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Resultados e Desempenho da Gestão

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Atualizado em 27/11/2025 16h54

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PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO INSTITUCIONAL (PEI)

O Planejamento Estratégico Institucional do Ministério da Educação - PEI-MEC foi concebido por meio da integração das metodologias Balanced Scorecard - BSC e Objectives and Key Results - OKR. Esta combinação une a abrangência do BSC à agilidade e concretude de resultados-chave do OKR, proporcionando uma visão holística e orientada para resultados, essencial para endereçar os desafios complexos do Ministério da Educação.

O processo de elaboração iniciou-se em 2023 e teve como principais etapas a análise documental, entrevistas com a alta liderança e oficinas com as equipes técnicas. Essas atividades resultaram na atualização da missão, visão e valores, bem como na revisão da cadeia de valor e na criação de uma nova proposta de mapa estratégico, que inclui objetivos finalísticos e objetivos de gestão e suporte.

Para a análise documental, os principais instrumentos consultados foram a Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB, o Plano Nacional de Educação - PNE (2014-2024) e o Plano Plurianual do Ministério da Educação - PPA (2024-2027). É importante destacar que está em discussão uma proposta de PNE para o próximo ciclo de vigência, cujos debates preliminares foram considerados até o fechamento do PEI-MEC.

Após a análise de documentos, relatórios e informações relacionados à instituição, foram realizadas entrevistas com o Ministro, Secretários e Presidentes das organizações vinculadas (Capes, FNDE e Inep). O diagnóstico da alta-gestão foi complementado pela aplicação de questionários junto às equipes do ministério. Concluídas as etapas de diagnóstico, foram conduzidas oficinas com as áreas finalísticas e de suporte, além de reuniões com Diretores e Chefes de Gabinete, visando à construção de referenciais estratégicos e ao desdobramento da estratégia em indicadores, metas e iniciativas.

Desta forma, a metodologia híbrida, aliada a um processo participativo e colaborativo, resultou em um Planejamento Estratégico Institucional que dialoga com o contexto e os desafios da nova gestão e estabelece diretrizes que irão orientar a trajetória do Ministério da Educação para o período de 2024 a 2027.

Para mais detalhes, acesse a página do PEI-MEC 2024-2027

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PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE)

O Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado por meio da Lei nº 13.005/2014, é um importante e norteador marco para as políticas educacionais do Brasil no período de 2014 a 2024. O Ministério da Educação (MEC) mobilizou-se, a fim de referenciar suas ações e seus projetos estratégicos e os programas finalísticos constantes no Plano Plurianual (PPA) às metas do PNE, visando a convergência entre os atributos desses instrumentos de planejamento governamental.

O MEC, na sua função de coordenação federativa, estimula a colaboração entre os sistemas de ensino e suas ações contribuem para o alcance das metas do PNE, assim como dos planos subnacionais de educação, quando propõe políticas e programas a todos os níveis e modalidades de ensino. O monitoramento da execução e do cumprimento das metas do PNE está previsto no artigo 5º da Lei nº 13.005/2014, que distribuiu a realização do monitoramento por cinco diferentes instâncias: MEC; Comissão de Educação da Câmara dos Deputados; Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal; Conselho Nacional de Educação (CNE); e Fórum Nacional de Educação (FNE). Ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a Lei destinou a competência de realizar e publicar, a cada dois anos, estudos para aferir a evolução do cumprimento das 20 metas que conformam o texto do PNE.

O Relatório do 5º Ciclo de Monitoramento das Metas do PNE, com a evolução das 20 metas educacionais, foi publicado pelo Inep em junho de 2024. A estrutura do Relatório apresenta 20 capítulos, cada um relacionado a uma meta e seus indicadores. Análises detalhadas com desagregação e estratificações dos resultados, fornecem um retrato mais completo das repercussões do PNE nos sistemas educacionais. Cada capítulo apresenta também as principais conclusões, nas quais são elencados os pontos-chave que devem estar no radar dos gestores, para atuarem de maneira mais incisiva no alcance das metas. De acordo com o Relatório, há 53 indicadores que permitem apresentar o Nível de Alcance do PNE, que procura mensurar quanto o setor educacional conseguiu se aproximar das metas do plano. A média desse alcance é de 76,6%. Além disso, 42 indicadores possibilitam calcular o Nível de Execução​, que busca retratar quanto da tarefa prevista pelas metas do PNE para aquele decênio foi efetivamente realizada, com uma média de 63,7%.

O Inep é responsável ainda pelo Painel de Monitoramento das Metas do PNE, atualizado em 2024. A plataforma reúne, em uma interface interativa e amigável para o usuário, os resultados dos indicadores referentes às 20 metas do Plano e permite realizar análise considerando país, grandes regiões, unidades da Federação e, quando for o caso, municípios, localização, dependências administrativas e perfis socioeconômicos (sexo, cor/raça, renda domiciliar etc.). Os dados são atualizados anualmente e, a cada dois anos, publicados no formato do Relatório de Monitoramento do PNE, conforme a Lei.

