RESUMO
O QUE É: Programa com ações integradas para promover a valorização e a qualificação do magistério da educação básica e o incentivo à docência no Brasil.
UNIDADES RESPONSÁVEIS: Secretaria-Executiva, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
LANÇAMENTO: Janeiro de 2025.
PARCEIROS: Governo federal com estados, municípios e Distrito Federal.
ADESÃO: Eixo I (Seleção para o ingresso na docência) e III (Alocação de professores) a adesão é voluntária, por meio de termo acessível no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec).
Eixo II (Pé-de-Meia Licenciaturas) adesão por meio de termo de compromisso assinado pelo estudante beneficiário e a CAPES.
Eixo IV e V não requerem adesão.
Apresentação
O Programa Mais Professores para o Brasil foi construído em reconhecimento ao papel central dos docentes no processo de aprendizagem dos estudantes e no sucesso das políticas educacionais. A iniciativa visa fortalecer a formação docente, incentivar o ingresso de professores no ensino público e valorizar os profissionais do magistério, proporcionando-lhes recursos e oportunidades de desenvolvimento profissional contínuo. O programa envolve ações em 5 eixos estruturantes:
- Seleção para o ingresso na docência: Prova Nacional Docente para subsidiar os estados, o Distrito Federal e os municípios nos processos de seleção e de ingresso no magistério.
- Atratividade para as licenciaturas: Bolsa Pé-de-Meia Licenciaturas para fomentar o ingresso, a permanência e a conclusão nos cursos de licenciatura.
- Alocação de professores: Bolsa Mais Professores para incentivar a atuação em regiões e áreas de conhecimento com carência de docentes.
- Formação docente: Portal que visa fortalecer o desenvolvimento profissional de acordo com o perfil e a necessidade do docente.
- Valorização dos professores: Ações de reconhecimento da importância social dos docentes, estabelecidas por meio de parcerias com outros ministérios e órgãos públicos.
EIXOS
Acesse
MAIS PROFESSORES PARA O BRASIL
Beneficiados em 2025
Fonte: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep)
Conheça o Programa
SAIBA MAIS
Vídeos
Publicações
Notícias Relacionadas
Piso do magistério terá ganho real em 2026
Assinada nesta quarta (21), medida provisória prevê atualização do piso acima da inflação do ano anterior. Valor passa de R$ 4.867,77 para R$ 5.130,63, em 2026, um aumento de 5,4% em comparação com 2025
Publicado edital do Pé-de-Meia Licenciaturas 2026
Interessados devem fazer inscrição a partir de 17/2. Para ser elegível, estudante precisa ter nota igual ou superior a 650 pontos no Enem e escolher curso presencial de licenciatura no Sisu, Prouni ou Fies
Plataforma Mais Professores apoia redes na formação continuada
Ferramenta já soma mais de 8 milhões de cursistas e tem sido utilizada por estados e municípios como instrumento de qualificação profissional
Mais Professores: redes pactuam oferta de 8 mil bolsas
MEC divulgou resultado da adesão dos estados à Bolsa Mais Professores. Redes pactuaram a oferta de 2.180 bolsas para professores dos anos finais do ensino fundamental e 5.820 para docentes do ensino médio