ofertado na plataforma virtual Moodle nos moldes da UAB. ancorado nacionalmente em uma instituição líder e distribuído em 27 Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) executoras, sendo uma para cada unidade federativa do Estado brasileiro. Parte das atividades ocorrerão de maneira presencial nos Polos UAB aos quais os cursistas estarão vinculados.
-
Por que o curso em Gestão da Escola Pública de Ensino Médio é inovador?

- .
A oferta do curso por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB) permite ampliar e interiorizar o acesso à formação para profissionais da educação básica pública. A oferta via UAB contribui para reduzir as desigualdades regionais na formação, permitindo a utilização polos de apoio presencial com estrutura adequada.
O curso adota uma abordagem formativa voltada à prática cotidiana das equipes gestoras, com foco na produção colaborativa de projetos, estudos de caso e resolução de problemas. Valoriza a autonomia dos cursistas para sistematizar experiências contextualizadas nos territórios.
Apresenta um desenho curricular inovador, alterando formatos presenciais, síncronos e assíncronos, com carga horária total de 360 horas, mas com uma oferta ampliada de 405 horas, distribuídas em três módulos: Módulo Básico (180h); Módulo de Aprofundamento (dois percursos de aprofundamento, que somam 150h oferecidas, das quais o cursista cumpre 105h) composto por dois percursos, conforme a área de atuação do cursista, onde cada participante cursa 5 oficinas do seu percurso principal e escolhe mais 2 oficinas do percurso alternativo, conforme seu interesse; Módulo de Conclusão (75h): desenvolvido por meio da elaboração de um Memorial e de um Plano de Gestão Escolar.
Com relação à alocação inicial de vagas por unidade federativa, realizada pela Coordenação-Geral de Ensino Médio (COGEM/DPDI/SEB), a distribuição teve como objetivo garantir uma alocação mais efetiva, considerando tanto a necessidade de cobertura do público-alvo (diretores e coordenadores pedagógicos) quanto as lacunas de formação de gestores escolares com especialização nos diferentes territórios.
A COGEM também realizou um estudo que mapeou a concentração de unidades escolares nas 27 unidades da federação, com base na distribuição geográfica das escolas de ensino médio e dos polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) nos territórios. A partir da análise da distribuição espacial das escolas em relação aos polos, foram identificadas as áreas com maior concentração de unidades escolares e, portanto, com maior demanda potencial por formação. A seleção final dos polos UAB, assim como a definição do número de vagas a serem ofertadas em cada um deles, foi conduzida de forma colaborativa, a partir do diálogo estabelecido entre as 27 Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) executoras e as 27 secretarias estaduais e distrital de Educação, sendo esse processo orientado pelo estudo realizado pela COGEM que forneceu subsídios para a seleção dos polos nas regiões.
Além disso, o MEC realizou uma escuta prévia com as redes de ensino para subsidiar o desenho do curso, alinhando-o às demandas reais dos territórios. Foram coletados relatos de gestores(as) e coordenadores(as) pedagógicos(as) sobre desafios e soluções na gestão, no currículo e nas práticas pedagógicas, que contribuíram para a elaboração dos materiais do curso.
-
Qual o objetivo do Curso de Especialização em Gestão da Escola Pública de Ensino Médio?