Por meio da Lei nº 14.934, de 25 de julho de 2024, a vigência do PNE foi prorrogada para 31 de dezembro de 2025.

PLANO PLURIANUAL (PPA)

O Plano Plurianual (PPA), previsto no art. 165 da Constituição Federal, estabelece diretrizes, objetivos e metas para o período de quatro anos. O PPA para quadriênio 2024-2027 foi instituído pela Lei nº 14.802/2024 e contém programas e ações que orientam a elaboração das leis de diretrizes orçamentárias (LDO) e leis orçamentárias anuais (LOA).

O PPA 2024-2027, no âmbito do MEC, é resultado de um trabalho conjunto, que envolveu todas as áreas do MEC e de outros ministérios com ações correlatas, considerando as principais propostas da sociedade reunidas no PPA Participativo. Nesse processo conjunto e colaborativo, destaca-se o esforço pelo alinhamento do Plano às agendas transversais e prioritárias do Governo Federal.

Acolhendo a educação básica, a educação profissional e tecnológica e a educação superior, os três programas finalísticos do PPA 2024-2027 que estão sob responsabilidade do MEC abrangem, ao todo, 39 objetivos específicos, 137 entregas e mais de mil metas anuais e regionalizadas para 176 indicadores, além de 66 medidas institucionais previstas para o período do Plano. Além disso, o MEC possui 4 entregas que contribuem para programas sob responsabilidade de outros ministérios.

Objetivo Geral

Programa 5111 – Educação Básica Democrática, com Qualidade e Equidade

Elevar a qualidade e promover a equidade em todas as etapas e modalidades da educação básica, em regime de colaboração com os sistemas de ensino, valorizando os profissionais da educação básica, promovendo o acesso, a permanência, a conclusão de suas etapas, a trajetória regular e a aprendizagem em níveis adequados, com vistas à superação das desigualdades e à valorização da diversidade, na perspectiva do desenvolvimento integral, da inclusão, da sustentabilidade e da justiça social, em consonância com o Plano Nacional de Educação (PNE).

Programa 5112 – Educação Profissional e Tecnológica que Transforma

Ampliar o acesso, a permanência e a formação de qualidade na Educação Profissional e Tecnológica, considerando potencialidades sociais, culturais e produtivas locais, com vistas à superação das desigualdades e à valorização da diversidade, na perspectiva da equidade, da inclusão e da sustentabilidade, visando a formação integral.

Programa 5113 – Educação Superior: Qualidade, Democracia, Equidade e Sustentabilidade

Promover a melhoria da qualidade da educação superior, ampliando o acesso, a permanência e a conclusão na graduação e na pós-graduação, com vistas à superação das desigualdades e à valorização da diversidade, na perspectiva da equidade, da inclusão e da sustentabilidade, fortalecendo, de forma participativa, a ciência, a cultura, as artes, a tecnologia e a inovação nas atividades de ensino, pesquisa e extensão e aperfeiçoando a avaliação, a supervisão e a regulação para o desenvolvimento do país, em consonância com o Plano Nacional de Educação (PNE).

Fonte: Siop.

O PPA é regulamentado pelo Decreto nº 12.066/2024, que estabelece princípios, competências e procedimentos para sua governança e sua gestão, cujo Manual foi aprovado por meio da Portaria Seplan/MPO nº 191, de 21 de junho de 2024, que também determina os prazos e procedimentos de monitoramento, avaliação e revisão do Plano. Conforme monitoramento do PPA 2024-2027, a atuação do MEC em 2024 frente aos objetivos específicos dos programas 5111, 5112 e 5113 resultou nos indicadores abaixo:

Resultados alcançados em 2024 nos objetivos específicos do Programa 5111

OBJETIVO ESPECÍFICO

INDICADOR

FONTE

LINHA DE BASE

META 2024

RESULTADO

0039 – Educação Infantil

Ampliar o acesso à Educação Infantil (creches e pré-escolas) por meio da expansão das matrículas com qualidade e equidade visando garantir o direito à educação e a redução das desigualdades, priorizando grupos vulneráveis em sua diversidade, em cumprimento ao Plano Nacional de Educação.

Percentual da população de 0 a 3 anos que frequenta a escola/creche.

Relatório do 5º Ciclo de Monitoramento do PNE

37,3%

(2022)

41,5%

37,3%

(2022)

0433 – Criança Alfabetizada

Garantir, por meio do regime de colaboração com os entes federativos, a alfabetização das crianças até o final do 2º ano do Ensino Fundamental e a recomposição das aprendizagens na alfabetização do 3º ao 5º ano dessa etapa.

