Valorizar os professores significa não apenas melhorar suas condições de trabalho e remuneração, mas também reconhecer sua importância e valor social.
O eixo de Valorização do Programa Mais Professores para o Brasil reúne benefícios exclusivos para professores da educação básica pública, oferecidos por meio de parcerias interministeriais, com bancos públicos e com empresas parceiras. A iniciativa busca reconhecer, valorizar e cuidar de quem já está em sala de aula, promovendo ações que impactam positivamente o cotidiano dos docentes. As parcerias têm objetivo de:
- Reconhecer os professores que já atuam nas redes públicas de ensino;
- Oferecer benefícios diretos que contribuam para o bem-estar da categoria;
- Fortalecer a atratividade da carreira docente com ações concretas de valorização.
Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB)
A Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB) é um documento oficial, previsto em lei, com validade em todo território nacional por 10 anos. A carteira é destinada a professores de todos os níveis e etapas da educação, das redes públicas e privadas. A iniciativa facilita o acesso a vantagens já garantidas aos professores, como descontos em eventos culturais, e a benefícios exclusivos do programa Mais Professores pelo Brasil.
Saiba mais em Carteira Nacional Docente do Brasil.
#TôComProf
O selo #TôComProf é um chamamento público, convidando as empresas interessadas a se credenciarem para oferecer produtos e serviços com descontos aos professores. O prazo para empresas aderirem à iniciativa é 30 de novembro. Para participar do programa, os estabelecimentos devem ter abrangência nacional ou regional e regularidade perante a administração pública. As companhias devem ofertar serviços financeiros ou comerciais de alimentação; cultura e lazer; higiene e limpeza; moradia; saúde; transporte; entre outros. O desconto mínimo oferecido deve ser de 10% sobre o valor de tabela ou preço praticado ao público em geral, durante um período de até 12 meses.
Saiba mais em #TôComProf.
Reconhecimento
Para reconhecer professores das redes públicas que colaboram para a melhoria da qualidade da educação, o MEC vai premiar, com computadores e tablets, 100 mil professores das escolas com maior nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), incluindo aquelas com contextos desafiadores, de acordo com o nível socioeconômico. Os dados para a seleção das escolas e o número de professores elegíveis são oriundos das últimas edições do Censo Escolar e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e serão, ainda, validados pelas redes de ensino.
Os premiados recebem R$ 3 mil para aquisição de equipamentos tecnológicos, com prestação de contas obrigatória. A execução é coordenada por MEC, Inep, CAPES e Banco do Brasil, garantindo transparência e efetividade na valorização da docência pública.
Saiba mais em Reconhecimento Mais Professores