Como Funciona
O Programa Mulheres Mil tem como base o respeito à diversidade das mulheres, considerando suas diferentes realidades; destaca-se, dessa forma, as mulheres pertencentes a grupos que sofreram injustiças históricas e sofrem impactos dessas injustiças praticadas no passado pela escravização, como as mulheres indígenas, negras (pretas e pardas) e quilombolas.
O objetivo do programa é garantir o direito à educação profissional e tecnológica para mulheres em situação de vulnerabilidade social, que tiveram negado o acesso à escola, ao conhecimento e à tecnologia ao longo de suas vidas.
O relançamento do Mulheres Mil, instituído por meio da Portaria nº 725, de 13 de abril de 2023, reafirma e aprofunda o compromisso com o fortalecimento da democracia, integrando-se ao conjunto de políticas públicas do Governo Federal que tem como fim a promoção da igualdade de gênero em todas as esferas da vida: educação, trabalho, saúde, cultura, participação política e tomada de decisões.
O MEC seleciona as instituições públicas ofertantes interessadas em prover os cursos de qualificação do Programa Mulheres Mil, com carga horária de 160 a 240 horas. Participam as redes federal, estaduais, municipais e distrital. Como serviços complementares podem ser ofertados transporte, alimentação, acolhimento das crianças, atendimento a vítimas de violência e assistência social.