Percentual de

Estudantes alfabetizados ao final do 2º Ano do Ensino Fundamental.

Inep

36%

(2021)

50,2%

56%

(2023)

0435 – Ensino Fundamental Anos Iniciais

Garantir, por meio do regime de colaboração com os entes federativos, a aprendizagem do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental, visando à recomposição das aprendizagens que foram prejudicadas pelo período da pandemia da COVID-19 e à garantia do direito à aprendizagem.

IDEB dos anos iniciais do Ensino Fundamental para a rede pública.

Ideb/Inep

5,5

(2021)

5,55

5,7

(2023)

0436 – Ensino Fundamental Anos Finais

Melhorar a qualidade da educação nos anos finais do Ensino Fundamental, com vistas à promoção de um ensino significativo, acolhedor e equitativo para os adolescentes, que favoreça o desenvolvimento pleno de suas potencialidades.

IDEB dos anos finais do

Ensino Fundamental para a rede pública.

Ideb/Inep

4,9

(2021)

5,0

4,7

(2023)

0438 – Ensino Médio

Melhorar o acesso, a permanência e o desempenho dos estudantes de Ensino Médio mediante o apoio às redes de ensino para o fortalecimento da Política Nacional do Ensino Médio, em articulação com os entes federados.

IDEB do Ensino Médio para a rede pública.

Ideb/Inep

3,9

(2021)

4,0

4,1

(2023)

0439 – Tempo Integral

Percentual de alunos da Educação Básica pública que pertencem ao público-alvo da ETI e que estão em jornada de tempo integral.

Percentual de alunos

da Educação Básica pública que pertencem ao público-alvo da ETI e que estão em jornada de tempo integral.

Censo Escolar/Inep

18,2%

(2022)

21,6%

20,6%

(2023)

0441 – Valorização da Diversidade

Promover ações para o reconhecimento e valorização da diversidade a partir do apoio à formação em educação para as relações étnico-raciais, em educação em direitos humanos e em educação ambiental na escola.

Número de vagas

ofertadas.

SIMEC/SPO/TED SECADI/MEC

0

(2022)

3.400

16.550

(2024)

0443 – Educação Especial

Promover, em colaboração com os sistemas de ensino, políticas para a Educação Especial na perspectiva Inclusiva.

Número total de

matrículas em classes comuns da Educação

Básica de alunos com deficiência, TGD e altas

habilidades/ superdotação.

Censo Escolar/Inep

1.372.985

(2022)

1.661.310

1.617.420

(2023)

0444 – Educação Bilíngue de Surdos

Promover, em colaboração com os sistemas de ensino, políticas para a Educação Bilingue de Surdos.

Número total de

matrículas de estudantes surdos, deficientes auditivos e surdos cegos na Educação Básica.

Censo Escolar/Inep

61.594

(2022)

64.094

62.192

(2023)

0448 – Educação de Jovens e Adultos

Promover, em colaboração com os sistemas de ensino, políticas para a Educação de Jovens e Adultos na Educação Básica.

Número total de matrículas na Educação de Jovens e Adultos.

Censo Escolar/Inep

2.774.428

(2022)

3.324.429

2.589.815

(2023)

0449 – Educação Escolar do Campo

Promover, em colaboração com os sistemas de ensino, políticas para a Educação escolar do Campo.

Número total de matrículas de estudantes em escolas do campo da Educação Básica.

Censo Escolar/Inep

4.862.053

(2022)

5.030.426

5.310.739

(2023)

0450 – Educação Escolar Indígena

Promover, em colaboração com os sistemas de ensino, políticas para a Educação Escolar Indígena.

Número total de matrículas de estudantes em escolas

indígenas da Educação Básica.

Censo Escolar/Inep

275.035

(2022)

285.615

302.670

(2023)

0452 – Educação Escolar Quilombola

Promover, em colaboração com os sistemas de ensino, políticas para a Educação Escolar Indígena.

Número total de matrículas de estudantes em

escolas quilombolas da Educação Básica.

Censo Escolar/Inep

283.020

(2022)

300.000

278.030

(2023)

0454 – Educação Digital

Inserir a educação digital nos ambientes escolares, em todos os níveis e modalidades, e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na Educação Básica.

Percentual de escolas que declaram ter acesso à Internet para uso nos processos de

ensino e aprendizagem.

Censo Escolar/Inep

56,26%

(2022)

70%

62,14%

(2023)

0456 – Conectividade

Prover acesso à internet banda larga e a equipamentos para a utilização pedagógica nas escolas da rede pública de Educação Básica, inclusive em escolas do campo, indígenas e quilombolas.

Percentual de escolas conectadas à internet banda larga.

