Notícias
MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA 2025
Iphan promove programação especial do Mês da Consciência Negra na Região Sudeste
Mês da Consciência Negra
Com o tema “Patrimônio e Reparação”, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) realiza, ao longo de novembro, uma ampla programação do Mês da Consciência Negra na Região Sudeste, com atividades nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. As ações integram a segunda edição do ciclo de eventos idealizado pelo Comitê Permanente para Preservação do Patrimônio Cultural de Matriz Africana (Copmaf) e buscam valorizar o patrimônio cultural afro-brasileiro, estimulando o debate sobre memória, reparação e justiça social.
Celebrado em 20 de novembro, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra inspira a agenda do Iphan no Sudeste, que destaca o protagonismo de artistas, mestres e comunidades tradicionais na preservação do patrimônio de matriz africana.
Ciclo de eventos começa por SP
Em São Paulo, os destaques são o XVIII Encontro Paulista de Jongueiras e Jongueiros, importante ação de salvaguarda dessa expressão registrada como patrimônio cultural, já neste 1º de Novembro, abrindo o Mês da Consciência Negra, e o 30º Encontrão das Comunidades Quilombolas do Vale do Ribeira, voltado à construção do plano de salvaguarda do sistema agrícola tradicional quilombola.
No Rio de Janeiro, a programação inclui rodas de samba com o grupo EducaSamba, exposições no Paço Imperial, oficinas de Abayomi, com a artista Lena Martins, e o festival Caravana África Diversa, além de debates sobre o Cais do Valongo, reconhecido como Patrimônio Mundial pela Unesco. Também fazem parte da programação o lançamento de um livro sobre o movimento folclórico brasileiro e a exposição “Fantasia que brinca: Clóvis e Bate-Bola no Rio de Janeiro”, organizada por estudantes da Unirio e promovida pelo Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP/Iphan).
Já em Minas Gerais, o Novembro Negro Tiradentes 2025 celebra a memória e a presença negra no conjunto histórico tombado da cidade, com exposições, rodas congadeiras, performances e batalhas de rima que reforçam a resistência e a vitalidade das tradições afro-brasileiras. Tudo acontecerá no dia 20 de novembro.
Clique aqui para acessar a programação completa da região.
Mais informações
Assessoria de Comunicação Iphan - comunicacao@iphan.gov.br
