Partiu IF
-
-
Quem pode participar do Partiu IF?
Estudantes regularmente matriculados no 9° ano do ensino fundamental da rede pública de ensino e que se autodeclarem negros (pretos ou pardos), quilombolas, indígenas, pessoas com deficiência ou sejam oriundos de famílias com renda igual ou inferior a um salário mínimo por pessoa.
-
Como será a seleção dos estudantes?
O Programa Partiu IF é voltado unicamente para estudantes de grupos prioritários, com maior histórico de vulnerabilidade social e que compõem o público-alvo da Lei 12.711/2012, alterada pela Lei 14.723/2023. Ou seja:
a) estudantes que cursaram integralmente a educação em escola pública;
b) estudantes oriundos de famílias com renda igual ou inferior a um salário mínimo por pessoa;
c) estudantes autodeclarados negros;
d) estudantes com deficiência;
e) estudantes indígenas;
f) estudantes quilombolas.
O processo de seleção para os estudantes será definido por cada Instituto Federal considerando sua realidade local. -
Todos os estudantes matriculados no Partiu IF terão direito a ajuda de custo?
Sim. A ajuda de custo é voltada para incentivar a permanência ao longo de todo o período de estudos de todos os estudantes.
-
Qual o valor da ajuda de custo?
São 200 reais, a ser pagos desde o primeiro mês de curso até o último, excluindo o mês de férias (julho).
-
Como funciona o curso?
O Programa Partiu IF prevê dois ciclos de formação:
I) ciclo básico: composto por aulas ministradas presencialmente dos componentes curriculares de língua portuguesa, matemática e ciências da natureza;
II) formação suplementar: composta por atividades complementares, como oficina de redação ou de resolução de problemas, debates, orientação psicopedagógica, acompanhamento psicossocial e monitoramento acadêmico e emocional dos estudantes, ou outras atividades pertinentes ao contexto específico. -
Qual a carga-horária total do curso?
São 320 horas de curso, no total.
-
Onde acontecerá o curso?
No Colégio Pedro II ou em uma das unidades dos Institutos Federais ou Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) mais próxima da residência do estudante.
-
Qual a frequência mínima no curso?
O estudante deve cumprir carga horária mínima mensal de 75%.
-
O que acontece se ao final do mês o estudante tiver mais faltas do que o permitido?
Ele não receberá a ajuda de custo daquele mês em que se ausentou.
-
Após finalizar o curso, o estudante pode concorrer a uma vaga na Instituição para cursar o ensino médio?
Sim. Um dos objetivos do Partiu IF é contribuir para que o estudante possa concorrer a uma vaga para cursar o ensino médio no Instituto Federal, no Cefet ou no Colégio Pedro II, por meio de uma prova avaliativa ou sorteio, a depender da forma de seleção da instituição.
-
As aulas do Partiu IF serão ofertadas em dois turnos em todos os IFs participantes, para atender alunos do matutino e vespertino?
O modelo da oferta será definido por cada IF. O pré-requisito estabelecido pelo programa é a carga horária, dividida em ciclo básico de formação e formação suplementar. Entretanto, a definição de dias, horários e formatos de oferta cabe a cada instituição.
-
Como será a seleção dos estudantes?
O Programa Partiu IF é voltado unicamente para estudantes de grupos prioritários, com maior histórico de vulnerabilidade social e que compõem o público-alvo da Lei 12.711/2012, alterada pela Lei 14.945/2024. Ou seja:
a) estudantes que cursaram integralmente a educação em escola pública;
b) estudantes oriundos de famílias com renda igual ou inferior a um salário mínimo por pessoa;
c) estudantes autodeclarados negros;
d) estudantes com deficiência;
e) estudantes indígenas;
f) estudantes quilombolas.O processo de seleção para os estudantes será definido por cada Instituto Federal, considerando sua realidade local.
-
Como funciona a reserva de vagas? Alunos que atendem a critérios sociais, como renda e matrícula em escola pública, concorrem para as mesmas vagas de recorte racial?
As vagas são destinadas a estudantes do 9º ano do ensino fundamental matriculados em escolas públicas que atendam aos critérios do programa, conforme a resposta anterior. Dados do IBGE orientam a proporcionalidade da população de cada estado que compõe o público-alvo do Programa Partiu IF.
-
Como os estudantes devem se inscrever para participar do Partiu IF?
A inscrição deve ser feita em cada Instituto Federal, conforme chamamento a ser divulgado pelos Institutos Federais em suas páginas oficiais.
-
Quando será divulgado o resultado da seleção e por quais meios?
O resultado da seleção será divulgado por cada Instituto Federal em sua página de internet oficial.
-
As aulas começam em 15 de março de 2025 ou apenas as inscrições?
O cronograma de inscrições e de aulas está sendo divulgado por cada um dos Institutos Federais participantes do programa. Os estudantes devem buscar informações sobre início das aulas nas páginas oficiais dos Institutos Federais ou entrar em contato com cada instituto em caso de dúvidas.
-
Qual o prazo para início do pagamento das bolsas do partiu IF?
As bolsas serão pagas pelos Institutos Federais após o início do curso.
-
Quem pode participar do Partiu IF?