Censo Escolar/Inep

70,09%

(2022)

82,05

75,12%

(2023)

0457 – Apoio Suplementar

Prestar assistência financeira, técnica e material às escolas das redes públicas da Educação Básica, por meio de programas suplementares de educação, fortalecendo os critérios equitativos desses programas de forma a reduzir a desigualdade entre os sistemas educacionais, promovendo a equidade, valorizando a diversidade e considerando as especificidades locais e dos estudantes.

Percentual de Municípios atendidos por pelo menos quatro dos seguintes programas do FNDE: PAR, Pnate, PDDE, PNAE e PNLD.

SIGEF/DIFIN

CGPLI – FNDE

Censo Escolar/Inep

94,02%

(2022)

94,05%

92,85%

(2024)

0458 – Infraestrutura

Apoiar técnica, pedagógica e financeiramente a rede física escolar da Educação Básica pública para construção, reforma, ampliação e aquisição de equipamentos e mobiliário, garantindo condições adequadas de funcionamento, acessibilidade e sustentabilidade socioambiental e atendendo às demandas e especificidades das etapas e modalidades da Educação Básica, considerando, inclusive, as populações do campo, quilombolas, indígenas, pessoas com deficiência, pessoas surdas, a educação de jovens e adultos e a ampliação gradativa da educação em tempo integral.

Percentual de entes

apoiados no PAR para infraestrutura em relação ao total de entes federados.

SIMEC

28,86%

(2022)

31,0%

49,44%

(2024)

0460 – Formação para o Magistério – Inicial

Oferecer aos que almejam a carreira do magistério, aos licenciandos e aos professores e profissionais da Educação Básica em exercício a formação inicial, por meio de graduações e cursos sequenciais ofertados de forma presencial e a distância.

Número de vagas

em programas para a formação inicial de

professores da Educação Básica.

Plataforma Freire, Sisuab e ADD_Bolsas

143.845

(2022)

322.938

137.711

(2024)

0461 – Formação para o Magistério – Continuada

Oferecer aos professores e profissionais da Educação Básica a formação continuada por meio de especializações, mestrados e doutorados, ofertados de forma presencial e a distância.

Número de vagas

em programas para a formação continuada de professores da Educação Básica.

Plataforma Freire, Sisuab e ADD_Bolsas

32.155

(2022)

56.962

30.109

(2024)

0462 – Gestão Democrática

Fortalecer a gestão democrática e participativa, em articulação intersetorial com os sistemas de ensino, na elaboração, implementação e acompanhamento das políticas públicas voltadas para a garantia da Educação Básica e dos demais direitos das crianças, adolescentes, jovens e adultos.

Percentual de escolas

públicas de Educação Básica ativas com

Conselho Escolar em funcionamento.

Censo Escolar/Inep

72,9%

(2022)

77,4%

75,41%

(2023)

0463 – Valorização dos Profissionais da Educação Básica

Promover, em articulação com os sistemas de ensino estaduais e municipais, a valorização dos profissionais do magistério público da educação, apoiando e estimulando a estruturação ou revisão de planos de carreira e remuneração, principalmente no que se refere ao cumprimento do piso salarial profissional nacional e à garantia da hora-atividade na jornada de trabalho.

Relação percentual entre o rendimento bruto médio mensal dos profissionais do magistério das redes públicas da Educação Básica, com nível superior completo, e

o rendimento bruto médio mensal dos demais profissionais assalariados, com nível superior completo.

Relatório de Monitoramento do PNE

 Pnad-C

82,6%

(2022)

84,1

86,9%

(2023)

0465 – Capacidade Estatal

Apoiar o desenvolvimento de capacidades estatais dos entes federativos para planejamento e gestão de políticas educacionais.

Percentual de entes

federativos com planos decenais de educação

aprovados pelo poder legislativo dos

respectivos entes.

Registros administrativos da SASE

0

(2022)

20%

0%

(2024)

0466 – Estatísticas Educacionais

Realizar levantamentos estatísticos, exames e avaliações para a Educação Básica, buscando o aprimoramento contínuo e a disseminação das informações de forma a oferecer subsídios que contribuam para a indução da melhoria do ensino ofertado.

Percentual de realização de pesquisas, exames e avaliações da Educação Básica, conforme planejamento anual.

Inep/MEC

100%

(2022)

100%

100%

(2024)

Fonte: Siop.

Resultados alcançados em 2024 nos objetivos específicos do Programa 5112

OBJETIVO ESPECÍFICO

INDICADOR

FONTE

LINHA DE BASE

META 2024

RESULTADO

0158 - Consolidar a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, considerando o atendimento pleno das unidades às suas comunidades, levando-se em conta as especificidades territoriais, sociais, culturais e ambientais, de sustentabilidade, inclusão e acessibilidade.

Percentual da totalidade de matrículas atingida na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, com base nas tipologias definidas

Censo Escolar/Inep

84,3% (2022)

88,3%

89%

(2023)

0166 - Expandir a oferta da Educação Profissional e Tecnológica, levando-se em conta as desigualdades regionais, raciais, de nível socioeconômico, bem como as especificidades sociais, culturais, territoriais e ambientais, de sustentabilidade, inclusão e acessibilidade.

Número de matrículas em cursos de EPT

Censo Escolar/Inep e Sistec/MEC

 3.098.179

(2022)

4.878.408

3.197.672

(2023)

0184 - Qualificar a Educação Profissional e Tecnológica, fomentando programas, projetos e ações que fortaleçam a atenção às demandas da sociedade na oferta de ensino, pesquisa, extensão e inovação, levando-se em conta as especificidades sociais, culturais, territoriais e ambientais, de sustentabilidade, inclusão e acessibilidade.

Número de projetos e ações apoiados.

Setec/MEC

6.125

(2022)

7.800

267

(2024)

0189 - Realizar estudos e pesquisas educacionais sobre a Educação Profissional e Tecnológica, buscando o aprimoramento contínuo e a disseminação das informações de forma a oferecer subsídios que contribuam para a indução da melhoria do ensino ofertado.

Percentual de realização de produtos e estudos referentes à Educação Profissional e Tecnológica, conforme planejamento anual.

Inep/MEC

0

(2022)

100%

0

(2024)

Fonte: Siop.

Resultados alcançados em 2024 nos objetivos específicos do Programa 5113

OBJETIVO ESPECÍFICO

INDICADOR

FONTE

LINHA DE BASE

META 2024

RESULTADO

0351 – IFES – Infraestrutura

Promover a consolidação e a expansão da infraestrutura física das universidades federais, considerando a acessibilidade e sustentabilidade.

Número de obras financiadas.

SIMEC módulo obras

0

(2022)

35

80

(2024)

0352 – Acesso

Promover o acesso de estudantes à graduação, em instituições públicas e privadas, buscando a equidade e valorizando a diversidade.

Taxa Bruta de matrículas na graduação.

Pnad-C/IBGE

38,5%

(2022)

39,50%

40,5%

(2023)

0353 – Permanência e conclusão

Ampliar a taxa de conclusão dos estudantes da graduação, em intuições públicas e privadas, promovendo a permanência, a equidade e valorizando a diversidade.

Taxa de conclusão

acumulada na graduação.

Censo da Educação Superior/

Inep

39,8%

(2021)

43,8%

39%

(2023)

0354 – Formação em saúde

Incentivar o aumento de vagas e a criação de novos cursos médicos nas Universidades Federais, com ênfase em regiões com maior carência de profissionais, otimizando a capacitação dos profissionais em área da saúde a nível de pós-graduação.

Número de vagas de

graduação em medicina ofertadas nas

Instituições de Ensino Superior. 

Censo da Educação Superior/

Inep

Sistema e-MEC

6.986

(2021)

7.858

7.354

(2023)

0355 – Pesquisa nos HUs

Fortalecer a produção de pesquisa e inovação nos Hospitais Universitários Federais geridos pela Ebserh.

Número de profissionais que atuam nos hospitais da Rede Ebserh que estejam envolvidos em

projetos de pesquisa e inovação tecnológica em saúde.

Sistema Rede Pesquisa

1.358

(2022)

1.378

3.352

(2024)

0356 – Cenário e Preceptoria em saúde

Fortalecer os cenários de prática e o exercício da preceptoria para graduação, pós-graduação e residências em saúde.

Número de vagas

ofertadas pelo MEC em curso de formação

para preceptoria.

Diretoria DDES

0

(2022)

25.000

100.000

(2024)

0357 – Pós-graduação – mestrado

Apoiar a formação em nível de mestrado para a melhoria e o fortalecimento da ciência, das artes, da cultura, da tecnologia e da inovação e suas estruturas, incluindo ações indutoras para o enfrentamento das desigualdades regionais e vulnerabilidades sociais para o desenvolvimento sustentável do país.

Número de titulados em mestrado por 100 mil habitantes.

Plataforma Sucupira (Coleta de Dados) e IBGE

29,24

(2022)

30,04

32,47

(2023)

0358 – Pós-graduação – doutorado

Apoiar a formação em nível de doutorado para a melhoria e fortalecimento da ciência, das artes, da cultura, da tecnologia e da inovação e suas estruturas, incluindo ações indutoras para o enfrentamento das desigualdades regionais e vulnerabilidades sociais para o desenvolvimento sustentável do país.

Número de titulados em doutorado por 100 mil habitantes.

Plataforma Sucupira (Coleta de Dados) e IBGE

11,32

(2022)

12,38

12,33

(2023)

0359 - Internacionalização da educação superior

Promover o fortalecimento da internacionalização da educação superior por meio do desenvolvimento de ações que promovam uma perspectiva global, intercultural e de cooperação e que contribuam com a melhoria da qualidade e da relevância do ensino, da pesquisa, da extensão e da inovação desenvolvidas pelas instituições de educação superior (IES).

Número de IES apoiadas.

e-MEC DIFES/SESU

SIMEC/ Módulo Assessoria Internacional

PEC-G

Plataforma Carolina Bori

0

(2022)

69

69

(2024)

0360 – Interação com o setor produtivo

Promover a criação e o fortalecimento de ecossistemas de inovação nas Universidades, com vistas a impulsionar a capacidade de pesquisa, desenvolvimento e empreendedorismo.

Número de projetos apoiados.

SIMEC/SPO/ TED

0

(2022)

30

0

(2024)

0361 – Regulação e Supervisão

Aprimorar as atividades de regulação e supervisão das instituições e cursos da educação superior com vistas a promover a qualidade da educação superior.

Número de normativos vigentes até 31/12/2022 reexaminados e revisados.

Diário oficial da União

Novo e-MEC

0

(2022)

15

16

(2024)

0362 – Estatísticas

Realizar estudos, levantamentos estatísticos, exames e avaliações para a Educação Superior, buscando ampliar a representação da diversidade, o aprimoramento contínuo dos instrumentos e a disseminação das informações de forma a oferecer subsídios que contribuam para a indução da melhoria do ensino ofertado.

Percentual de realização dos estudos, levantamentos estatísticos, exames e

avaliações da educação superior, conforme

planejamento anual.

Inep/MEC

0%

(2022)

100%

85,80%

(2024)

Fonte: Siop.

Os resultados alcançados em 2024, no âmbito das principais políticas e iniciativas estratégicas do MEC, alinhados aos objetivos específicos dos programas finalísticos do PPA 2024-2027 estão apresentados no item RESULTADOS ALCANÇADOS ANTE OS OBJETIVOS ESTRATÉGICOS E AS PRIORIDADES DA GESTÃO deste Relatório de Gestão.

Para mais detalhes, acesse o Portal do PPA do Governo Federal e o Painel PPA 2024-2027 Participativo Aberto.

ESTRATÉGIA E ALOCAÇÃO DE RECURSOS

Considerando a estratégia fiscal e orçamentária implementada pelo Novo Arcabouço Fiscal (Lei Complementar nº 200/2023), que instituiu o Regime Fiscal Sustentável com o objetivo de garantir a estabilidade macroeconômica do Brasil e criar condições adequadas para o crescimento socioeconômico, o MEC tem adequado seu planejamento em consonância aos referenciais monetários estabelecidos.

No exercício de 2024, foram efetuados diversos remanejamentos na tentativa de assegurar a continuidade de políticas públicas que são estratégicas para o alcance dos principais objetivos do MEC. A alocação de recursos e os remanejamentos são discutidos e decididos pela alta gestão do MEC, visando à melhor execução dos recursos orçamentários disponíveis a fim de alcançar os melhores resultados institucionais. A seguir, segue a execução orçamentária, em 2024, no âmbito das secretarias finalísticas e autarquias do Ministério, demonstrando as principais ações governamentais financiadas.

Secretaria de Educação Básica (SEB)

Políticas

Dotação Atualizada

Empenho Total

% Execução

Assistência NEM

 7.249.169,00

 6.153.639,52

85%

Brasil na Escola

 8.200.000,00

 8.200.000,00

100%

Avaliação PNLD

 13.611.733,00

 13.610.804,32

100%

Adm. SEB

 18.642.988,00

 18.644.001,02

100%

NEM

 22.182.479,00

 22.182.478,42

100%

Pril

 25.800.000,00

 25.800.000,00

100%

Demais Formações SEB

 26.082.713,00

 26.082.710,58

100%

Apoio EB - SEB

 53.465.881,00

 53.465.880,09

100%

Escola e Comunidade

 62.838.500,00

 62.838.500,00

100%

EMTI

 96.840.532,00

 96.840.531,99

100%

Política Nac. Anos Finais do EF

 107.776.500,00

 107.776.500,00

100%

EI Manutenção

 241.541.343,00

 241.541.120,48

100%

Educação Conectada

 334.258.263,00

 334.258.258,54

100%

Compromisso Nacional Criança Alfabetizada

 712.766.472,00

 712.766.467,61

100%

Escola em Tempo Integral

 2.368.485.598,00

 2.368.485.585,81

100%

Total Geral

R$ 4.099.742.171,00

R$ 4.098.646.478,38

100%

Fonte: CGSO/SPO

.
.
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI)

Políticas

Dotação Atualizada

Empenho Total

% Execução

Demais Iniciativas SECADI

 1.497.200,00

 1.427.200,00

95%

Ed. Bilingue de Surdos

 3.723.339,30

 3.723.312,30

100%

Demais Formações SECADI

 4.411.005,98

 1.902.901,00

43%

Educação em Direitos Humanos

 6.096.298,34

 5.918.878,08

97%

Educação Ambiental

 8.638.702,32

 8.638.702,32

100%

Adm. SECADI

 10.674.441,00

 10.278.715,86

96%

Educação do Campo

 17.855.721,39

 17.812.729,29

100%

EE Inclusiva

 46.609.972,53

 46.526.220,02

100%

PDDE - Diversidade e Inclusão

 48.165.294,90

 -  

0%

PDDE - Água

 68.051.688,40

 67.453.888,40

99%

Educação Indígena

 70.170.776,42

 70.008.170,99

100%

PDDE - Campo

 70.273.366,70

 65.590.448,00

93%

Ed. Jovens e Adultos

 121.071.079,00

 120.924.959,86

100%

Étnico Racial e Quilombola

 166.066.744,72

 165.565.480,93

100%

PDDE - SRM

 202.268.600,00

 201.709.000,00

100%

Total Geral

R$845.574.231,00

 R$787.480.607,05

93%

Fonte: CGSO/SPO

.
.
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)

Políticas

Dotação Atualizada

Empenho Total

% Execução

Formação pela Escola e Formação de Tutores

 1.200.000,00

 1.200.000,00

100%

PNAE - Apoio Emergencial - RS

 1.217.016,00

 1.172.764,31

96%

Infraestrutura EB

 10.841.043,00

 10.213.684,03

94%

Apoio EB - FNDE

 41.966.575,00

 41.963.959,34

100%

PDDE - Primeira Infância

 126.661.911,00

 126.554.944,00

100%

PROIES

 159.392.406,00

 159.392.406,00

100%

Adm. FNDE

 161.017.649,00

 156.484.104,66

97%

PNLD - Primeira Infância

 177.016.717,00

 177.016.715,71

100%

Apoio à Calamidade Pública - RS

 439.119.205,00

 325.167.917,22

74%

Novo PAC - Caminho da Escola

 700.426.769,00

 700.426.769,00

100%

PNATE

 835.569.618,00

 835.569.618,00

100%

PDDE - Básico

 938.439.589,00

 937.773.978,50

100%

Novo PAC - Infraestrutura EI

 1.005.923.210,00

 1.005.694.633,38

100%

Novo PAC - Infraestrutura EB

 1.394.934.132,00

 1.394.934.131,05

100%

PNAE - Primeira Infância

 1.576.127.123,00

 1.574.147.616,09

100%

PNLD

 1.936.945.762,00

 1.936.945.690,81

100%

PNAE

 3.786.467.010,00

 3.780.473.673,55

100%

FIES

 7.377.310.867,00

 7.064.026.823,62

96%

Salário Educação

 20.131.620.770,00

 20.131.620.770,00

100%

Fundeb

 49.383.254.552,00

 49.383.254.549,28

100%

Total Geral

 R$ 90.185.451.924,00

R$ 89.744.034.748,55

 

100%

Fonte: CGSO/SPO

.
.
Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (SASE)

Políticas

Dotação Atualizada

Empenho Total

% Execução

Adm. SASE

 10.750.710,00

 10.617.596,26

99%

Total Geral

R$ 10.750.710,00

 R$10.617.596,26

99%

Fonte: CGSO/SPO

.
.
Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC)

Políticas

Dotação Atualizada

Empenho Total

% Execução

EDMU4.0

 929.743,50

 929.743,50

100%

Pesquisa e Inovação EPT

 1.156.317,50

 1.046.206,71

90%

Adm. SETEC

 7.213.698,00

 6.948.137,22

96%

PROEJA

 18.117.377,00

 18.108.691,96

100%

Funcionamento EPT

 20.589.407,00

 20.268.513,87

98%

Mulheres Mil

 51.768.334,00

 51.074.893,79

99%

Pronatec

 115.045.822,00

 114.894.129,33

100%

Novo PAC - Estruturação EPT

 378.009.231,00

 377.657.956,36

100%

Total Geral

 R$592.829.930,00

 R$590.928.272,74

100%

Fonte: CGSO/SPO

.
.
Secretaria de Educação Superior (SESU)

Políticas

Dotação Atualizada

Empenho Total

% Execução

Fomento à Pesquisa SESU

 586.321,00

 586.321,00

100%

Estruturação IME

 1.451.837,00

 1.451.837,00

100%

Educação em Saúde

 1.460.004,00

 1.460.000,00

100%

IFES sem HUs

 1.685.204,00

 1.640.131,34

97%

Internacionalização IFES

 1.766.027,00

 1.771.208,56

100%

Universidade Sustentável

 5.306.910,00

 5.306.910,00

100%

ITA SP

 6.775.244,00

 6.775.244,00

100%

Adm. SESu

 10.655.567,00

 10.631.113,67

100%

Funcionamento IFES

 11.146.251,00

 11.048.934,92

99%

PRODEPs

 22.952.534,00

 22.939.600,00

100%

ITA CE

 40.900.000,00

 40.900.000,00

100%

PBP - Prouni

 99.156.400,00

 99.156.400,00

100%

PET

 116.218.193,00

 116.218.193,00

100%

Supervisão  PMM

 124.695.200,00

 124.594.200,00

100%

Novo PAC - Estruturação IFES

 134.825.682,00

 134.825.682,00

100%

PBP - IFES

 225.067.138,00

 225.067.138,00

100%

Residência em Saúde

 826.965.350,00

 826.945.441,52

100%

Total Geral

R$ 1.631.613.862,00

 R$ 1.631.318.355,01

100%

Fonte: CGSO/SPO

.
.
Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES)

Políticas

Dotação Atualizada

Empenho Total

% Execução

Adm. SERES

 4.691.507,00

 4.691.506,83

100%

Regulação do ES

 994.000,00

 994.000,00

100%

Total Geral

 R$ 5.685.507,00

 R$ 5.685.506,83

100%

Fonte: CGSO/SPO

.
.
Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH)

Políticas

Dotação Atualizada

Empenho Total

% Execução

Adm. Ebserh

 6.583.775,00

 6.583.775,00

100%

Auxílio-Moradia

 260.000,00

 260.000,00

100%

Contribuição IHF

 59.073,00

 59.072,68

100%

Funcionamento HUs

 349.586.485,00

 349.552.214,96

100%

Novo PAC - REHUF

 57.288.853,00

 57.288.853,00

100%

REHUF

 33.006.242,00

 33.006.242,00

100%

Total Geral

R$ 446.784.428,00

R$ 446.750.157,64

100%

Fonte: CGSO/SPO

.
.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

Políticas

Dotação Atualizada

Empenho Total

% Execução

Adm. CAPES

 140.621.825,00

 140.507.268,12

100%

Avaliação da PG

 13.066.541,00

 13.066.541,00

100%

Bolsas no Exterior

 467.206.512,00

 483.778.954,35

104%

Bolsas no País

 2.874.094.226,00

 2.873.313.397,74

100%

Demais Formações CAPES

 26.845.626,94

 29.457.074,08

110%

Fomento à Pesquisa CAPES

 155.177.113,00

 155.147.250,67

100%

Parfor

 69.462.722,04

 69.112.092,07

99%

Pibid

 258.478.267,02

 258.478.267,02

100%

Portal de Periódicos

 462.148.123,00

 522.917.633,64

113%

Residência Pedagógica

 81.674.517,00

 81.674.517,00

100%

UAB

 341.893.477,00

 340.271.010,35

100%

Total Geral

 R$4.890.668.950,00

R$ 4.967.724.006,03

102%

Fonte: CGSO/SPO

.
.
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)

Políticas

Dotação Atualizada

Empenho Total

% Execução

Contribuição RIACES

 5.105,00

 5.105,00

100%

Contribuição IEA

 57.366,00

 57.366,00

100%

OCDE - CERI

 219.776,00

 219.776,00

100%

Demais Exames e Av. ES

 260.739,00

 260.739,00

100%

Censo ES

 440.310,00

 440.310,00

100%

Pisa

 563.097,84

 563.097,84

100%

OCDE - Pisa

 2.181.028,00

 2.181.028,00

100%

Avaliação EPT

 3.480.751,00

 3.479.367,06

100%

Demais Exames e Av. EB

 5.374.525,77

 5.374.606,17

100%

Estudos e Pesquisas

 7.458.254,00

 7.458.226,00

100%

Censo EB

 9.313.983,00

 9.313.982,13

100%

Saeb

 20.615.373,00

 20.574.311,48

100%

Revalida

 41.745.384,00

 41.745.383,39

100%

Enade

 53.270.981,00

 53.270.981,00

100%

Avaliação In Loco

 78.955.434,00

 78.955.434,00

100%

Encceja

 79.497.475,00

 79.455.286,88

100%

Adm. INEP

 157.978.857,39

 152.474.504,11

97%

Enem

 460.088.244,00

 460.048.577,41

100%

Total Geral

 R$ 921.506.684,00

 R$ 915.878.081,48

99%

Fonte: CGSO/SPO

.
Fonte: CGSO/SPO

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